segunda-feira, 9 de maio de 2011

Características do rádio


O rádio é um meio de comunicação com um único suporte comunicativo: som. O rádio fundamenta sua capacidade de comunicar em quatro tipos de mensagens ou linguagens:

a) linguagem falada – a palavra.

b) linguagem da música – linguagem das sensações.

c) Linguagem dos sons e dos ruídos.

d) Linguagem do silêncio.

O comunicador deve combinar esses recursos expressivos ao longo de cada emissão ou programa para captar as emoções do seu ouvinte.

O rádio é um meio caloroso a partir do fato que requer a participação do receptor: este deverá utilizar sua imaginação para criar imagens com os sinais acústicos que lhe são enviados por meio da comunicação.

A velocidade de exposição diante do microfone e a duração de um efeito de som farão variar as sensações dos ouvintes diante dos estímulos sonoros, deverão ser levados também em consideração as próprias características do meio.

A informação irradiada terá como referências primárias e distintivas “a clareza e simplicidade”. Pois esta exige clareza dos fatos, já que o ouvinte nem sempre está exposto só aquele ruído produzido em estúdio e sim também no local em que está compondo o seu dia.

Deve-se levar em conta outras características peculiares do rádio:

O imediatismo, a instantaneidade, a simultaneidade e a rapidez.

Para que haja o melhor entendimento na mensagem radiofônica é preciso dar uma característica para cada estilo

Noticiário: texto ou reportagens que subdivide – se em:

Síntese noticiosa – dura entre cinco e dez minutos. Sintetiza fatos ocorridos desde a sua transmissão.

Edição extra – com uma trilha forte interrompendo a programação e noticiando um acontecimento cuja divulgação não pode esperar o próximo noticiário da emissora.

Toque informativo – típico de FM – o apresentador pode improvisar ao fazer a notícia.

Informativo especializado – é uma síntese noticiosa ou um radiojornal. Segue um padrão. Ex: programa esportivo.

Programa de entrevista – representa a maior parte da grade da rádio, é inteiramente jornalístico, conta com o apresentador que conduz os convidados.

Programa de opinião – o lado opinativo do apresentador predomina, tornando-se a atração principal.

Mesa - redonda – a opinião de convidados ou de participantes fixos constitui a base da mesa – redonda pode ter dois tipos:

Painel: integrante da mesa expõe suas opiniões. Fornece um quadro completo a respeito do assunto enfocado.

Debate: conflitante, frente a frente, é o confronto de opiniões.

Documentário:

Tema abordado em profundidade com pesquisas, arquivos sonoros, análise, recursos de sonoplastia, envolvendo montagens e elaboração de um roteiro.

Radiorrevista ou programa de variedades:

Variedades, informa, e diverte. Englobam serviços á execução de músicas, notícias policiais sensacionalistas, horóscopo, fofocas, cultura.

Programa humorístico:

Era de ouro nas décadas de 30, 40 e 50 arrancou grandes gargalhadas dos ouvintes. Atualmente está presente em uma dose menor nas FMs e se alastrou para a TV. Predomina o improviso.

Dramatização:

Década de 1970, vinculando-se a interesses publicitários específicos.

Os programas são divididos em informativos:

Noticiário

Entrevista

Opinião

Mesa-redonda

Documentário

Entrevista:

Humorístico

Dramatização

Auditório

Musical

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