terça-feira, 14 de setembro de 2010

Destaque do blog


No dia 18 de junho, morreu aos 87 anos, um dos maiores nomes da literatura portuguesa José Saramago. Obras como “Ensaio Sobre a Cegueira ” que deu origem ao filme “A História do cerco de Lisboa” dirigida pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles. Saramago veio a falecer vítima de uma leucemia e por diversas vezes foi internado por problemas respiratórios e nos últimos dias de sua vida José Saramago passou mal em consequência de múltipla falha nos órgãos. Saramago deu adeus ao Prêmio Nobel de Literatura de 1998. O escritor foi considerado único a receber o prêmio de língua portuguesa. Igual Saramago, não vai existir.

Segundo Gilberto Simeone Henriques, nutricionista da Universidade Federal de Minas Gerais, um dos vegetais mais importantes para ser consumido por mulheres gestantes é o aspargo. Por conter talos finos, macios e verdes é fonte natural de fibras, cálcio, ferro e vitaminas A e C. O aspargo é recomendado para o preparo de sopas, risotos e suco.
Só para se ter uma ideia, o aspargo é o segundo suco mais rico em fonte de ácido fólico (vitamina B) depois do suco de laranja. O aspargo ajuda a prevenir doenças do coração e fígado.

Mulheres gestantes devem fazer uso desse vegetal, pois ajuda na formação do tubo neural do bebê, este que da origem ao cérebro e à medula espinhal. A única recomendação é evitar o consumo entre pessoas portadoras de gota úrica (doença causada pelo excesso de ácido úrico), pessoas com alta quantidade de purina, proteína que produz o ácido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário