O rádio é um meio de comunicação com um único suporte comunicativo: som. O rádio fundamenta sua capacidade de comunicar em quatro tipos de mensagens ou linguagens:
a) linguagem falada – a palavra.
b) linguagem da música – linguagem das sensações.
c) Linguagem dos sons e dos ruídos.
d) Linguagem do silêncio.
O comunicador deve combinar esses recursos expressivos ao longo de cada emissão ou programa para captar as emoções do seu ouvinte.
O rádio é um meio caloroso a partir do fato que requer a participação do receptor: este deverá utilizar sua imaginação para criar imagens com os sinais acústicos que lhe são enviados por meio da comunicação.
A velocidade de exposição diante do microfone e a duração de um efeito de som farão variar as sensações dos ouvintes diante dos estímulos sonoros, deverão ser levados também em consideração as próprias características do meio.
A informação irradiada terá como referências primárias e distintivas “a clareza e simplicidade”. Pois esta exige clareza dos fatos, já que o ouvinte nem sempre está exposto só aquele ruído produzido em estúdio e sim também no local em que está compondo o seu dia.
Deve-se levar em conta outras características peculiares do rádio:
O imediatismo, a instantaneidade, a simultaneidade e a rapidez.
Para que haja o melhor entendimento na mensagem radiofônica é preciso dar uma característica para cada estilo
Noticiário: texto ou reportagens que subdivide – se em:
Síntese noticiosa – dura entre cinco e dez minutos. Sintetiza fatos ocorridos desde a sua transmissão.
Edição extra – com uma trilha forte interrompendo a programação e noticiando um acontecimento cuja divulgação não pode esperar o próximo noticiário da emissora.
Toque informativo – típico de FM – o apresentador pode improvisar ao fazer a notícia.
Informativo especializado – é uma síntese noticiosa ou um radiojornal. Segue um padrão. Ex: programa esportivo.
Programa de entrevista – representa a maior parte da grade da rádio, é inteiramente jornalístico, conta com o apresentador que conduz os convidados.
Programa de opinião – o lado opinativo do apresentador predomina, tornando-se a atração principal.
Mesa - redonda – a opinião de convidados ou de participantes fixos constitui a base da mesa – redonda pode ter dois tipos:
Painel: integrante da mesa expõe suas opiniões. Fornece um quadro completo a respeito do assunto enfocado.
Debate: conflitante, frente a frente, é o confronto de opiniões.
Documentário:
Tema abordado em profundidade com pesquisas, arquivos sonoros, análise, recursos de sonoplastia, envolvendo montagens e elaboração de um roteiro.
Radiorrevista ou programa de variedades:
Variedades, informa, e diverte. Englobam serviços á execução de músicas, notícias policiais sensacionalistas, horóscopo, fofocas, cultura.
Programa humorístico:
Era de ouro nas décadas de 30, 40 e 50 arrancou grandes gargalhadas dos ouvintes. Atualmente está presente em uma dose menor nas FMs e se alastrou para a TV. Predomina o improviso.
Dramatização:
Década de 1970, vinculando-se a interesses publicitários específicos.
Os programas são divididos em informativos:
Noticiário
Entrevista
Opinião
Mesa-redonda
Documentário
Entrevista:
Humorístico
Dramatização
Auditório
Musical
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