sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ética


Saiba quais são os três exemplos de dimensões fundamentais do A-historicismo moral:

A) Deus como origem ou fonte da moral; (princípios e normas fundamentais) estas não não estariam no homem, mas fora e acima dele.

B) A natureza como origem ou fonte da moral; baseada na disciplina, solidariedade e ajuda mútua).

C) O homem como origem e fonte da moral; (dotado de uma essência eterna e imútável.

Conheça as características das seguintes morais:

A) Primitiva: regularmentada no comportamento de cada um, de acordo com os interesses da coletividade, onde o indivíduo via a si mesmo como parte da comunidade, porém; sem propriamente a qualidades morais pessoais. Esse é um modelo de moral dos escravos por nunca ter conseguido alcançar-se em nível teórico.

B) Moral dos Homens Livres (Antiguidade): A moral dos homens livres não só era uma moral efetiva, vivida, mas tinha também seu fundamento e sua justificação teórica nas grandes doutrinas éticas dos filósofos (socrátes, Platão e Aristótelis).

C) Moral Escrava: A moral escrava nunca conseguiu alcançar-se a um nível teórico. Aristóteles opinava que uns homens são livres e outros escravos por natureza; e que esta era justa e útil; (ideias dominantes sobre os escravos) eram mercadorias para trocas.

D) Moral dos senhores Feudais: Correspondia aos regularmentos das relações entre indivíduos e comunidade (ex: os feudais desfrutava da primeira noite da noiva, antes do marido todas as vezes que era realizado um casamento entre seus servos).

E) Moral dos Homens Livres (Medieval): Correspondia às suas características econômico-sociais e espirituais. De acordo com o papel da igreja na vida da sociedade; (feudais, artesões e servos da gleba), ou seja; todas as classes.

F) Moral dos Camponeses: Estes eram vendidos pelos senhores feudais donos absolutos de terras. Os direitos morais dos camponeses não existiam a seu favor, estes eram presos, eram escravos e ganharam o suficiente para comer.

G) Moral da Burguesia: Foi uma nova gestação da sociedade feudal. Nasceu e se fortaleceu numa nova classe social, possuidora de fundamentos novos na produção (manufaturas e fábricas), veio para substituir as oficinas artesanais e com uma nova classe de trabalhadores livres, assalariados...

H) Moral dos Proletariado: Que mais tarde ficou conhecidos como os proletariados. Tinham liberdade para negociar trabalhos e mercadorias. Tinham valores superiores.

I) Moral Contemporânea: Esta em constante crise, devido aos grandes interesses do capitalismo. O individualismo tem sido a palavra de ordem. Vivem em constantes confrontos.Um por todos e todos por um ou todos contra todos.

J) Moral Religiosa: Embora a moral imprima um caráter peculiar à regulamentação moral das relações entre os homens, não se confirma em nossos tempos, a tese de que sem religião socobraria a vida moral. Se o comportamento moral e religioso articulam-sse ainda em nossos dias, com as particulares que assimilamos, não se deduz que a moral precise dependente da religião sem que no passado Deus era o fundamento e a garantia da vida moral. Hoje o homkem procura no homem o seu fundamento e garantia.

L) Moral Política: Relações mútuas entre indivíduo e política. Política aprende com as religiões, classes, povos e nações sejam nacionais ou internacionais, organizações e partidos.

M) Moral e Direito: Possuem elementos comuns e mostram, por sua vez, diferenças, essencias, mas estas relações, que ao mesmo tempo possuem um caráter histórico baseiam-se na natureza do direito como comportamento humano sancionado pelo Estado e na natureza da moral como comportamento que não exige esta sanção estatal e se apoia exclusivamente na autoridade da comunidade expressa em normas e acatados voluntariamente.

N) Moral e Trato Social: Constitui em comportamento normativo que procura regulamentar formal e exteriormente a convivência dos indivíduos na sociedade, mas sem o apoio da convicção e adesão íntima do sujeito e sem a imposição coercitiva do cumprimento das regras (inerentes ao direito), à educação.

O) Moral e Ciência: A moral não é conhecimento ou teoria de algo real, é ideológico (ideologia) confirmação de ideias, normas e juízos de valor que servem aos interesses de um grupo social. A ciência não pode ficar indiferente à finalidade social da atividade, ela deve assumir responsabilidade moral, desde as investigações e consequências vitais para a humanidade ...

O que é moral: Voluntariedade, consciência e liberdade do ato; de acordo com a norma social. Exemplo: Ir ao cinema não é imoral.

O que é imoral: Fere a norma social ou individual. Exemplo: Ir ao cinema para fazer sexo. Isso é imoral.

Anormal: Não apresenta as condições transcendêntais para moralidade (não tem conhecimento da norma, não é consciente, não é livre, exemplo: Criança).

Não Moral: Não pode ser avaliado moralmente.

Em resumo, a verdade é, hoje existe um progresso na moral. A cada dia surgem novos meios e direitos na sociedade para se defender das ações na maioria negativa do outro indivíduo. Por exemplo: O preconceito racial. Antes o negro não tinha seu espaço respeitado, ele era simplesmente uma mercadoria. Era enfim, escravo. Hoje ele é um ser respeitado perante a lei. Tudo mudou, hoje somos obriogados a respeitá-lo, do contrário somos punidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário