quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Consciência: O primeiro requisito essencial

Foto de Rosa Rodrigues

Por trás de cada fotografia deveria existir um motivo suficiente para justificá-la. Todas as fotografias subjetivas e, em menor escala, as objetivas, representam uma declaração pessoal de seu autor, e, sendo assim, ele sempre deve estar ciente daquilo que pretende expressar.

Pense primeiro, fotografe depois. A observação cotidiana é, na realidade, uma observação distraída, é totalmente inadequada para um fotógrafo que procura tirar fotografias interessantes e originais, pois essas exigem concentração, imaginação e prática.

A princípio, aprender a olhar com maior atenção para as cenas de todos os dias dependerá de um esforço voluntário, porém, com a prática, deverá transformar-se em um hábito mecânico.


A avaliação de todos esses aspectos fundamentais combinados pode propiciar ao fotógrafo uma consciência visual básica, depois de determinar seu tema, os motivos pelos quais deseja fotografá-lo, e, ainda, identificar os seus diversos componentes, o fotógrafo chega à etapa onde deverá avaliar a contribuição de cada um à imagem. Ás vezes, é preciso ser impiedoso e concluir apenas o principal ponto de atenção, entretanto, o uso do visor de cartolina possibilita a descoberta de outros aspectos da cena capazes de aumentar o impacto da fotografia e de torná-la mais interessante.


O fotógrafo amador, por outro lado, normalmente visa apenas à sua própria satisfação.    


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