quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Goiânia completa 78 anos em outubro

                                                             Foto: arquivo da internet         

A menina do centro do Brasil, que cresce dentro das possibilidades de realizar sonho por sonho


Rosa Rodrigues


Cidade dos grandes talentos da música, de poesia, de múltiplas expressões da arte, de cultivações sentimentais incomparáveis, de pessoas que acreditam num futuro próspero, de crianças com um belo sorriso estampado na cara, cidade de jovens famintos pelo o progresso e de idosos que traz consigo um passado de lutas, derrotas e incontáveis vitórias.

Goiânia no auge dos seus 78 anos, é a menina do centro do Brasil, ela cresce em passos largos, e cobrando sempre a boas maneiras da educação, do bem-estar para sua gente simples e hospitaleira. Goiânia cresce dentro das possibilidades de realizar sonhos por sonhos, tornando a vida das pessoas mágicas, interessantes, muita das vezes estressantes devido ao seu crescimento desenfreado, mais acima de tudo de forma surpreendente.


RECUPERAR É PRECISO

Nos 78 anos da cidade de Goiânia, é possível acompanhar todas as ações da população e dos governos que dela administram, desde a triste poluição e depredação do Rio Meia Ponte à construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Goiânia, a extraordinária recuperação e criação da Barragem do Rio João Leite. Que transborda vida, pureza em suas imensas águas.

O Meia Ponte que na década de 70, o povo pescava e descansava nas suas barragens, depois de tamanha poluição, hoje a vida está sendo devolvida em espaço lento, porém respeitável, enquanto isso os projetos de modernização e recuperação do Rio João Leite, têm como promessa abastecer Goiânia nos próximos 30 anos.

CULTURA E SAÚDE

Goiânia é uma cidade de reafirmações vocacionais, de uma cultura protegida e valorizada. De lazer e entretenimento admirável. A cidade abre espaço para a cultura, com a construção do Centro Cultural Oscar Niemeyer, o Teatro Municipal Goiânia Ouro, o Teatro Goiânia que recebem grande público todo ano por meio dos curtas produzidos por artistas locais e de todo território nacional. O Centro de Cultura e Convenções, hoje palco de grandes eventos com capacidade de até 3.500 pessoas, incluindo o incentivo a Bienal do Livro que são referenciais em outros estados e que já faz parte do calendário anual respeitado dessa cidade menina.


Na saúde, Goiânia oferece a população Centro de Reabilitação (CRER) com médicos conceituados, referencia para outros Estados, porém nossos hospitais andam em passos lentos, em busca de atenção extrema, as filas são horríveis, as esperas intermináveis e ainda falta capacitação para aqueles que estão lá para atender vidas e não um objeto qualquer. Espera-se urgente desenvolvimento, investimento e atenção para essa área que encontra-se na UTI. Para ser destaque a saúde em Goiânia precisa de muito. Não dá para elogiar aquilo que não existe.

 
INCLUSÃO DIGITAL

Graças a grandes homens públicos, como o ex-prefeito Íris Rezende Machado, podemos comemorar a Era Digital na capital do cerrado. Nos últimos anos têm caído as altas taxas de impostos, refletindo numa economia considerável positiva na cesta básica familiar. O empresário goianiesse passa a fazer parte diretamente do desenvolvimento educacional com a contribuição dos tele-centros; levando a população a Inclusão Digital, sendo a primeira a receber essa informatização; a Estação Ferroviária de Goiânia, mesmo com a modernização o local não perdeu sua beleza e as características básicas e primordiais dos prédios arquitetônicos.


O Centro Administrativo foi reformado e a Capital conta agora com o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com um moderno atendimento ao público. Por outro lado, as mães não precisam mais se preocupar onde deixar seus filhos quando saem para trabalharem, pois podem contar com as creches que são grandes referenciais para a segurança das crianças, graças as inúmeras madrugadas de lutas que o ex-prefeito Íris Rezende Machado levantou para junto acompanhar suas construções e entregas. Não desmerecendo aos demais governantes, mas Íris fez muito por essa cidade, a marca sua esta pelos quatro cantos por onde passamos todos os dias.


ECONOMIA E BEM ESTAR

Goiânia no dia 24 de outubro, completa 78 anos, com muito a comemorar; no setor das exportações que cresceram acirradamente. Em 2006, as exportações eram aproximadamente 600%, e a cada dia cresce o reconhecimento de cidade em plena expansão, o que valoriza mais a mão de obra e a renda. O pequeno empresário conta com o apoio do governo com o projeto da Agência de Fomento, com empréstimos e taxas de juros acessíveis. O Banco do Povo também contribui no financiamento, o Sebrae/Goiás capacita o empreendedor individual a fim dar-lhes direção em seus negócios com soluções básicas para gestão e fortalecimento dos negócios.

Desde 2003, a classe mais carente tem a tarifa de água reduzida em 40% e Luz 50%. Na habitação há um crescente saldo de entregas de casas populares através do projeto Minha Casa, Minha Vida, em parceria com o governo federal para as pessoas que se cadastraram com renda mínima de até oito salários mínimos.


EDUCAÇÃO E ESPORTE

Na educação, universitários contam com o apoio da Bolsa Universitária, proposta do atual do governo estadual, e mais 50% das tarifas de transporte coletivo pagas, facilitando assim a sua locomoção para outros setores na hora de estudar.

O esporte tem tido destaque respeitável; Goiás, Atlético e Vila Nova são considerados os dinossauros do esporte regional. São nomes reconhecidos fora do estado, enquanto o Estádio Serra Dourada é capaz de receber jogos da Seleção Brasileira com transmissão ao vivo pela TV em rede nacional. Os ginásios, clubes, escolinhas fazem parte da história de Goiânia. O Autódromo Internacional Ayrton Senna, além de receber grandes provas automobilísticas é também palco para o Carnaval fora de época.

O goiano curte a noite e não se sente abalado pelo cansaço do dia-a-dia. Para viver a sua vida social seja, na segunda, quinta ou sábado, nos barzinhos, cinemas, boates, restaurantes e hotéis, ele não abre mão de viver os prazeres da vida e Goiânia têm de sobra uma vida noturna badaladíssima.

O Restaurante Cidadão oferece com dignidade o almoço à população carente a um preço considerável de R$ 1.00. Tantas evoluções marcam a história da cidade do Flamboyant, ensolarada, cidade que acolhe pessoas vindas dos quatro cantos do País e do Mundo.


CORES E RAÇAS


Aqui é fácil andar pelas ruas e deparar com árabes, argentinos, japonês, alemães, portugueses, raças e cores se misturam, afinal estamos falando de Goiânia; calorosa, conhecida também em todo Brasil através da música como a Capital das mulheres bonitas, da boa e destacável culinária do arroz com pequi, do frango caipira e de inúmeros pratos saborosos que são destaques no Festival Gastronômico Goiano.

Goiânia cresce, porque aqui os grandes empreendedores acreditam que pode depositar parte de seus sonhos e vê-los realizados. Essa é a Capital verde, limpa, amiga e que têm um povo que acredita que é possível mudar, elegendo há anos os seus representantes. Goiânia, de Pedro Ludovico, de Jaime Câmara, Marconi Perillo, Íris Rezende Machado. Goiânia, minha; Goiânia sua; Goiânia Metrópole do Centro – Oeste, no coração do Brasil.


                                                                                     

Resumo de Planejamento Gráfico – I

                                                         Foto: arquivo da internet

Rosa Rodrigues




Apreciar, reconhecer e ter habilidade de comunicar; são os três níveis da alfabetização visual.


O leitor visualmente analfabeto, pode receber uma mensagem equivocada, manipulada pela sua maneira de apresentar na imprensa.


Vantagens e desvantagens da Tecnologia tradicional:


• Desvantagens: auto custo de equipamento nem sempre o cliente tem ideia.


• Vantagens: modifica, interferem na imagem e pode criar impressos personalizados e destinados. Trabalhar e em casa tornou se mais fácil e cômodo.


A impressão digital é vantajosa nas realizações das pequenas tiragens, ela é acessível.


1º imagens dos PCs estão prestes a colocar um ponto final nos filmes de seleção.


2º aumentando a procura pelos processos digitais a fatia tende a aumentar.


3º técnica acompanha práticas.


4º artes gráficas estão em processo de transição.


5º estudar as raízes da evolução da editoração eletrônica.


6º contato íntimo com a criatividade.


7º os PCs preenchem o requisito da realização do layout; ele é versátil mais nada comparado com o lápis ou caneta do (os arquivos são responsáveis).


8º formatação e diagramação.


A pré-impressão exige mão-de-obra qualificada e esta, esta cada dia mais cara.


Microchip de crédito

                                                              Foto arquivo da internet

Rosa Rodrigues

Pesquisa feita com consumidores britânicos apontou que poucos estariam dispostos a implantar chips em seus corpos para evitar o uso de cartão de crédito ou de dinheiro vivo para efetuarem suas compras. A enquete foi realizada pelo Instituto Britânico para o estudo do Setor da Alimentação. De acordo com a pesquisa, apenas um em cada vinte adultos aceitaria usar um microchip, seja para pagar suas compras ou evitar as fraudes com cartões de crédito. A proporção aumentou quando o público-alvo foi o adolescente. Neste caso, a relação passou para um entre cada dez dos entrevistados.

Segundo analistas de mercado, o resultado mostra que a tendência é a adesão ao microchip num futuro bem próximo, uma vez que ele não tem tanta rejeição para os adolescentes, que constituem a próxima geração de compradores. O implante do chip na pessoa faz com que ela se conecte imediatamente com a rede bancária e a leitura é feita através de um scanner.

O único caso conhecido de pagamento com microchips implantados no corpo humano é o da zona vip de um clube de Barcelona. Eles recebem um microchip injetado no braço que permite o acesso a algumas áreas, além de servir para pagar o que consomem. Outros métodos de pagamento também podem ser utilizados pelo mercado no varejo, como as impressões digitais e as técnicas de reconhecimento da íris.








Insulina pode ajudar a cicatrizar ferimentos



Rosa Rodrigues

Cientistas americanos da Universidade da Califórnia, em Riverside, nos Estados Unidos, afirmam que a insulina-hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue – pode ajudar significativamente na cura de ferimentos se for colocada diretamente na lesão. A descoberta também ajuda na compreensão dos vínculos entre os diabetes e a cura lenta dos ferimentos nestes pacientes, levando-se em conta que essa doença é causada pela produção ou utilização insuficiente da insulina.


Nos testes, a insulina aplicada nos ferimentos cicatrizaram as células da epiderme e da derme mais rapidamente. Após o resultado positivo nas cobaias, foram feitos estudos de acompanhamento em seres humanos através do cultivo de células. Com várias técnicas celulares e moleculares, descobriram que a insulina estimulou a proliferação dos queratinócitos humanos – principal célula da epiderme – e os incentivou a emigrar. Também foram realizados processos nas células endoteliais – as que restabelecem o fluxo do sangue na pele danificada.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Veias e varizes na mira da tecnologia brasileira

                                                                         FOTO:ARQUIVO DA INTERNET


O sedentarismo, a falta de exercícios, são um dos principais fatores causadores de veias e varizes dilatadas, tortuosas e arroxeadas que dão os primeiros sinais de pernas cansadas, pesadas, com dificuldades na circulação sanguinêa entre outros desconfortos que homens e mulheres sofrem, estão com seus dias contados.


Com os avanços da tecnologia mundial, o Brasil não fica fora dos grandes estudos e realizações. O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (São Carlos) e a Faculdade de Medicina da Unesp (Botucatu), acabam de desenvolver um aparelho a laser, menos invasivo, indolor e de fácil recuperação que poderá substituir o método convencional de aplicações oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 
Os resultados segundo Winston Bonetti Yoshida professor da Unesp, são ótimos e poderá ser substituído pelo o similar importado que custa mais de R$100 mil e o SUS poderá usufruir de todos os benefícios se vier adquirir.



Mulheres pedem mais divórcio


A Universidade da Vírginia, nos Estados Unidos, afirma em seus estudos que dois terços dos casamentos que são desfeitos naquele país, o divórcio é pedido pela a esposa. No Brasil, o IBGE destaca que entre 2004 e 2005, 70% dos casais separados, 52% foram às mulheres que tomaram a iniciativa.

Vendo que o casamento não apresenta um vínculo saudável e pacifico, o divorcio na opinião das mulheres é a melhor saída e isso já é perceptível dentro dos consultórios de psicoterapia.





O “Dia D” em Moçambique


Q uem já foi, não esquece e sabe da emoção que é o “Dia D”, concentração religiosa realizada pela a Igreja Universal do reino de Deus em todo o Brasil. O mais recente evento ultrapassou fronteiras e parou em Moçambique na África, reunindo meio milhão de pessoas de diversos credos religiosos em busca de curas e milagres em suas vidas nos estádios; Nacional do Zimpeto, Machava, Campo do Costa do Sol e estendeu-se para mais nove províncias africanas.


De acordo com fieis da Igreja Universal do Reino de Deus, nem nos Jogos do Pan-Africano de 2011, conseguiu reunir o número de público que o “Dia D” e assim como no Brasil, o evento contou com a presença de autoridades da política, artistas do segmento gospel e nem a imprensa local abriu mãos de estampar em suas páginas notas e matérias do evento considerado de grande manifestação de fé, exemplo; o principal jornal “O País” que não resistiu à proporção e destacou o “Dia D” em uma de suas edições.

 
São por essas razões que em recente pesquisa divulgada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPS/FGV), afirma que 20,2% da população brasileira hoje é evangélica, contra 17,9% em 2003. Quanto à população católica, em 2003, o número era de 73,7%, mas houve uma queda para 68,4% em 2009. A pesquisa também apresentou dados da população sem religião (ateus e agnósticos), era de 5,1% em 2003 e em 2009, subiu para 6,7%.


FONTE: Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPS/FGV e Pesquisa de Orçamento Familiar realizada pelo IBGE e Jornal Folha Universal.



Cuidado com o queijo que você come

                                                                               FOTO:ARQUIVO DA INTERNET

Em pesquisa realizada e divulgada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), 17 tipos de queijos analisados, apenas 5 tipos apresentaram os menores teores de gorduras saturadas, trans e colesterol. Veja quais são eles: minas light frescal, requeijão tradicional e tradicional light, cottage e o queijo minas frescal na versão original.

Para o Inmetro, os queijos; parmesão, minas padrão, mussarela, queijo prato e coalho devem ser consumidos com moderação, são eles os maiores vilões em gorduras.

Tudo de novo!


Durma bem! Aproveite as noites prolongadas, porque no dia 16 de outubro, você terá que adiantar o seu relógio em uma hora. E este ano além das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, a Bahia depois de 8 anos fora do calendário do horário de verão, passa a adotar as normas com o objetivo de economizar no consumo de energia elétrica.


Segundo dados divulgados em 2010, a economia foi de 4,4% nas horas de pico e a expectativa é superar esse percentual, que terminará no dia 26 de fevereiro de 2012.

Doenças cardiovasculares

                                                                   FOTO: ARQUIVO DA INTERNET


Segundo a Organização Mundial de Saúde, pessoas com hipertensão, diabetes, obesos e sedentários estão mais propicias a morrerem de doenças cardiovasculares. O numero é assustador de casos registrados passa de 17,1 milhões.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

NX ZERO, the best Rock in Rio - Só Rezo

Entrevista com NX ZERO, no Rock In Rio

NX ZERO no Rock In Rio

Rock in Rio com NX Zero, foi bom demais!


                                                            Rosa Rodrigues




Amigo, curtir o show do NX ZERO no Rock in Rio 2011, foi demais!


Inesquecível! Subiram ao palco as 05h03 da manhã e arrassaram com suas músicas belíssimas, entre elas "Só Rezo". Fizeram bem, mereceram cada pedacinho daquele palco eletrizante.


Sou suspeita de falar do meu fanatismo pelos gatos. Só posso dizer que foi DEMAIS!

Escolhida para o altar

A Editora Unipro, acaba de lançar "Escolhida para o Altar", uma obra espetacular para mulheres que desejam se entregar à Obra de Deus.

A autora Tânia Rubim, relata as percepções, sinais e a responsabilidade desta missão. Para saber mais, procure uma Igreja Universal do Reino de Deus da sua região e adquira essa obra prima ministerial.

"Bad" vai à leilão

                                                                            FOTO ARQUIVO DA INTERNET


O que você faria com o original de uma letra de música escrita a mão pelo o maior dos ícones do pop mundial? Você ainda não tem a resposta? Então, prepare-se para entrar na disputa do maior leilão realizado de 2011.





Prince Jackson, de 14 anos, filho de Michael Jackson e a Bambi Foundation, em Berlim (Alemanha), acabam de colocar a letra original de “Bad”, sucesso de 1987, em leilão para destinar verbas às crianças carentes. Como bem se nota, Michael semeou bem a humildade e a solidariedade, que refletiu bem em Prince.


Enfim, a chuva chegou


                                                                                        FOTO ARQUIVO DA INTERNET
Goiânia é uma cidade grande, bonita em algumas áreas e cá entre nós de dar pena em outras localidades. Durante um bom tempo a população sofreu amargamente com o sol escaldante e a poeira infernal. E durante esse tempo autoridades não abanaram a poeira para aproveitar o tempo seco e arrumar as estradas, ruas e avenidas da capital. E agora, a população mais uma vez pena, com os descasos das autoridades que todos juraram um dia elegerem para resolverem as maleficências dos cotidianos.

Como se não bastasse os números estarrecedores de veículos de pequeno e médio porte, ao solicitar a parada do ônibus em determinado ponto, o passageiro leva de brinde um banho de água suja na cara, com as paradas bruscas dos veículos, porque na maioria das paradas existem remendos da massa asfáltica mal construídos e assim acumula água e lixo nesses pontos, junto com a falta de preparo profissional de motoristas de ônibus responsáveis pelo transporte de uma gente cansada e humilhada pelos nossos representantes políticos.

FAB fiscaliza fronteiras com Avião-robô



Você teria coragem de viajar em um avião operado por controle remoto?
Não se assuste! A novidade é da Força Aérea Brasileira (FAB), que a partir de agora conta com a sua mais recente inovação a fim de vigiar as fronteiras ambientais do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O avião-robô é o resultado do que a de melhor em tecnologia de ponta aérea, e espera-se a partir de agora controlar com mais eficiência crimes praticados dentro do território nacional.

20 mil desempregados do G-20

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgou um número assustador da taxa de desempregados no mundo. O estudo aponta 200 milhões de pessoas, entre elas 20 milhões fazem parte do G-20, grupo classificado como dos países mais ricos do mundo.

Cresce número de idosos no RS

De acordo com levantamentos do Censo 2010, divulgados pelo IBGE , a população brasileira caminha para o envelhecimento, e o Rio Grande do Sul é o Estado com 9,3% acima dos 65 anos, em segundo lugar o Rio de Janeiro registrou uma taxa de envelhecimento de 7,43%.



Vale lembrar o Censo de 2000, divulgou na época que a capital gaucha foi a que menos cresceu no Brasil. Porto Alegre por exemplo, apresentou uma população com mais de 80 anos, 2,46%.


Hoje no Brasil são mais de 21 milhões de idosos, e 200 mil deles estão no RS. Espera-se que até 2050, o Censo registre 63 milhões em todo o território nacional, porém com mais qualidade de vida e dignidade.


Iraque pode atacar no Brasil


                                                  FOTO ARQUIVO DA INTERNET

Calma! Não é isso que você esta pensando. A última notícia é que o ex-craque Zico, que brilhou no Flamengo acaba de pegar um grande desafio para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. O técnico tem como meta fortalecer a seleção iraquiana no futebol e entrar para a disputa com outras seleções na copa.


Vale lembrar que Zico tem muito a fazer, depois uma derrota e uma vitória nas eliminatórias asiáticas para o mundial. Agora é só esperar a disputa contra a China no próximo dia 11 de outubro.





Cabelos grandes ou curtos, o que combina a partir dos 30?

Quantas vezes você ouviu falar que cabelos longos não combinam com mulheres a partir dos 30 anos? Na realidade as pessoas buscam mudanças e aderem a uma filosofia que nem sempre convém com a sua realidade.


A recomendação segundo especialistas, é para as mulheres mais velhas usarem cabelos longos para disfarçarem as rugas indesejáveis e para as jovens usarem cabelos curtos para destacar os traços do rosto.


O certo para quem tem dúvidas quanto ao visual, é buscar orientações com um visagista, ele é quem deve estudar os traços da mulher e harmonizá-lo com a tendência do momento, afinal, disfarçar ou camuflar, nos dá a ideia de um preconceito disfarçado de um belo adjetivo.

A moda das saias longas


Coloridas, rodadas, justas ou não, agora é a vez das saias midi, ou saias de comprimentos médios, no meio da canela ou até o alto do tornozelo. Para qualquer estação, as saias são sempre chiques. A dica sagrada para não errar na escolha dos sapatos nos tempos quentes sapatilhas, salto alto, rasteiras e quando o frio chegar pode abusar das botas e meia-calça e saias de tecidos pesados ou xadrez prometem arrasar.


Para mulheres de estatura baixa, devem evitar saias no meio da canela, afinal elas achatam e dá a impressão de muito pequena. Abaixo do joelho devem ser usada com salto alto.