domingo, 11 de dezembro de 2011

Motivação, palavra de ordem para as empresas de olho no futuro

 Foto.: Jornalista Rosa Rodrigues
Muitos deduzem que motivar as pessoas consiste em usar estratégias de recompensa e punição. Pelo contrário; é baseado em “princípios”, estes são as ferramentas do líder servidor.

Existem pessoas que ainda tem em sua consciência de que é melhor aplicar o ‘chute no traseiro’ daquele que não faz por merecer dentro do local de trabalho ou simplesmente implantar um plano justo de pagamento por desempenho, ou seja; métodos de manipulações comportamentais que pouco  tem a ver com motivação.

É preciso deixar claro que “motivação” funciona melhor a partir do momento em que à influência e inspiração entra em ação. A verdadeira motivação de forma objetiva consiste em manter a pessoa entusiasmada, querendo agir e dar o melhor de si à equipe e não tentando mudar alguém, mesmo porque ninguém consegue mudar.

Subornos e punições são soluções de curto prazo, não alcançam a mente e o coração das pessoas. Para o estudioso em comportamentos Peter Drucker, “a partir do momento que você recompensa um desempenho excepcional este torna-se direito adquirido”. Drucker avalia mais, “e quando negado essa recompensa, torna-se uma punição”.

Por isso essa demanda excessiva de incentivos materiais está dia após dias destruindo sua utilidade como incentivos e instrumentos gerenciais.    

A forma de gratificar é a maneira que as empresas encontraram no mundo moderno de satisfazer as pessoas envolvidas nas atividades trabalhistas. Na opinião do escritor Herzberg ,“depois que uma pessoa está satisfeita, não a motiva a trabalhar com mais afinco”.

Por outro lado, os estímulos motivadores, incentivam as pessoas a colocar mais energia, esforço e entusiasmo em seu trabalho, incluídos conceitos como reconhecimento, elogio, apreciação, oportunidade de crescer, desafiar e satisfazer no emprego assim elas vão se superar.

Mais evidências são apontadas em pesquisas que mostram que os gerentes buscam na maioria das vezes a recompensa em dinheiro e as grandes “promoções ou oportunidades de crescimento” e “segurança no emprego”.

A pesquisa aponta que os funcionários buscam dentro de uma empresa, “sentir-se por dentro das coisas”, “chefe compreensivo para os problemas pessoais” e “segurança no emprego” têm uma classificação mais alta do que a renumeração.

Para os estudantes que estão entrando no mercado de trabalho a grande importância é gostar do que faz; usar suas habilidades e capacidades, sentir-se importante, receber bons benefícios, reconhecimento pelo bom desempenho, local agradável, salário generoso e trabalhar em situações orientadas para a equipe. Porém poucos as colocam na prática.

De acordo com o professor de administração Gerald Graham, da Universidade Estadual de Wichita-Japão, o estimulante profissional mais poderoso é o elogio-público principalmente em reuniões para elevar o moral ou por escrito – por parte dos gerentes.

 Graham fez um estudo com associações de funcionários e os resultados são surpreendentes:

·         58% raramente recebem agradecimento dos gerentes;
·         76% raramente recebem agradecimentos escritos de seus gerentes;
·         78% raramente recebem promoções;
·         81% raramente elogios públicos no local de trabalho;
·         92% raramente participam de reuniões de elevação do mora.     

Conclusão: técnicas que têm maior impacto e que poderia levar mais lucros para as empresas são menos praticadas. Nota-se que bonificar ou dar bronca é muito mais fácil do que fazer um elogio verdadeiro construtivo específico.

Percebe-se que só o dinheiro está na frente e por isso que a cada dia vê-se menos pessoas sorrindo dentro das empresas. O dinheiro é importante, é justo o salário proposto, ele é atraente para manter as pessoas, mas raramente é o que motiva para a excelência.

As questões trabalhistas estão sempre ligadas a problemas de relacionamento. O respeito, confiança, apreciação, gentileza, dedicação são dificuldades que o ser humano encontra como grandes obstáculos.

Citemos dois exemplos: Primeiro, 50% do fracasso em casamento nos Estados Unidos é devido as dificuldades financeiras. Esse é o grande indicador da falência matrimonial. Sendo assim fica mais fácil culpar o “dinheiro”, para ficar livre de determinada pessoa.

O nosso segundo exemplo está baseado no trabalho voluntário; são pessoas que trabalham de graça e trabalham felizes. O segredo? “Reconhecimento”, essa é a palavrinha mágica e que faz qualquer um muito feliz.

Se você acredita em quem você contratou, se esta pessoa é necessário para sua empresa, você compartilha com ela suas alegrias, sonhos, pesares, e preocupações, pode ter certeza que ele será por excelência seu grande aliado e isso é a maior motivação oferecida.

Oferecer para o seu funcionário treinamento e desenvolvimento é a melhor forma de cuidar do seu patrimônio. Esta é a forma de desenvolver grandes líderes. Liderança é identificar e satisfazer as necessidades de seu pessoal por que dois terços dos funcionários não deixam a empresa... deixam o chefe.

As pessoas anseiam por uma vida significativa e satisfatória e, por isso, procuram por alguma coisa especial de faça aflorar o que elas têm de melhor. Ela busca harmonia entre seus valores pessoais e os valores de sua organização.

O líder assume, mostra os valores da empresa, tenta realizar, indica conduta e comportamento que a equipe deve assumir, sem esquecer de dar atenção merecida para todos de maneira particular.

Este é o significado e o propósito de uma empresa, ou melhor da sua empresa. Respeitar as pessoas que estão do seu lado é o segredo para manter a motivação da equipe que luta em conjunto para transformá-la na melhor.

Exija excelência, só assim saberá se na sua empresa existe medíocres ou competentes. A excelência torna-se sua própria motivação e acende o fogo interior. A construção de uma comunidade consiste na criação de um ambiente saudável, em que as pessoas podem viver e trabalhar sem barreiras e distrações desnecessárias.

Muitas empresas conseguem criar um ambiente em que as diferenças sociais, políticas, éticas, raciais e outras são superadas em nome de um objetivo comum. Transformando a comunidade em um local de conflitos solucionados e participantes. Ela não desenvolve só. Ela precisa de homens de bem.

O jovem de hoje com o jovem de ontem de nada se diferenciam, no quesito moral. Antes agiam escondidos, tinham ambições. Diferentes sim. Melhores ou piores, não. São impacientes e o quererem tudo agora.

São impulsionados pela força das imagens, como é comprovado pelas tatuagens e os piercings, crescem numa época de escândalos da política, dos negócios da igreja ás forças armadas, porém são auto - confiantes, adaptáveis, inovadores, entendem de eletrônica e computador.   

O sucesso de sua empresa depende de você como líder, portanto; trate de buscar respostas para estas questões só assim saberá o verdadeiro sentido da “MOTIVAÇÂO”.

Como se tornar um líder servidor

Baseado no livro de James Hunter, lançado em 2006 pela Editora Sextane, no Rio de Janeiro para se tornar um líder servidor o líder tem o papel fundamental de desempenhar com a equipe, partindo do princípio ético; do planejamento, o que na prática você deseja para a sua vida  e dos demais.

Preparo físico, mental e espiritual são ações necessárias para realizar os seus objetivos, protegendo-se das más influências, perdoando erros e promovendo êxito para aqueles que buscam aprimorar em suas realizações.

Permitir a sua independência pessoal é outro quesito que leva você a se proclamar como líder servidor, no mais programa-se e participe do mundo ao qual “VOCÊ”, faz parte. Afinal; você decide o mundo que quer ver e trabalhar de forma consciente e competente.

A partir daí; se você crescer, todos terão  a oportunidade de crescer também, pois a empresa a medida que cresce, o seu  quadro de funcionários sofre alterações, pessoas são bem treinadas, interessadas não só no crescimento próprio mais desta empresa e de seus colegas.

Enquanto profissional seu, meu, nosso direito é ser disciplinados, mantendo a harmonia do grupo, seja ele qual for; separando a amizade do profissionalismo e saber que para ser líder é preciso investir e aperfeiçoar conhecimentos. O verdadeiro líder tem que ter acima de tudo coerência, potencial e respeito, esta é a forma de se tornar um líder servidor e levando em conta sempre a ética.


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