terça-feira, 23 de março de 2010

Rede Record Paixão Nacional





Não posso deixar de salientar a minha opinião neste blog. Afinal criei este afim de falar e escrever o que penso e o que tenho certeza uma vez que jornalista jamais deve achar alguma coisa.

Depois de anos alienada assim como muitos por algumas redes de TV, hoje posso falar com total convicção a qualidade em transmissão e produção de programas por uma rede de TV que todos os dias vem me surpreendendo.

A Rede Record tem sido hoje na minha vida fonte de informação segura e principalmente ética. Assim como eu que jamais admiti disse me disse, a Rede Record preocupa a cada instante com a qualidade de seus programas, com a imagem que passa para a nossa sociedade e ainda leva as pessoas a forma mais extraordinária de educar e passar princípios religiosos com mensagens que nos levam a uma alta analise de nossas atitudes.

Mais falando em programação a Rede Record hoje tem mostrado com grandes profissionais o jeito simples e atraente de fazer e levar a notícia. Nos jogos de Vancouver, no Canadá por exemplo foi extraordinário dormir tarde e poder acompanhar modalidades esportivas até então desconhecidas por uma grande parte do povo brasileiro. A Rede Record deu a oportunidade aos telespectadores em especial à mim o prazer de acompanhar jogos que na sua grande maioria muitas mulheres não curtem, talvez pela forma de que foi apresentado a vida toda para nós sexo frágil.

Ter na bancada das transmissões dos Jogos de Vancouver Ana Paula Padrão com tamanha simpatia e profissionalismo direto do Canadá foi uma faculdade. Acompanhar o jornalista Paulo Henrique Amorim entrevistando o ilustre belga Jacques Rogge presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) foi um luxo.

Na ocasião Rogge disse que estava torcendo para o Brasil ganhar a disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. “ Basta ver meu sorriso quando abri o envelope e anunciei o Rio de Janeiro”.

Por outro ângulo da programação da Rede Record, outro destaque tem sido a mini-série “A História de Ester”, de um texto fabuloso, de figurinos encantadores e de artistas dignos de aplaudir de pé. A série é sem dúvida a melhor produção dos últimos tempos para a TV. Sentada na poltrona chego a ter a sensação que assisto uma produção de cinema internacional.
Sem contar que a série traz aprendizado para aqueles que sabem interpretar as coisas sem maldade e com humildade.

Aos sábados outro que destaca com sua simpatia é Álvaro Garnero com o programa 50 por 1, uma viagem incansável pelo mundo e agora pelo o Brasil. Há tempos não se via na TV brasileira aberta um programa que apresentasse culturas e costumes dentro de um mesmo país de forma envolvente.

Essa sim é a TV do presente e do futuro, uma vez que no passado a Rede Record foi única na construção da história da comunicação brasileira. Não desmerecendo a extinta TV TUPI.

Tratamento da Osteoporose


O que é osteoporose?

R:
Ao contrário do que pode parecer, os ossos são estruturas vivas e em permanente atividade ao longo de toda vida. Os componentes dos ossos são formados e destruídos continuamente e, desse modo, a composição dos ossos é sempre renovada.

A osteoporose é uma doença comum, na qual a densidade e a resistência dos ossos diminuem. Com isso os ossos tornam-se mais fracos e mais propensos a fraturas, principalmente na coluna, quadril, fêmur e punho, e o tratamento dessas fraturas pode necessitar de imobilização e operação. Mesmo quando tratadas, as fraturas por osteoporose podem deixar sequelas que alteram a qualidade de vida.

Quais são os sintomas da osteoporose?

R:
A osteoporose é uma doença que permanece silenciosa por muito tempo e quando os sintomas aparecem a doença pode estar muito avançada – muitas vezes o primeiro sintoma é a fratura. Em alguns casos a osteoporose pode provocar dores ósseas, deformidades na postura e redução importante da estrutura. Por isso, a osteoporose deve ser procurada ativamente, antes que seus sintomas apareçam, e isso é feito por meio de exames como densitometria óssea.

Qual o tratamento para osteoporose?

R:
Dieta rica em cálcio e vitamina D, inatura ou por suplemento, exposição à luz solar e exercícios adequados a cada pessoa podem ajudar a prevenir ou retardar a progressão da osteoporose. Mas quando a doença já está instalada, é possível que o seu médico indique um tratamento medicamentoso.

Dentre os tratamentos mais comuns estão aqueles que diminuem a taxa de reabsorção ósseas, fazendo com que a formação do osso seja maior que sua destruição. Esse tratamento pode ser feito com comprimidos tomados diariamente, semanalmente, mensalmente ou através de uma única aplicação anual.

É por isso que dizemos que, para tratar osteoporose, hoje você tem escolhas. Converse com o seu médico sobre o melhor modo de prevenir e tratar a osteoporose. E, se você precisar de um medicamento, lembre-se de conversar com ele sobre a sua preferência pelo tratamento diário, semanal, mensal ou até mesmo anual.


Projeto de lei visa controlar à obesidade no Brasil


Recentemente o deputado estadual Edson Praczyk (PRB/PR) entrou com um projeto de lei onde visa obrigar bares, restaurante, fast-foods, hotéis e demais estabelecimento que oferecem alimentos que especifique em seus cardápios a quantidade de calorias das refeições e lanches. As normas de cada estabelecimento deve ser elaborada por um profissional em nutrição e este deve ficar a disposição do consumidor.

Para o deputado Praczyk, é assustador os dados realizados em 2003 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde. Segundo o IBGE, 38 milhões de brasileiros estão acima do peso, sendo estes 10 milhões considerados obesas.

E os dados não fogem da mira da Organização Mundial da Saúde (OMS), que constata que a obesidade é o maior problema de saúde do século no mundo e o Brasil não está fora da lista.

Por isso, os profissionais da saúde alertam a importância da reeducação alimentar. E saber o que está consumindo é a melhor forma de comer e viver melhor.

Você Sabia que o Brasil é campeão mundial em profissionais dentistas?


Você sabia que o Brasil é campeão mundial em profissionais dentistas? Não pense que isso é um exagero ou sensacionalismo de jornalista. Esses são dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O estudo foi concluído pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A pesquisa foi lançada em fevereiro deste ano e intitulada “Perfil Atual e Tendências do Cirurgião-Dentista Brasileiro”.

Segundo o Ministério da Saúde em 2003, aproximadamente 60 milhões de brasileiros nunca teve acesso a tratamento dentário. Em 2008, 58% dos brasileiros não tinham sequer acesso a outros cuidados com a saúde bucal como por exemplo escovas de dentes. Conforme dados atuais apontam que faculdades de odontologia vão formar ainda 8 mil profissionais por ano no Brasil.

Para uma das participantes da pesquisa professora da Universidade Estadual de Londrina, Paraná Maria Celeste Morita, mesmo com tamanho número de formandos na área, a realidade do Brasil é bem complexa. Pois na realidade há no Brasil locais onde a proporção de população por profissionais é de um dentista para mais de 40 mil habitantes.

Portanto o problema não é quantidade e sim distribuição dos mesmo pelas cidades principalmente do interior. Atualmente a maior concentração de profissionais estão nas regiões Sul e Sudeste algo em torno de 78% de dentistas.

De dezembro de 2002 a 2009, o Ministério da Saúde implantou mais de 14 mil equipes de Saúde Bucal (ESB) que chegou a um total de 18.820 atuando em mais de 4,6 mil municípios. Grande avanço mas ainda é preciso mais pela a saúde bucal do povo brasileiro e para os próprios cirurgiões-dentistas que dizem trabalhar mais de 40 horas semanais e 60% deles ganham menos que R$ 5 mil por mês.

Vejam mais dados de profissionais a mais...

1 - O Brasil possui três vezes mais dentistas do que o número ideal recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

2 - Temos a maior quantidade de dentistas do mundo: 11% do total. O número é igual à população de dentistas do Canadá e dos Estados Unidos juntos.

3 - Das 183 faculdades de Odontologia existentes no País, 75% se concentram nas regiões Sul e Sudeste.

4 - O mercado recebe mais de 8 mil profissionais por ano.


Vejam mais dados de atendimento de menos...

1 – No Brasil, três em cada quatro idosos com mais de 65 anos não têm um único dente na boca.

2 – em 2008, 58% dos brasileiros não tiveram acesso a escovas de dentes.

3 – Há locais onde a proporção da população por profissionais é de um dentista para mais de 40 mil habitantes.

4 – Quase um terço da população brasileira (60 milhões de pessoas) nunca fez tratamento dentário.

5 – 16% dos brasileiros jamais foi ao dentista.


FONTE: Ministério da Saúde 2003, para implantação do Programa Brasil Sorridente.

América Latina à margem da pobreza


Com a crise econômica divulgada em 2009 na América Latina, 9 milhões de pessoas foram levadas à pobreza. E no mesmo período 2,5 milhões ficaram desempregadas. Esses foram dados divulgados pelo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Saúde pública em alerta


O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo divulgou dados assustadores de casos de leptospirose no ano passado. Segundo os dados foram 292 casos de contaminação, entre eles 42 pessoas morreram. O alerta é cuidar mais de nossas cidades para evitar principalmente nos tempos de chuvas casos alarmantes dessa e de outra doenças contagiosas que são capazes de levar o ser humano a morte.

Sobrancelhas raspadas será que pega?


Depois do grande sucesso na Europa, agora foi a vez das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro receberem as novas tendências da moda. E a novidade são sobrancelhas raspadas ou descoloridas. Estranho? Pode ser. Mas já tem gente aderindo a moda. O importante é lembrar que moda é passageira. No ano passado por exemplo a onda era sobrancelhas bem marcadas e escuras. Para quem quer experimentar a novidade vai ai uma dica: Faça uma maquiagem sobre as sobrancelhas com base ou corretivo. Se gostar do resultado, ai sim raspe ou descolori-ás.