quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Goiânia completa 78 anos em outubro

                                                             Foto: arquivo da internet         

A menina do centro do Brasil, que cresce dentro das possibilidades de realizar sonho por sonho


Rosa Rodrigues


Cidade dos grandes talentos da música, de poesia, de múltiplas expressões da arte, de cultivações sentimentais incomparáveis, de pessoas que acreditam num futuro próspero, de crianças com um belo sorriso estampado na cara, cidade de jovens famintos pelo o progresso e de idosos que traz consigo um passado de lutas, derrotas e incontáveis vitórias.

Goiânia no auge dos seus 78 anos, é a menina do centro do Brasil, ela cresce em passos largos, e cobrando sempre a boas maneiras da educação, do bem-estar para sua gente simples e hospitaleira. Goiânia cresce dentro das possibilidades de realizar sonhos por sonhos, tornando a vida das pessoas mágicas, interessantes, muita das vezes estressantes devido ao seu crescimento desenfreado, mais acima de tudo de forma surpreendente.


RECUPERAR É PRECISO

Nos 78 anos da cidade de Goiânia, é possível acompanhar todas as ações da população e dos governos que dela administram, desde a triste poluição e depredação do Rio Meia Ponte à construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Goiânia, a extraordinária recuperação e criação da Barragem do Rio João Leite. Que transborda vida, pureza em suas imensas águas.

O Meia Ponte que na década de 70, o povo pescava e descansava nas suas barragens, depois de tamanha poluição, hoje a vida está sendo devolvida em espaço lento, porém respeitável, enquanto isso os projetos de modernização e recuperação do Rio João Leite, têm como promessa abastecer Goiânia nos próximos 30 anos.

CULTURA E SAÚDE

Goiânia é uma cidade de reafirmações vocacionais, de uma cultura protegida e valorizada. De lazer e entretenimento admirável. A cidade abre espaço para a cultura, com a construção do Centro Cultural Oscar Niemeyer, o Teatro Municipal Goiânia Ouro, o Teatro Goiânia que recebem grande público todo ano por meio dos curtas produzidos por artistas locais e de todo território nacional. O Centro de Cultura e Convenções, hoje palco de grandes eventos com capacidade de até 3.500 pessoas, incluindo o incentivo a Bienal do Livro que são referenciais em outros estados e que já faz parte do calendário anual respeitado dessa cidade menina.


Na saúde, Goiânia oferece a população Centro de Reabilitação (CRER) com médicos conceituados, referencia para outros Estados, porém nossos hospitais andam em passos lentos, em busca de atenção extrema, as filas são horríveis, as esperas intermináveis e ainda falta capacitação para aqueles que estão lá para atender vidas e não um objeto qualquer. Espera-se urgente desenvolvimento, investimento e atenção para essa área que encontra-se na UTI. Para ser destaque a saúde em Goiânia precisa de muito. Não dá para elogiar aquilo que não existe.

 
INCLUSÃO DIGITAL

Graças a grandes homens públicos, como o ex-prefeito Íris Rezende Machado, podemos comemorar a Era Digital na capital do cerrado. Nos últimos anos têm caído as altas taxas de impostos, refletindo numa economia considerável positiva na cesta básica familiar. O empresário goianiesse passa a fazer parte diretamente do desenvolvimento educacional com a contribuição dos tele-centros; levando a população a Inclusão Digital, sendo a primeira a receber essa informatização; a Estação Ferroviária de Goiânia, mesmo com a modernização o local não perdeu sua beleza e as características básicas e primordiais dos prédios arquitetônicos.


O Centro Administrativo foi reformado e a Capital conta agora com o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com um moderno atendimento ao público. Por outro lado, as mães não precisam mais se preocupar onde deixar seus filhos quando saem para trabalharem, pois podem contar com as creches que são grandes referenciais para a segurança das crianças, graças as inúmeras madrugadas de lutas que o ex-prefeito Íris Rezende Machado levantou para junto acompanhar suas construções e entregas. Não desmerecendo aos demais governantes, mas Íris fez muito por essa cidade, a marca sua esta pelos quatro cantos por onde passamos todos os dias.


ECONOMIA E BEM ESTAR

Goiânia no dia 24 de outubro, completa 78 anos, com muito a comemorar; no setor das exportações que cresceram acirradamente. Em 2006, as exportações eram aproximadamente 600%, e a cada dia cresce o reconhecimento de cidade em plena expansão, o que valoriza mais a mão de obra e a renda. O pequeno empresário conta com o apoio do governo com o projeto da Agência de Fomento, com empréstimos e taxas de juros acessíveis. O Banco do Povo também contribui no financiamento, o Sebrae/Goiás capacita o empreendedor individual a fim dar-lhes direção em seus negócios com soluções básicas para gestão e fortalecimento dos negócios.

Desde 2003, a classe mais carente tem a tarifa de água reduzida em 40% e Luz 50%. Na habitação há um crescente saldo de entregas de casas populares através do projeto Minha Casa, Minha Vida, em parceria com o governo federal para as pessoas que se cadastraram com renda mínima de até oito salários mínimos.


EDUCAÇÃO E ESPORTE

Na educação, universitários contam com o apoio da Bolsa Universitária, proposta do atual do governo estadual, e mais 50% das tarifas de transporte coletivo pagas, facilitando assim a sua locomoção para outros setores na hora de estudar.

O esporte tem tido destaque respeitável; Goiás, Atlético e Vila Nova são considerados os dinossauros do esporte regional. São nomes reconhecidos fora do estado, enquanto o Estádio Serra Dourada é capaz de receber jogos da Seleção Brasileira com transmissão ao vivo pela TV em rede nacional. Os ginásios, clubes, escolinhas fazem parte da história de Goiânia. O Autódromo Internacional Ayrton Senna, além de receber grandes provas automobilísticas é também palco para o Carnaval fora de época.

O goiano curte a noite e não se sente abalado pelo cansaço do dia-a-dia. Para viver a sua vida social seja, na segunda, quinta ou sábado, nos barzinhos, cinemas, boates, restaurantes e hotéis, ele não abre mão de viver os prazeres da vida e Goiânia têm de sobra uma vida noturna badaladíssima.

O Restaurante Cidadão oferece com dignidade o almoço à população carente a um preço considerável de R$ 1.00. Tantas evoluções marcam a história da cidade do Flamboyant, ensolarada, cidade que acolhe pessoas vindas dos quatro cantos do País e do Mundo.


CORES E RAÇAS


Aqui é fácil andar pelas ruas e deparar com árabes, argentinos, japonês, alemães, portugueses, raças e cores se misturam, afinal estamos falando de Goiânia; calorosa, conhecida também em todo Brasil através da música como a Capital das mulheres bonitas, da boa e destacável culinária do arroz com pequi, do frango caipira e de inúmeros pratos saborosos que são destaques no Festival Gastronômico Goiano.

Goiânia cresce, porque aqui os grandes empreendedores acreditam que pode depositar parte de seus sonhos e vê-los realizados. Essa é a Capital verde, limpa, amiga e que têm um povo que acredita que é possível mudar, elegendo há anos os seus representantes. Goiânia, de Pedro Ludovico, de Jaime Câmara, Marconi Perillo, Íris Rezende Machado. Goiânia, minha; Goiânia sua; Goiânia Metrópole do Centro – Oeste, no coração do Brasil.


                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário