segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

MEIO AMBIENTE.: Queima de eucalipto no Vale dos Sonhos contribui para o Aquecimento Global


Ernane Franco planta para consumo próprio e diz que tem consciência do mal que está fazendo ao planeta



O Setor Vale do Sonhos, além de ser considerado hoje um bairro tranqüilo e bom de se viver, é também referência para a preservação e valorização da natureza. Em era de discussões sobre aquecimento global, onde o homem é o principal alvo de crítica pela nação consciente, há sempre mais um exemplo a ser citado bem próximo da gente. O senhor Ernane Franco é um exemplo de que, conscientização é parte da educação do ser humano, porém ele não tem feito a sua parte. Atualmente ele conserva em sua propriedade uma linda plantação de eucalipto, com aproximadamente 120 mil pés, e que em breve pretende colocar fogo para beneficiar da madeira e futuramente beneficiar do solo, onde será loteado o local para a construção de novas casas.

Quando foi perguntado sobre a possibilidade de vender para a fabricação de papel, ele disse: ", Planto esses eucaliptos só para consumo dentro da minha propriedade, aqui faço estacas, postes, escoras e lenha", e acrescenta: "No ano passado queimei cerca de 20 mil pés de eucalipto. Quando não sou eu que queimo, são as pessoas que passam no local e ateiam fogo ou os próprios insetos como as formigas, cupins, lagartas, besouros e sugadores que possibilita seu aumento descontrolado, tornando verdadeiras bragas no local. Sei que estou contribuindo para o aquecimento global, mas fazer o que? Não sou o único! Eu preciso tirar a madeira de algum lugar, por isso planto para não ser penalizado pelas leis ambientais", afirma.

Assim como o senhor Ernane Franco, muitos estão contribuindo para o aquecimento que vem ocorrendo em função do aumento de poluentes, principalmente de gases derivados das queimadas são as principais causas do rápido aumento dos níveis de dióxido de carbono. Se alguém não tomar uma providências sobre esse tipo de comportamento, todos os dias essa devastação tende a multiplicar e em menos de 30 anos, o planeta já terá se destruído completamente.

O aquecimento global é hoje uma das maiores ameaças à vida, um fenômeno climático de grande proporção, que está causando o aumento da temperatura média da superfície terrestre nos últimos 150 anos. Por isso ficar atento é o dever de quem ainda tem amor pela vida. Fazer denúncias a essa prática de devastação a natureza é dever de ¨TODOS¨.

Exemplos como do senhor Ernane, jamais deve ser seguido. O fato de plantar para destruir dentro da sua própria propriedade, com a justificativa que é melhor assim do que sair mata à dentro destruindo, não justifica tal intenção. É preciso restaurar o que está praticamente perdido. Segundo a estudante Ana Paula Tomas, residente do Setor Vale dos Sonhos, a atitude do senhor Ernane Franco incomoda muito." Ele por plantar dentro da sua chácara os eucaliptos, se acha no direito de queimar e nos obrigar a respirar a fumaça. Alguém tem que tomar providencia com relação as suas atitudes impensáveis deste homem".

Um comentário:

  1. Quero comprar essa lenha(eucalipto) para utilizar como combustível para meu forno na fabricação de cal, temos exaustores e filtros para não emitir poluentes acima do limite de tolerância.

    Meu contato: alexandre_sancho55@yahoo.com.br

    ResponderExcluir