1- O texto de economia exige esforço extra do repórter para traduzir, em linguagem clara e acessível, a frieza dos números, os termos técnicos e herméticos usados pelas fontes de informação, pesquisas, balanços, relatórios e documentos do governo.
2- Interprete com simplicidade e agregue novos dados para projetar e oferecer ao leitor indicações de tendências, para que ele possa planejar sua vida e seus negócios.
3- Reforce o enfoque dado à microeconomia, a real de personagens, das empresas.
4- Na hora da edição, recorra a tabelas, quadros estatísticos e aos infográficos ―recurso que une texto e imagem ― que ajudam a informar e traduzir o significado dos números para o leitor.
5- Conhecer a história da economia brasileira é fundamental para o jornalista de economia agir no cotidiano, dar rumo à sua apuração, escolher fontes de informação, lidar com políticos e quem administra dinheiro público, saber o que perguntar e o que escrever.
6- É indispensável conhecer os mecanismos de funcionamento da economia.
7- Mas do que em outros setores do jornalismo, em economia é comum o jornalista recorrer a acervos de informação para analisar e acrescentar dados, avaliar desdobramentos e indicar tendência.
Cobertura
1- Há uma corrente que critica o jornalismo econômico por focar demais o governo, a cobertura oficial, e abandonar a economia real, as empresas, a economia de trabalho, o impacto e a influência dos fatores econômicos na vida das pessoas.
2- No seu cotidiano, o jornalista econômico freqüentemente enfrenta assédio de divulgadores ou assessores de imprensa.
3- O jornalismo econômico não é feito só de déficit público, inflação, taxa de juros ou risco Brasil.
4- Se não dominar o assunto, o repórter é facilmente enganado e não estará preparado para contestar explicações evasivas ou mesmo duvidosas.
5- Quem trabalha com jornalismo econômico precisa conhecer a macroeconomia (informações e indicadores que permitem avaliar o desempenho da economia em seu conjunto). Aplicados a todos os setores da economia, determina seus rumos.
6- A informação em of é uma prática mais corriqueira do que deveria ser, sobretudo no jornalismo econômico e político.
7- Um repórter só conquista a confiança de quem lhe oferece informações quando seu trabalho é um atestado de competência. Escrito com Objetividade, clareza, simplicidade e relevantes.
8- O jornalismo econômico é o que mais tem concurso de prêmios de reportagens. São aproximadamente 50 concursos promovidos, em geral, por empresas privadas ou entidades representativas. O Mercado de trabalho para o jornalismo econômico oferece mais oportunidades do que em outras áreas e é dominado, em sua maioria, por mulheres.
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