Foto arquivo da internet
A revolução da comunicação engloba tudo, serviços e grandes possibilidades. Ontem o que dependia do telefone era diferente do que dependia do rádio
A revolução e da televisão. Amanhã, ao contrário, a mudança não é somente técnica, é também cultural.
A ideologia tecnológica estabelece uma continuidade entre serviço e aplicação, inovação e prática. A Internet é a ilustração mais espetacular do antigo sonho.
Um sistema de informação não é sempre uma mídia, é uma grande quantidade de informações de tipos e de estatutos diferentes. A Net é o império da informação para todas as direções e o Paraíso da Interação, império da expressão através de chats. Na Net pode-se dizer muitas coisas mais que na rádio e na televisão.
Um sistema de informação não é sempre uma mídia. A primeira diferença é : A informação remete ao conhecimento de uma sociedade complexa. A expressão nos levam a necessidade livre, mas provocada de solidões interativas. A comunicação implica a dificuldade de inter-compreensão, contrapondo a velocidade da informação com a lentidão da comunicação.
A segunda diferença é que o mundo da multimídia esta em ebulição constante, provocando o sentimento exato de ser um terreno de aventura sem limites. Ao contrário, pelo lado das mídias tudo é contido por trinta a cinquênta anos de legislação, de tradições culturais e profissionais, pelas práticas e inserções na sociedade.
E a terceira diferença, é que com os computadores, se está no lado da produção e da rentabilidade, enquanto que com as mídias se está no lado da política ou da cultura. Da mesma forma que as relações entre a imprensa escrita e a televisão dificilmente são simples, as dos meios da informática, das telecomunicações e das mídias não são menos difíceis.
A definição de uma mídia não remete somente à representação de seu público, ela integra também uma visão da relação entre a escala coletiva, então uma certa visão das relações sociais. A existência de uma mídia remete sempre à existência de uma comunidade.
Quanto ao que é essencial a Net não é uma mídia. É um formidável sistema de transmissão e de acesso a um número incalculável de informações.
É por isso que temos que sair da Web sem regulamentação, essa web devastada pelos piores vírus, os das desigualdades, das manipulações e mitos. É preciso colocar as novas tecnologias de comunicação em seu lugar, colocando de um lado as necessidades de troca, de outro a busca por uma inter-compreensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário