quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Software ajuda a “traduzir” expressões de bebês


                                                             Foto arquivo da internet

Você sabia que existe um tipo de software capaz de reconhecer as expressões faciais de um bebê? Esse tipo de software determina com precisão o grau da cor que os bebês gostam ou não, assim essa ferramenta torna-se de extrema importância na hora de detectar dores entre outras reações, principalmente nas UTIs neonatais e um fator de grande relevância também para os pais, que ás vezes sofrem para diferenciar um simples problema de gases ou de algo mais sério.


Brahnam, responsável pela a elaboração do software chama-o de  Classificação de Expressões de Dor, uma tecnologia computadorizada que certamente poderá eliminar ou reduzir a subjetividade na hora de expressões do bebe a serem traduzidas.


Para chegar a esse tipo de estudo, o programa se baseia em um algoritmo extraído a partir de uma base de dados com 204 imagens de 26 bebês. Destas 204 fotos, 60 mostram crianças com dor, já que foram tiradas quando elas realizavam o exame do pezinho.


As outras imagens são de bebês com expressões faciais semelhantes, mas que não tiveram o pé furado, e sim foram submetidas a estímulos leves, como um sopro no rosto.


Segundo um artigo publicado no jornal científico ‘Decision Support Systems’, o novo sistema acerta em 90% das crianças são avaliadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário