quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Programa Expedições completa 15 anos no ar
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: ESTE TEXTO FOI ENVIADO PARA A JORNALISTA ROSA RODRIGUES - SÁBADO DIA 12 DE DEZEMBRO DE 2009, PELA A REDAÇÃO DO PROGRAMA EXPEDIÇÕES - TV BRASIL - E COM TAL MERECIMENTO QUE ESTE TEM, (EU JORNALISTA ROSA RODRIGUES) VENHO PUBLICAR O MESMO NESTE BLOG CUJO SEUS CONTEÚDOS SÃO SÉRIOS E DE GRANDE IMPORTÂNCIA A SOCIEDADE QUE BUSCA PELA A NOTÍCIA DE QUALIDADE FEITA POR PROFISSIONAIS DE ALTISSIMA COMPETÊNCIA.
LEIA E FAÇA UMA VISITA AO SITE DA TV BRASIL: http://www.tvbrasil.org.br/
Sob o comando da jornalista Paula Saldanha, o programa Expedições - exibido às terça-feiras, às 20h, na TV Brasil - está completando 15 anos no ar. Aproveitando que os olhares estão voltados para a Conferência Mundial do Clima, em Copenhague, a reportagem da TV Brasil entrevistou a apresentadora.
Paula fala sobre o programa, o impacto da floresta amazônica e as viagens para desvendar as riquezas naturais do Brasil. Conta as situações inusitadas que enfrentou, como os inúmeros pousos forçados, as turbulências, as picadas de diferentes espécies de insetos e já precisou deixar uma cidade sob a escolta de policiais.
Paula Saldanha é também autora e ilustradora de livros. Trabalha como editora de texto, repórter e apresentadora de televisão há trinta anos. Há dezesseis se dedica à produções próprias e independentes. Elabora suas pautas pensando nas novas e futuras gerações, sempre com o intuito de informar.
Em 1972, Paula Saldanha e o biólogo Roberto Werneck tinham uma meta: ir em busca da nascente do Rio Amazonas, o maior rio do mundo. “A gente nem pensava em fazer televisão ainda”, comenta. Esse foi o elo, o eixo, para todo o trabalho realizado até hoje.
Paralelamente ao projeto Expedições - série que é coproduzida com a TV Brasil - Paula faz a catalogação do acervo que reuniu ao longo dos anos. Em sua produtora, no Rio de Janeiro, são produzidos DVDs trilíngues - em português, inglês e espanhol - com imagens da natureza brasileira e sua diversidade, que completam uma coletânea que leva o mesmo nome do programa, e estão disponíveis em Centros Culturais do Itamaraty em 150 países.
Confira a entrevista:
TV Brasil: Como surgiu a série Expedições?
Paula Saldanha: Em 1972, eu nem pensava em fazer televisão ainda. Eu e Roberto Werneck, biólogo - na época era só biólogo, agora é também documentarista – começamos a nossa vida a dois com uma primeira pauta: ir em busca da nascente do Rio Amazonas. Ele é meu companheiro de vida, de trabalho e temos 3 filhos. Fizemos o resumo de todos aqueles que buscaram as origens do maior rio do mundo, mas não tínhamos a ideia de como isso seria documentado. Em 1974, quando me convidaram pra fazer televisão e apresentar o Fantástico, nós começamos a planejar a compra dos nossos equipamentos naquele formato de documentário, que o Roberto criou em 1977. Ele saia por várias regiões brasileiras, Amazônia, Pantanal, com uma câmera 16 mm, película!, nas costas, e ia sempre com dois assistentes. Aquele formato deu origem ao primeiro programa de meio ambiente para crianças e jovens, que foi o Globinho Repórter, e naquele mesmo formato.
Expedições começou a ser gerado aí?
Sim, foi o embrião do Expedições de hoje. Nós fizemos durante muito tempo reportagens especiais para o Fantástico, sempre nessa linha de meio ambiente. E, em 1994, quando eu já não era mais funcionária de uma grande emissora, criamos coragem para sair em busca da nascente do Amazonas. Pelas pesquisas que nós tínhamos era bem ao sul do Peru, e não no norte. Portanto, tornando o Amazonas maior que o Nilo. Ainda estamos nessa de concertar os livros de geografia e os mapas. E Nascente do Amazonas, o documentário, deu origem a série Expedições. Foi exibido na antiga Manchete, documentário que teve um sucesso estrondoso, gerou livros e filmes e deu origem a série Expedições, que está há 15 anos no ar. Esse foi o início. Era um documentário por mês de uma hora. Hoje, nós fazemos 4 ou 5 documentários por mês. Um por semana, de 25 min.
Quanto tempo levou a viagem para as gravações de Origens da Amazônia?
Durou um mês e alguns dias, em território Peruano e pela Amazônia peruana. Nós tivemos que pular um trecho da parte mais acidentada do rio Apurimac Cyanide. Então nós voamos direto para Cusco, Machu Picchu e, depois, começamos a seguir o curso do Apurimac. Fomos a primeira equipe a documentar a primeira nascente do maior rio do mundo para a televisão. Imagens em movimento. Antes, em 71, o Loren McIntyre tinha ido pela Revista National Geographic para fazer essa documentação com fotos. Nós não sabíamos. As nossas pesquisas eram todas feitas no Peru, em um Instituto geográfico de lá. E depois tornamos grandes amigos do Loren, que é homenageado nesse programa. Foi e é, até hoje, um trabalho apaixonante.
Depois de anos, vocês reuniram um rico e farto material sobre o Brasil e suas fronteiras...
Só os documentários disponíveis do Expedições, no site, agora, são cerca de 300, nesse formato. Agora, os disponíveis. São milhares de reportagens, não tem como contabilizar quantas horas de imagem em movimento. Daria para dar a volta ao mundo. Mas, o curioso é que as pessoas nos procuram e estamos sempre em algum canto, alguma fronteira, longe. Nós achamos que depois de um certo tempo, não vamos aguentar, não. É verdade que agora já temos mais duas equipes para dar conta das gravações em áreas de difícil acesso. Sem precisar que eu e Roberto precisemos estar lá, em todas as matérias, todos os dias da semana.
Qual o lugar que Expedições ainda não foi, mas precisa ir?
É gozado. Imagine o Brasil com catapora. Todo pintadinho. A gente esteve documentando o Brasil assim. Imagine ele cheio, todo pintado. Nós fomos a diversas regiões. Documentamos, por exemplo, os índios Ianomâmis, no território Ianomâmi, em Roraima, via Amazonas e toda essa região de fronteira. Mas não estivemos mais para o oeste, na região da Cabeça do Cachorro. É uma região que tem uma concentração muito grande de etnias. Eu estava planejando um livro sobre etnias dos índios da Amazônia, mas eu não posso terminar esse livro se eu não for pra lá. Fica no extremo noroeste da Amazônia Brasileira. Já fomos mais pra baixo, Biriri, Mamirauá, Tabatinga, na fronteira, ficamos do lado peruano; subimos todo o Rio Jaguari, que é exatamente aquela curvinha do Acre. E, sem saber, estávamos pertinho do Rio Caiari, que é próprio Rio Amazonas. Eu nunca fui também ao extremo oeste que é o Parque Nacional da Serra do Divisor. Mas, já estive pertinho como daqui aí. Só que eu precisava de um helicóptero para fazer as imagens éreas e deixei para outra ocasião. No Brasil, só restam esses dois pedacinhos de fronteira.
O que você viu de mais belo?
É difícil selecionar uma coisa mais bela, já que temos a maior área de regiões naturais, sem muita interferência do homem, fora a tundra, nos pólos, o Brasil tem essas grandes áreas naturais e essa mega diversidade. Se formos falar de exuberância de floresta, rio, essa malha de rios, a Amazônia brasileira foi o que mais me emocionou. É uma coisa que impacta quando vista de cima, pela primeira vez. Na época da cheia é o planeta d'água. Durante a seca, rios azuis em tapetes de florestas verdes. E temos o litoral que é espetacular, que já fizemos várias vezes de helicóptero ou por via terrestre.. Da ponta da Baía do Oiapoque, no Cabo Orange, até o Arroio Chuí, a gente fez tudo de helicóptero e de baixo, por via terrestre. Agora, estamos refazendo algumas regiões. O mar de Noronha, as praias do nordeste... Modéstia a parte, o Rio de Janeiro que é o lugar mais bonito do mundo. Conjunto que mistura mar, floresta, montanhas, praias maravilhosas, o desenho das montanhas, baias e lagoas, e que não pode continuar sendo maltratado. Ainda temos o Pantanal, que é exuberância de vida animal; a caatinga, o sertão nordestino e toda uma cultura popular única. E tem os Pampas Gaúchos... Fica difícil separar uma coisa mais bonita. Cada um é belo na sua diversidade. O barroco mineiro... A mistura étnica e cultural, as várias influências. Realmente estamos bem servidos em termos naturais, étnicos e culturais.
Quais são os maiores desafios?
As expedições são o alimento de todo esse trabalho. A gente faz acervo sobre o Brasil de modo muito bem pensado, planejado, e bem cuidado. Ficamos pendurados em porta de helicóptero, carregamos muitos equipamentos e levamos outras pessoas... A pesquisa prévia é muito intensa e sistemática. Eu não tenho conhecimento de um trabalho do gênero. Fazemos isso há 32 anos. Quando começou uma inundação de produto estrangeiro da National Geographic, da Discovery, o material começou a chegar muito barato e inviabilizou uma produção independente. O que foi proposto para pagamento não viabilizava nem as passagens aéreas. Então resolvemos passar para o status “Independentéssimo”. E, no segundo semestre de 2009, nós fizemos o nosso primeiro contrato de coprodução. Foi com a TV Brasil.
Quais os momentos de mais perigo?
Uma das poucas vezes em que eu senti muito, muito medo, quase pânico, foi num pouso forçado em uma BR. Estávamos com o Pedro (filho de Paula e Roberto), o avião estava indo para Xapuri, no Acre, e pegou um CB muito forte. Entre as nuvens e a floresta, o piloto conseguiu sair pela janela e quando voltou à pista, não era pista, era um lago. Ou seja, ele não tinha como aterrissar. O combustível começou a acabar, e ele então, desceu na BR que liga a Xapuri. Outra vez, estávamos em Poconé, documentando os garimpos, numa região onde a água vem toda para os rios do Pantanal. E vem também o mercúrio ... Estávamos querendo entrevistar uma juíza que tinha liberado o garimpo lá. De repente fomos literalmente cercados, pois me confundiram com uma repórter local que estava jurada de morte. Teve que vir batalhão de choque, escolta policial até ao aeroporto. Tem de tudo. Tivemos que fazer diversos pousos forçados que já perdi a conta.
--------------------------------------------------------------------------------
EBC
Brasília
Departamento de Comunicação e Marketing
SCRN 702 / 3 Bloco B - Brasília/DF - 70720-620
Telefone: (55 61) 3327.4221
Rio de Janeiro
Rua da Relação, 18, 5º andar – Lapa – Rio de Janeiro/RJ – 20231-110
Telefones: (55 21) 2117.6230 / 2117.6243 / 2117.6208 / 2117.6200
Ramais: 6212 e 6225
comunicacao@tvbrasil.org.br
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Rio Grande do Sul sofre com as fortes chuvas
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe) informa que a tendência das chuvas é aumentarem ainda mais nesses últimos dias de 2009.
Cuidados com alimentação
Verduras devem ser lavadas uma a uma e imersas em solução clorada (uma colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água) por 15 minutos.
Carnes devem ficar o menor tempo possível em temperatura ambiente e, antes de consumidas, precisam de cozimento adequado para eliminar microorganismos.
AMBIENTE
A cozinha não deve ter enfeites e panos, pois acumulam poeira.
Eletrodomésticos, panelas e outros utensílios não podem ficar expostos.
A lixeira precisa ficar no chão, longe de alimentos, devendo ser desinfetada com frequência. É necessário retirar o lixo todos os dias.
As mãos precisam ser lavadas antes, durante e depois de tocar nos alimentos.
Os cabelos devem ser presos e protegidos com uma touca.
Não é recomendado cozinhar vestindo roupas que foram usadas para ir à rua.
PREPARO E ARMAZENAMENTO
Alimentos podem ficar no máximo 2 horas em temperatura ambiente e, depois deste tempo, precisam ser guardados sob refrigeração.
Para evitar contaminações, eles devem ser preparados e armazenados de maneira correta na geladeira:
1 – Prateleira superior: ficam os produtos perecíveis e prontos para consumo, como leite, frios e maionese.
2 – Prateleira intermediária: ficam os produtos semiprontos, aqueles que já foram cortados para alguma preparação.
3 – Prateleira inferior: ficam os alimentos crus, como frutas e verduras.
4 – Porta: ficam produtos não perecíveis, como garrafas de bebidas e temperos.
FONTE: Elke Stedefeldt, nutricionista da Unifesp
Índios cibernéticos
A ansiedade já toma conta dos mais informados daquela região, como é o caso do índio Edmilson Weloró, de 34 anos da tribo Hixkaryana da região do Alto Nhamundá, no leste do Amazonas. Essa expectativa não é só de Edmilson e sim de mais 300 famílias que além de nunca ter tido contato com a internet será de grande valia para os mesmo quando precisarem de informações sobre sua região, desde mudanças climáticas, pesca e principalmente para saber à quantas andam a proteção da sua região e demais problemas que hoje existe.
Para os hixkaryanas este é um momento de festa pois trata-se de uma promessa do Governo Federal para 2010. De acordo com a recém criada Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e com o Governo do Amazonas, cinco aldeias vão ter acesso a internet, baseado em um investimento estima de R$ 800 mil que irá beneficiar 2,5 mil índios. A primeira aldeia a comemorar a chegada do mundo cibervirtual é a aldeia de Ponta Alegre, Barreirinha (AM); Marajaí, em Alvarães (AM); Campo Alegre, em São Paulo de Olivença (AM); Belém do Solimões, em Tabatinga (AM) e Gapenú em Autazes (AM).
A internet chega para elevar conhecimentos e levar a possibilidade de acesso a mundos diferentes que eles vivem. É uma forma concreta de aprendizagem e uma nova forma de comunicação a homens e mulheres, crianças e jovens dessa parte do Brasil que dia após dia merecem os avanços dos mundo em suas casas, aldeias seja onde for e onde existir uma cabana pelos quatro cantos do mundo.
Para que o sucesso seja o ponto de partida dessa inovação é preciso total infraestrutura e atenção por parte dos nossos representantes do Legislativo, Judiciário e do Executivo.
Você sabia?
Você sabia?
Aposentados ¨sim¨saudáveis também
Com a chegada da hora de receber suas aposentadorias, a atual população idosa passa à dedicar seu tempo aos cuidados com o corpo e a mente. Freqüentando academias, centros estéticos, salões de danças e curtindo a vida social com mais tranqüilidade.
É nessa fase que eles senti-se mais jovens e ganham forças para manter seus cuidados com a saúde. Em recente pesquisa realizada pela a Universidade de Estocolmo, na Suécia, e da University College, de Londres, na Inglaterra, foi publicada na revista cientísta ¨Lancet¨um estudo com cerca de 15 mil franceses de empresas estatais, onde apontou que 19% desses funcionários reclamavam de problemas de saúde 1 ano antes da aposentadoria. Um ano após desligarem da suas empresas o percentual caía para 14%. A observação mais curiosa é que entre aqueles que tinham um nível salarial mais elevado não tinha tantas mudanças em relação aos que representavam o nível menor.
Saiba qual é perfil do turista brasileiro
Foram entrevistadas 2.514 pessoas de 11 capitais sobre os ¨Hábitos do Consumo do Turismo Brasileiro 2009¨ o estudo apontou que de 2007 a 2009, 58,8% dos brasileiros viajaram pelo o País em busca de descanso. Dos turistas que planejaram suas viagens 69,2% com antecedência, 61,6% efetivaram suas compras de passagens com menos de 30 dias. O resultando desse perfil de turista é 95,1% satisfeitos com seus descanso e lazer ficando entre ¨bom ou ótimo¨, 53,7% tiveram suas expectativas correspondidas e 92,6% fazem questão de voltarem ao local que viajaram pela a última vez.
Alergias têm controle e até cura
Estudiosos afirmam "A alergia é uma resposta do organismo dada quando esse entra em contato com determinadas substâncias que acionam o sistema imunológico e o faz produzir grande quantidade de anticorpos, mais especificamente imunoglobulina".
No Setor Vale dos Sonhos, existe hoje a Unidade Básica da Família, onde pessoas procuram o local para diagnosticar-se e fazer acompanhamento através de medicamentos. Os agentes também garantem visitas mensalmente as casas dessas pessoas para acompanhá-las.
A enfermeira Juraci Santana trabalha na unidade, e afirma que quanto mais cedo detectado o problema, mais rápido é o controle dos sintomas. Dentre as alergias tratadas estão: espirros, obstrução nasal, coriza, tosse seca, prurido nos olhos, nariz e garganta, lacrimejação, erupção cutânea, urticária, inchaço nos lábios e olhos, falta de ar, diminuição da pressão, vasodilatação total, broncoespasmos, contrações uterinas e gastrointestinais e urticárias por causa das substâncias químicas que liberam no sangue. Ela lembra que quando não tratadas inicialmente podem tornar-se inrrevercíveis.
Juraci é uma profissional dedicada e orienta as pessoas a fazerem a faxina ou a mudança de tapete pois pode até ter mofo, que causa alergia e lesão de pele. Além do acompanhamento a unidade de saúde oferece a medicação ou até mesmo passa a receita se não tiver o medicamento, Juraci conta que tem uma equipe destinada a solucionar o problema do paciente, tem médico, enfermeira e odontólogo.
Unidade Básica da Família, tem uma equipe de agente comunitários que fazem visitas nas casas dos pacientes para passar orientações de medicações, cuidados com higiene, ou que tem ocorrido muito na região são problemas de estômagos, verminose e problema de pele. A causa é que no bairro residencial vale dos sonhos aonde fica a unidade de saúde as pessoas usa somente cisterna.
"Devido não ter saneamento básico aqui a água tem contaminado o lençol freático e tem causado doenças em crianças e principalmente jovens, afirma Juraci. Essas doenças causam infecção intestinal que são parasitas transmitidos por alimentos contaminados, frutas e verduras mal lavadas, água contaminada, carnes cruas ou mal cozidas, mãos sujas, objetos contaminados" explica.
Outra preocupação da Unidade Básica da Família é orientar as mães gestantes e os adolescentes que fazem sexo sem camisinha e feito orientações nas escolas quando ao uso do preservativo para evitar doenças e até gravidez durante a adolescência.
MEIO AMBIENTE.: Queima de eucalipto no Vale dos Sonhos contribui para o Aquecimento Global
O Setor Vale do Sonhos, além de ser considerado hoje um bairro tranqüilo e bom de se viver, é também referência para a preservação e valorização da natureza. Em era de discussões sobre aquecimento global, onde o homem é o principal alvo de crítica pela nação consciente, há sempre mais um exemplo a ser citado bem próximo da gente. O senhor Ernane Franco é um exemplo de que, conscientização é parte da educação do ser humano, porém ele não tem feito a sua parte. Atualmente ele conserva em sua propriedade uma linda plantação de eucalipto, com aproximadamente 120 mil pés, e que em breve pretende colocar fogo para beneficiar da madeira e futuramente beneficiar do solo, onde será loteado o local para a construção de novas casas.
Quando foi perguntado sobre a possibilidade de vender para a fabricação de papel, ele disse: ", Planto esses eucaliptos só para consumo dentro da minha propriedade, aqui faço estacas, postes, escoras e lenha", e acrescenta: "No ano passado queimei cerca de 20 mil pés de eucalipto. Quando não sou eu que queimo, são as pessoas que passam no local e ateiam fogo ou os próprios insetos como as formigas, cupins, lagartas, besouros e sugadores que possibilita seu aumento descontrolado, tornando verdadeiras bragas no local. Sei que estou contribuindo para o aquecimento global, mas fazer o que? Não sou o único! Eu preciso tirar a madeira de algum lugar, por isso planto para não ser penalizado pelas leis ambientais", afirma.
Assim como o senhor Ernane Franco, muitos estão contribuindo para o aquecimento que vem ocorrendo em função do aumento de poluentes, principalmente de gases derivados das queimadas são as principais causas do rápido aumento dos níveis de dióxido de carbono. Se alguém não tomar uma providências sobre esse tipo de comportamento, todos os dias essa devastação tende a multiplicar e em menos de 30 anos, o planeta já terá se destruído completamente.
O aquecimento global é hoje uma das maiores ameaças à vida, um fenômeno climático de grande proporção, que está causando o aumento da temperatura média da superfície terrestre nos últimos 150 anos. Por isso ficar atento é o dever de quem ainda tem amor pela vida. Fazer denúncias a essa prática de devastação a natureza é dever de ¨TODOS¨.
Exemplos como do senhor Ernane, jamais deve ser seguido. O fato de plantar para destruir dentro da sua própria propriedade, com a justificativa que é melhor assim do que sair mata à dentro destruindo, não justifica tal intenção. É preciso restaurar o que está praticamente perdido. Segundo a estudante Ana Paula Tomas, residente do Setor Vale dos Sonhos, a atitude do senhor Ernane Franco incomoda muito." Ele por plantar dentro da sua chácara os eucaliptos, se acha no direito de queimar e nos obrigar a respirar a fumaça. Alguém tem que tomar providencia com relação as suas atitudes impensáveis deste homem".
Designer de sobrancelhas e pigmentação de henna
Mais as sobrancelhas masculinas chamam muita a atenção. Veja os exemplos: Thiago Lacerda, Carlos Alberto Casagrande, Zezé de Camargo e outros gatos do nosso meio artístico são destaques.
As sobrancelhas são aspectos significativos de nossa aparência, além de destacar o rosto, são atraentes e expressivas. Representam também funções culturais como: Beleza, forma de comunicação não verbal e são elas responsáveis pela a proteção dos olhos, segundo especialistas.
Portanto, as sobrancelhas são a ¨MOLDURA¨ natural dos olhos.
Embora atualmente se procure mantê-las dentro da sua linha natural, não existe um estilo determinado, e a sua forma única em cada uma de nós, por si só, é muitas das vezes um pólo de referência, de encanto e sedução.
Para dar um visual leve e bonito ao nosso rosto faz se necessário algumas mudanças e essas não precisam ser drásticas. Basta conhecimentos e uma pinça para dar formas de acordo com cada formato de rosto.
Ainda é comum depararmos com pessoas que fazem preenchimentos com lápis para dar formas a elas, enquanto outros utilizam as pigmentações definitivas, quais quando pigmentadas com hennas de boa qualidade podem durar até 10 anos sem alterar sua cor.
Mais os tempos mudaram, e hoje temos pigmentações temporários as quais além de fazer correções, mostra a real expressão que a cliente terá se um dia optar pela a sobrancelha definitiva.
Ainda é comum profisionais tirar medidas com réguas para delinear sobrancelhas. Porém com os avanços do mercado e a criatividade do homem tem surgido inúmeros moldes com diversas numerações e formatos de sobrancelhas para serem trabalhas. Além de praticas são extremamente chiques os formatos para cada tipo de rosto.
O tempo hoje com Obama
Reinventar e inventar é preciso e na era das novas e avançadas tecnologias os americanos mais uma vez sai na frente. O site: www.obama-weather.com responsável pela a previsão do tempo dos norte-americanos aderiram a uma forma inusitada de levar a informação. Com desenhos do presidente dos EUA, Barack Obama ilustra as temperaturas máximas e mínimas, trocando de figurino de acordo com a previsão meteorológica. Quando o tempo é de um dia de sol, o boneco Obama por exemplo, usa uma camiseta regata, bermudas e óculos escuros e para as demais previsão vão surgindo outras peças engraçadas.
Saiba qual é a sua chance de estar empregado
Já está a disposição da população brasileira numa parceria da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas ligada à Universidade de São Paulo e a Secretária do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo um sistema, o qual recebe o nome de Termômentro Nacional do Emprego, que permite ao internauta participar do preenchimento de um questionário para saber quais suas reais chances de se obter uma oportunidade de emprego, com nível salarial e tempo de espera. Para saber mais o interessado deve acessar o site: www.termometrodotempo.sp.gov.br.
Beterraba contra o câncer
Que a beterraba é um delicioso vegetal uma grande maioria da população sabe; agora que ela é riquíssima em substâncias antioxidantes pouquíssimas pessoas tem essa informação. Ela pode ser uma deliciosa salada para acompanhar as refeições, mas segundo a nutricionista Cinthia Sobral da Universidade de São Camilo, São Paulo, a beterraba é um excelente auxiliar na prevenção de diversos tipos de câncer, proteção dos vasos sanguíneos e doenças cardíacas.
Cientificamente a beterraba é rica em vitaminas A e B1, cálcio, magnésio e potássio. Fica melhor quando levada a mesa em forma de suco acompanhada de laranja, maçã ou se preferir acerola.
domingo, 29 de novembro de 2009
Mundo mais pobre
Amendoim previne doenças cardiovasculares
A nutricionista alerta que o consumo de amendoim deve ser de forma moderada pois este não está livre de gorduras insaturadas e deve-se tomar muito cuidado com amendoins industrializados, pois a uma quantidade excessiva de sal. E sal em excesso aumenta a pressão.
Obama é condecorado com prêmio Nobel da Paz
O presidente americano Barack Obama, foi premiado, no dia 9 de outubro, com o prêmio Nobel da Paz. Para o comitê composto por cinco pessoas que organizaram o prêmio, a honra concedida a Obama veio graças aos esforços de fortalecimentos a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos. Obama venceu 204 indicados desde a ex-refém e ativista colombiana Ingrid Betancourt e o ex-líder de oposição e premiê do Zimbábue Morgan Tsvangirai. A condecoração ao presidente rendeu-lhe uma medalha de ouro, um diploma e o prêmio em dinheiro de 10 milhões de coroas suecas (R$ 2,47 milhões).
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Participe da escolha dos conselheiros do Conselho Tutelar da Criança e da Adolescência da sua região
Nós do blog: rosarodriguesjornalistaeradialista.blogspot.com apoiamos o candidato Wanderson Marinho n°141. Wanderson Marinho tem hoje um compromisso sério com a criança e adolescente. E mais uma vez nós queremos o melhor para essa região.
O horário de votação é das 8h às 17h00, e para quem ainda não sabe, para a escolha dos conselheiros você pode votar em até 5 candidatos.
Não deixe de participar e apoiar aqueles que serão os olhos da nossa sociedade em formação.
SAIBA MAIS NO EDITAL
Página1
EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO DO REGISTRO DE CANDIDATURAS AO PROCESSO DE ESCOLHA DOS CONSELHEIROS TUTELARES DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA/GO
Dispõe sobre a homologação do registro de candidaturas ao Processo de Escolha dos Conselheiros e Conselheiras Tutelares das Regiões Centro-Sul, Norte, Leste, Oeste, Noroeste e Campinas do Município de Goiânia/GO, Gestão 2010 – 2013, nos termos do Edital de Convocação e Resoluções Nºs 021 e 023, do CMDCA, publicadas no site www.cmdca.go.gov.br e no Diário Oficial do Município Nºs, 4.582, de 30 de março de 2009 e 4.604, de 05 de maio de 2009, e dá outras providências.
A COMISSÃO ELEITORAL designada pelo CONSELHO MUNICIPAL DOS
DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CMDCA para organizar o processo de escolha dos (as) Conselheiros (as) Tutelares das Regiões Centro-Sul, Norte, Leste, Oeste, Noroeste e Campinas – Gestão 2010-2013, de acordo com a Lei Municipal N.º 8.483, de 29 de setembro de 2006, com as alterações introduzidas pela Lei Municipal nº 8.537, de 20 de junho de 2007, Edital de Convocação e Resoluções N.ºs 021/2009 e 023/2009 torna público a quem possa interessar a relação dos candidatos homologados para o processo de escolha dos conselheiros e conselheiras tutelares do município de Goiânia/GO, gestão 2010 – 2013.
REGIÃO CENTRO-SUL NÚMERO DO CANDIDATO NOME COMPLETO DOS CANDIDATOS DA REGIÃO CENTROSUL
NOME PARA URNA DOS CANDIDATOS DA REGIÃO CENTRO-SUL
100 Amarildo Pereira Filho Amarildo Filho
101 Ângela Meireles de Souza Rodrigues Angela - Assistente Social
102 Aureo Prego Aureo Prego
103 Carla Maria de Castro Santos Carla Castro
104 Dalva Nogueira dos Santos Marques Dalva Nogueira
105 Divina Pereira dos Santos Professora Divina
106 Edson Marcelo Silva Edson Automóveis Junior
107 Elaine Dias de Freitas Eláine Dias
108 Emilinha Lourenço de Souza Emilinha Lourenço
109 Glauco Borges de Araújo Glauco Borges
110 Honias Freitas da Silva Honias Freitas
111 Igor Recelly Franco de Freitas Igor Franco
112 João Batista Martins de Oliveira Joãozinho
113 Jônatas Resende de Oliveira Pr. Jônatas Resende
114 Karine Rodrigues Santos de Almeida Karine esposa do Rael
115 Lucimar Batista de Oliveira Lucimar do Posto Saúde
116 Magaly Rosana Wichert Ana Magaly Wichert Ana
117 Mara Sandra Parente Lemos Silva Mara Sandra / Filha do Benzinho
118 Marcelo Bernardes dos Reis Marcelão
119 Marcus Vinicius Fonseca Dias Marcus Vinicius
120 Maria das Dôres Dolly Soares Dolly Soares
CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
PRAÇA SANTOS DUMONT, ESQ. COM A AVENIDA REPÚBLICA DO LÍBANO, Nº 185
Settor Aeroportto – 74070-040 – Goiiâniia – Goiiás
Telefax: ((62)) 3524--2601 e 3524--2602 – http://www.cmdca.go.gov.br/
Página2
121 Maria de Jesus Lopes da Silva Rodrigues Maria de Jesus
122 Maria dos Remédios da Silva Maria dos Remédios
123 Maria Rosa Bravo Becerra Rosa Bravo
124 Mauro Pereira Mauro Pereira
125 Neide dos Santos Neide da Creche
126 Neila Gabiane Silva Martins Gabi
127 Rafael Rodrigues Lopes Rafael Rodrigues
128 Roselei Monteiro de Sá Galhardo Rose
129 Silvio Antônio Gomes dos Santos Capitão Santos
130 Sinomar Martins Cabral Sinomar Cabral
131 Suzeth Muniz de Oliveira Suzeth da Cristal Celular
132 Tânia Barbosa Linhares Ribeiro Tânia
133 Teófilo José Luiz da Silva Teófilo José
134 Terezinha Ribeiro da Silva Professora Terezinha
135 Thiago de Souza Lima Borges Thiago Lima
136 Valdivino de Almeida Mariano Bino
137 Vantuir Oliveira Nascimento Vantuir Oliveira
138 Vera Lúcia Gonçalves de Melo Verinha
139 Viviane de Souza Morgado Viviane Morgado
140 Wanderley Faustino Ferreira Wanderley
141 Wanderson Marinho Alves dos Santos Wanderson Marinho Presidente da UMSU
REGIÃO NORTE NÚMERO DO CANDIDATO NOME DOS CANDIDATOS DA REGIÃO NORTE
NOME PARA URNA DOS CANDIDATOS DA REGIÃO NORTE
200 Adielson Oliveira de Souza Adielson
201 Ana Maria Rodrigues Santos Professora Ana
202 Carmo José de Freitas Carmo da Canadá
203 Cíntia Pinheiro Magalhães Cintia Paraíba
204 Claudia Celina da Silva Lemos Claudia Lemos
205 Daniela Paula de Freitas Fernandes Daniela da Gilka
206 Denair Sagrilo Dê – a amiga das crianças
207 Edna Vaz Edna Vaz
208 Eirismone da Silva Marcelo dos Santos Eirismone
209 Ercilia Costa Campos Professora Ercilia
210 Eulália Gonçalves de Oliveira Eulália Gonçalves
211 Gilvan Pereira Rodrigues Gilvan Pereira
212 Jorge Luiz de Souza Jorginho – Filho do Jorge do Hugo
213 José Lindomar Amâncio Professor Lindomar
214 Joselita Alves Barbosa Jô
215 Julinete Santana de Sousa Siqueira Professora Julinete
Página3
216 Karoline Mota Loiola Karol Mota
217 Kátia Macedo Almeida Silva Kátia Macedo
218 Lazara Zita Rodrigues de Oliveira Lázara Zita / Irmã Lázara
219 Leonardo José Moreira Pr. Léo
220 Lucia Ribeiro Viana Duarte Lúcia Viana
221 Marlene de Brito Marlene de Brito
222 Mary dos Santos Coimbra Mary dos Santos
223 Natalina Franca Macedo Tia Natalina
224 Paulo Henrique Rodrigues Silva Paulo Henrique da Farmácia
225 Rondinelly Rodrigues Barbosa Rondinelly
226 Rosangela Moreira Braz Rosangela da Ciclo Braz
227 Thiago Henrique da Silva Thiago Henrique
228 Vinícius Clementino Cirqueira Vinicius Cirqueira
229 Wanderson Odair Marçal Sirilo
REGIÃO LESTE NÚMERO DO CANDIDATO NOME DOS CANDIDATOS DA REGIÃO LESTE
NOME PARA URNA DOS CANDIDATOS DA REGIÃO LESTE
300 Albanita dos Passos Máximo Alba da Creche
301 Almir Rodrigues da Mata Almir da Mata
302 Ana Paula Rocha Marçal Ana Paula
303 Anderson Sales de Faria Anderson Sales
304 Ângela Maria Mendes Pereira Ângela Mendes
305 Benilton José de Barros Benilton Barros
306 Bruno Santiago de Oliveira Bruno Santiago
307 Cleomar Barbosa dos Santos Cleomar Barbosa
308 Fabianne Costa de Jesus Fabianne Costa
309 Fernando Luiz Oliveira Jacino Professor Neneca
310 Francisco Tavares Filho Irmão Francisco Filho
311 Goianira Ribeiro Cavalcante Goianira Cavalcante
312 Inêz Carolina da Silva Inêz Carolina
313 Iwalda Souza Póvoa Iwalda Póvoa
314 João Marcelino Ribeiro Marcelino do Cais
315 José Marcio da Silva Zé Márcio
316 José Orley de Oliveira José Orley
317 Junio Rodrigues Pinheiro Junio Pinheiro
318 Leandro Dias Barbosa Leandro Dias
319 Liliene Rabelo dos Santos Liliene Santos
320 Lucimara Aguiar Santos Martins Tia Mara
321 Mara Monteiro da Silva Mara Monteiro
322 Maria das Graças Oliveira Graça da Saúde
Página4
323 Marilon Lopes Santana Marilon
324 Núbia Régia Rodrigues Severino Núbia Régia
325 Patrícia Ferreira Neres Vieira Patrícia Neres
326 Paulo Sérgio Simão Junior Renunciou
327 Valdemir Ferreira Gomes Filho Valdemir Ferreira Filho
328 Vicente Gomes Machado Vicente
329 Wilma Gleice de Lima Lopes Wilma Gleice do CAIS Chác. do Governador
330 Zenólia de Matos Guimarães Silva Professora Zenólia
REGIÃO OESTE NÚMERO DO CANDIDATO NOME DOS CANDIDATOS DA REGIÃO OESTE
NOME PARA URNA DOS CANDIDATOS DA REGIÃO OESTE
400 Alessandra Borges de Freitas Alessandra Borges
401 Andréia Santos Barbosa Andréia Barbosa
402 Arizio Ribeiro dos Santos Arizio Ribeiro
403 Charles Magno Ferreira Matos Charles Matos
404 Cicera Ferreira Brandão Cicera Brandão
405 Cleusa Maria Leal Silva Cleusa
406 Darci Rodrigues de Rezende Darci Rezende
407 Deliane de Campos Machado Deliane Campos
408 Derlei Maria de Assunção Paiva Derlei Assunção Paiva
409 Dinorá Laurinda Miranda Rodrigues Dinorá
410 Eulinda Rodrigues Cordeiro de Souza Eulinda da Creche El-Shaddai
411 Fabiana Pires Guimarães de Morais Fabiana Pires
412 Gerley Lopes Cardoso Renunciou
413 Guilhermino Pereira Cardoso Irmão Cardoso
414 Jair Mendes da Paixão Junior Professor Jota
415 José Francisco Reopção deferida para a Região Campinas
416 Julio César de Oliveira Santana Professor Júlio
417 Killder Kosme da Rocha Killder Rocha
418 Kilzis Sterfany de Novais Rodrigues Kilzis Novais
419 Lena Luzia Pinheiro Rosa Silva Leninha
420 Luane Luzia de Araújo Diogo Luane Diogo
421 Marcelo Erick de Paula Marcelo Erick
422 Maria José Zeferino Machado Professora Maria José
423 Mariana da Costa Amorim Mariana Amorim
424 Martha Pereira Neves Martha Neves
425 Meirelane de Morais Meire
426 Olegário José Marinho Olegário
427 Omar Borges de Sousa Omar
428 Polyana Pereira Rosa Sena Renunciou
Página 5
429 Rosilda Souza Costa Rosilda Costa
430 Sandra Maria de Souza Sandra Maria
431 Vera Lúcia Freire de Sousa Verinha
432 Wagner Oliveira Santos Wagner Oliveira
433 Wagner Silva da Costa Wagner Tático
434 Wesley da Costa Teodoro Wesley Costa
435 Weuler Rosa de Almeida Weuler Rosa
436 Wilson Sodré de Oliveira Wilson Sodré
437 Zenit Vaz de Oliveira Zenit
438 Sebastião Viana Correa / Liminar Protocolo
nº 039.2009.042.801-0
Seba Excluído por decisão judicial, sentença
autos nº 039.2009.042.801-0
REGIÃO NOROESTE NÚMERO DO CANDIDATO NOME DOS CANDIDATOS DA REGIÃO NOROESTE
NOME PARA URNA DOS CANDIDATOS DA REGIÃO NOROESTE
500 Adicélia Francisco Duarte Alves Missionária Adicélia Duarte
501 Admilson Aduardo Bispo de Souza Pastor Admilson
502 Alex Alves Moreira Alex Lobozinho
503 Alexandre Fernandes Neto Alexandre Neto
504 Aparecida Pereira Sol Cida Agente de Saúde esposa do Itamar
505 Carlos Elias Santos Lima Carlos Elias
506 Danielle Cota Couto Danielle Cota Couto
507 Denise Rodrigues de Oliveira Professora Denise
508 Edson dos Santos Edson dos Santos – Chiquim
509 Elaine Aparecida Leão Reopção deferida para a Região Campinas
510 Geraldo Joaquim de Souza Geraldo de Souza - Economisa
511 Igor Thiago Albuquerque Igor
512 Jean Carlos Lopes Kojima Jean Kojima
513 José Aparecido de Oliveira José Aparecido
514 José Nilton Ribeiro de Sousa Professor José Nilton – Zezão
515 Luis Carlos de Oliveira Santos Luis Carlos
516 Manoel Luiz Peixoto Araujo Manoel Luiz
517 Mara Leana de Castro Nascimento Tia Mara
518 Neide Germano dos Santos Neide
519 Neuma Furtado Neuma Furtado
520 Nilva Alves de Araujo Nilva Alves
521 Osvaldo Sousa Galvão Osvaldo Galvão
522 Pedro Carlos Dantas Silva Dantas Pr. Pedro Dantas
523 Renilton Borges Santana Renilton Filho da Irmã Ranulfa
524 Rosimeire Rabelo Amorim Rose
525 Sergio Emanuel Pereira Franco Professor Sérgio/Soldado Emanuel
Página 6
526 Silvana Gainor da Fonseca Toledo Pra. Silvana
527 Uérica Agapito Pereira Uérica Agapito Pereira
528 Valdomiro Borba de Freitas Valdomiro Borba
529 Wesley Martins de Sousa Wesley Sousa
REGIÃO CAMPINAS NÚMERO DO CANDIDATO NOME DOS CANDIDATOS DA REGIÃO CAMPINAS
NOME PARA URNA DOS CANDIDATOS DA REGIÃO CAMPINAS
600 Adjanete Socorro de Menezes Adjanete Socorro
601 André Luiz Coimbra Professor André Coimbra
602 Antônio Teodoro de Resende Professor Antonio Resende
603 Carlos Antônio Caetano Carlos Caetano
604 Célia Maria Miranda Célia
605 Cleide Maria Vieira Roque Cleide Maria
606 Diego de Carvalho Peres Professor Diego Peres
607 Divino Salviano de Azevedo Divino Azevedo
608 Elza Donizete de Oliveira Elza do Posto de Saúde J. Braz
609 Floriaci Rosa de Jesus Floriaci
610 Franquiemerson Feitosa de Sousa Professor Frank Feitosa
611 Guterman Souza Carvalho Guterman
612 Jaldo Sousa Galvão Galvão
613 Jane Pereira Braga Jane Braga
614 Jorge da Silva Pereira Jorge Pereira
615 Juarez Mariano de Almeida Juareizinho do Solange Park
616 Leidimar Ribeiro de Souza Leidimar do Goiânia Viva
617 Letícia Parreira Barros Professora Letícia Barros
618 Lorena Rodrigues Siqueira Lorena Siqueira
619 Luan Deodato Machado Alves Luan Alves
620 Lucas Celestino de Souza Lucas Celestino
621 Magno Pereira Lima Professor Magno
622 Maria de Lourdes Barros Martins Maria de Lourdes
623 Michelle Soares Cabral Michelle Cabral
624 Milton de Sousa Milton Passo Preto
625 Mirian Sander Cabral Vieira Mirian Sander
626 Neliton Figueiredo Neliton Figueiredo
627 Osvaldo da Rocha Osvaldo Rocha
628 Renato Rodrigues de Oliveira Renato Rodrigues
629 Ronilson de Souza Reis Ronilson Reis
630 Samuel Gomes Lima Samuel Lima
631 Saulo Bezerra Coelho Pr Saulo Bezerra
632 Thiago de Melo Lopes Thiago de Melo
Página 7
633 Vera Lucia Pereira da Silva Verinha
634 Virginia Valéria Fernandes de Santana Virginia Santana – Gina
635 Welington Ordones de Almeida Jorjão
636 Wenn Athilla Nunes Athilla Nunes
637 Elaine Aparecida Leão Elaine Leão
638 José Francisco Zé Francisco
LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO A SEGUIR:
Os (as) Conselheiros (as) Eleitos (as) das Regiões Noroeste e Campinas tomarão
posse, somente, no dia 25 de maio de 2010 (terça-feira). Item 34, da Resolução nº
021, de 10 de março de 2009 do CMDCA/GOIÂNIA-GO SALA DE SESSÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, em Goiânia, Goiás, aos vinte e cinco dias do mês de setembro do ano de dois
mil e nove (25/09/2009).
TITULARES DA COMISSÃO ELEITORA EM ORDEM ALFABÉTICA
Adriam Rodrigues da Silva – Presidente da Comissão Eleitoral
Claudia Maria de Oliveira
Eulange de Sousa
Lola Sandra Monteiro Borges
Maria Madalena Rodrigues
Norma Aparecida Cardoso
Renato Meneses Tôrres
SUPLENTES DA COMISSÃO ELEITORAL EM ORDEM ALFABÉTICA
Cecília Maria Borges
João Gilberto Caminada Gomes
Maria Isabel Silva Lima
Maristela de Castro Jardim
Núzia de Oliveira
Stefania Cristina de Souza Nolasco
terça-feira, 6 de outubro de 2009
CONVITE do Dep. Tiãozinho Costa
Prezado (a) Senhor (a),
Convidamos Vossa Senhoria para participar da Semana Mundial da Alimentação, a realizar-se no período de 13 a 16 de outubro/09, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. A semana é uma realização da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, em parceria com o Centro de Cultura e Intercâmbio e instituições ligadas ao setor.
A programação contemplará: palestras, oficinas, saraus, exposição de gêneros alimentícios e visitas de unidades escolares e no dia 15/outubro, a partir das 14h, teremos a “Caminhada em Defesa da Alimentação”, que sairá da Praça Cívica em direção a Assembleia Legislativa, onde acontecerá, às 15h 30min, um Fórum de Debates que contará com grandes nomes do cenário nacional.
Durante a semana, estará à disposição dos participantes do evento um stand para a arrecadação de alimentos. Assim, solicitamos de Vossa Senhoria que divulgue junto a sua equipe a campanha de arrecadação, solicitando a contribuição de 1 kg de alimento não perecível para que, ao final do evento, os mesmos sejam entregues a uma instituição filantrópica.
Contamos com a sua participação!
Evento: Semana Mundial da Alimentação
Período: 13 a 16 de outubro/09
Local: Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Atenciosamente,
Dep. Tiãozinho Costa
Presidente
www.tiaozinhocosta.com.br
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Programação musical TV Brasil
O programa Segue o Som, exibido as segundas às 18h, sextas às 19h e em reprise aos sábados, às 20h apresenta clipes de todos os estilos de música e promete inovar apostando na interatividade com o público. Os telespectadores poderão, por exemplo, enviar sugestões de artistas, clipes, blogs, além de seus próprios videoclipes para serem exibidos, ajudando assim na construção da identidade do programa.
O Alto Falante, produção da Rede Minas exibido as quartas, às 17h30 e aos sábados, às 20h é uma revista eletrônica musical voltada para a música pop, que apresenta notícias e reportagens sobre shows, artistas e novidades sobre o mercado fonográfico.
Já o Sinfonia Fina, em seus dez episódios, que exibimos quarta-feira à 00h e sexta às 23h45 é produzido pela TV Cultura de São Paulo em parceria com o Conservatório de Tatuí, apresenta uma mistura entre música erudita e popular, com uma linguagem jovem que promete agradar a todos os públicos.
Os já consagrados, A Grande Música, Samba na Gamboa, Cena Musical, Viola minha Viola e Som na Rural agora serão exibidos em novos horários.
Samba na Gamboa – Terça-feira, às 22h
Cena Musical – Quinta-feira, à 00h
A Grande Música – Sábado, às 15h e em reprise segunda-feira, à 00h10
Viola minha Viola – Domingo, às 09h
Som na Rural – Domingo, às 18h30
Como Sintonizar
Rio de JaneiroCanal 2 / VHF AnalógicoCanal 32 / UHF AnalógicoCanal 41 / UHF DigitalCanal 18 / NET CaboCanal 116 / Sky-DirecTVCanal 181 / TVA
Distrito FederalCanal 2 / VHF AnalógicoCanal 15 / UHF DigitalCanal 16 / NET CaboCanal 116 / Sky-DirecTV
MaranhãoCanal 2 / VHF AnalógicoCanal 34 / UHF DigitalCanal 18 / NET CaboCanal 116 / Sky-DirecTV
São PauloCanal 63 / UHF DigitalCanal 4 / NET Cabo DigitalCanal 116 / Sky-DirecTV
Satélite - Transmissão DigitalSatélite C-2Frequência: 3656Banda L: 1994Polarização: verticalSymbol rate: 3930 FEC: ¾
Satélite - Transmissão AnalógicaSatélite C-2Frequência: 3750Banda L: 1400Polarização: Horizontal
EBC BrasíliaDepartamento de Comunicação e MarketingSCRN 702 / 3 Bloco B - Brasília/DF - 70720-620Telefone: (55 61) 3327.4221Rio de JaneiroRua da Relação, 18, 5º andar – Lapa – Rio de Janeiro/RJ – 20231-110Telefones: (55 21) 2117.6230 / 2117.6243 / 2117.6208 / 2117.6200Ramais: 6212 e 6225comunicacao@tvbrasil.org.br
domingo, 27 de setembro de 2009
Prostituição infantil
Um fato que é incontestável é que a rede de prostituição infantil no Brasil continua sem solução, talvez isso ocorra porque este tipo de negócio transformou-se no terceiro mais rentável comércio mundial, atrás apenas da indústria de armas e do narcotráfico. Este é um daqueles temas que houve-se muito, mas sabe-se muito pouco. Não é por menos que o problema que vem preocupando, não só o governo brasileiro, mas também do mundo inteiro.
Como toda atividade clandestina, a prostituição infantil sempre foi abafada. Na visão da grande maioria das pessoas, não só dos leigos como também dos instruídos, acredita-se que os principais clientes que procuram pelos serviços das menores sejam os turistas estrangeiros, que vem para o país e se encantam com as mulheres semi-nuas que encontram nas praias e, por quê não, nas ruas. No entanto, o trabalho da polícia mostra que a maioria dos clientes são brasileiros de classe média alta e rica, empresários bem sucedidos, aparentemente bem casados e, algumas vezes, com filhos adultos ou crianças. Além dos empresários estão, também, na lista, os motoristas de caminhão e de táxis, gerentes de hotéis e até mesmo os policiais.
Já do outro lado, prova-se que as meninas são pobres e que moram em uma total miséria na periferia. A primeira relação sexual pode ter ocorrido com o próprio pai, padrasto ou até mesmo seu responsável aos 10, 12 ou 17 anos. Por este motivo as pesquisas demonstram que a garota até poderia tolerar por mais tempo a pobreza e a miséria, mas o que ela encontra em casa é a violência, o abandono e a degradação familiar. Para elas, talvez, seja mais fácil encontrar as dificuldades da prostituição nas ruas do que enfrentar os distúrbios de homens, que ao invés de dar-lhes proteção, abusam delas sexualmente.
Algumas vezes a mãe não sabe o que acontece ao seu redor, acredita que sua filha possa estar trabalhando em algum lugar gdecenteh e não tem a mínima ideia de que ela possa estar fazendo programas. Já em outros casos, os próprios pais as levam para se prostituirem. É um trabalho rentável e que gera lucro à toda família, sendo a garota a única prejudicada. Assim, as meninas prostituídas passam a apresentar numerosos transtornos orgânicos e psíquicos, como por exemplo baixa auto-estima, fadiga, confusão de identidade, ansiedade generalizada, medo de morrer, furtos, uso de drogas, doenças venéreas, irritação na garganta e atraso no desenvolvimento.
Além da degradação moral de toda espécie humana, a onda de pedofilia está contribuindo para criar uma geração precoce de portadores do vírus da AIDS, já que as crianças, mais frágeis fisicamente, estão propensas a sofrer ferimentos durante o ato, o que facilita a infecção. Adicionando à posição de inferioridade, que não as dão direito de exigir do parceiro o uso de preservativos.
Existem leis que obrigam os motéis e estabelecimentos similares a entrada de menores de 18 anos. No entanto, como todas as leis, esta também não é cumprida. Os casais entram nestes lugares sem o mínimo de intervenção, por esse motivo os homens podem entrar não só com uma menor mas duas ou três, depende de seu gosto e sua disposição.
O homem na construção familiar
Para o pastor Saulo da Igreja Assembléia de Deus, o homem é o alicerce do lar, ele deve ser respeitado e a mulher tem o seu papel de cumprir a risco as funções de mãe, dona de casa e esposa e assim elas aceitam como manda as leis do matrimônio. Já a sua esposa dona Maria Aparecida , chega a discordar de tal atitude do marido ela acredita que seria bom os dois trabalharem e assim melhorar a situação financeira do casal.
Afinal, a mulher por sua vez, depois de grandes lutas para conseguir direitos iguais, acaba sofrendo bruscamente na hora de levar uma vida de dupla jornada, entre casa e a sua vida profissional. Muitos homens querem ainda ter o controle sobre o sexo frágil, este que não é mais poupado e não admite o controle masculino. Começa então o conflito da relação, colocando em jogo princípios que nenhum dos dois querem abrirem mãos. Todos querem conquistar o seu espaço no mundo globalizado. Liberdade financeira, direito de ir e vir sem dar explicações ao parceiro é a bomba prestes a explodir.
O senhor Carlos Alberto é um exemplo de pai que convive com as diferenças do mundo moderno. Todos os dias sua esposa Kelly Inácio, sai às 05h00 da manhã e só volta as 13h00, depois que o almoço já pronto e as crianças estão na creche. Eu faço de tudo um pouco, afinal minha baixinha tem dupla jornada e nem por isso me envergonho do meu papel de homem. Estamos caminhando para isso. Queremos vencer e compreensão é tudo nessa hora, apesar que sacrificamos os nossos momento à dois.
Mas vale a pena preservar nos objetivos de se construir uma família. Num mundo em que hoje as pessoas consideram esta uma instituição falida. O que se deve levar em conta é que as leis de Deus prevalecem e segurança na vida caminha para uma prosperidade em grupo e na construção de um mundo bem melhor, a base de um bom diálogo entre ambos que ocupam um mesmo espaço e respiram o mesmo ar. Família ainda é o melhor alicerce.
Os gêneros identificados nos programas radiofônicos:
Informativo: Noticiário – Entrevista – Fórum (mesa redonda).
Interpretativo: Documentário
• Opinativo
• Editorial
• Coluna
• Crônica
• Caricatura
Curiosidade:
Você sabia que as cantoras do rádio eram consideradas como “Mulheres de vida fácil”, mulheres que gostavam de beber.
De tanto ganhar nos festivais, elas foram vetadas dos festivais. Como meio de sobrevivência, foram trabalhar em uma loja de Lâmpadas e lá elas distraíam todos Cantando e como punição foram despedidas de suas funções.
Mas não teve outro jeito. O rádio incorporou-se ao cotidiano das pessoas do mundo inteiro. Criando dia após dia uma integração jamais vista na História da Comunicação. O rádio foi capaz de transformar a massa amorfa de ouvintes na força agregada da paixão política e informação nas guerras que marcaram época na história mundial.
O rádio, esse veículo de suma extraordinária importância sonora responsável de programas de entretenimento, educação e informação, músicas, notícias, discussões, informações de utilidade pública, humorístico, novelas, narrações de acontecimentos esportivos e sociais, entrevistas e cursos são os gêneros básicos dos programas.
Com os avanços das leis o rádio passou a ser visto de maneira diferente com o passar dos tempos. Os serviços prestados mediante concessão do Estado, que o considera de interesse nacional, hoje opera dentro de regras preestabelecidas em Lei, regulamentos e normas.
A legislação brasileira admite hoje exploração comercial (emissora comercial) ou sua utilização para fins exclusivamente educativos (emissoras educativas). Quanto à programação, há emissoras que oferecem variedades ao público ouvinte (programação em mosaico) e outras que se dedicam, basicamente, a um tipo de oferta ou serviços (programação linear).
Por tudo isso e muitas punições de colegas de profissão, o rádio; o pai de todos os veículos de comunicação existe com tamanha democracia graças a grandes nomes que lutaram e na sua grande maioria foram punidos para um dia ser o que é hoje um divisor de informação democrático junto a sociedade.
A globalização
As dimensões mudaram, embora de um modo tanto quanto desigual. Enquanto por exemplo alguns evoluíram, outros se tornam mais locais no caso da política, na educação e na saúde. As cidades; Rio e São Paulo se tornaram o centro dos grandes desenvolvimentos tecnológicos. As metrópoles se reordenam não num simples fato de globalização mais sobre tudo nas dimensões especiais (ou seja do espaço a que compõe uma sociedade).
Os movimentos financeiros, ainda navegam nas ondas da telefonia, via satélite, o médico de família, a escola no entanto continuam na mesma distância, ainda perdemos tempo no trânsito para assim resolvermos pequenos problemas de nosso bairro e conseqüentemente os aspectos da realidade política, social, econômica ou cultural passam a obedecer espaços e tempos, os jornais precipitam e são promovidos pelas indústrias da mídia e estas expandem dia após dia para outras regiões fora de seus países de origem. Ex: Warner Comunicação CNN e maioria na América, Europa Ocidental, Austrália e Japão.
Os produtos mídia são distribuídos não só no mercado doméstico, mais no mercado global. Ex: EUA – com filmes Rede Globo com as novelas etc.
O Rádio teve a sua extrema importância até a chegada da TV, com livre acesso a informação e a imagem, a família segue então essa opção prática.
Portanto essa globalização da Comunicação segue distintos caminhos, agora resta saber se os receptores vão fazer, entender, e incorporar no seu dia, nas suas rotinas trabalização – Linguagem com sobrevivência. Destribalização – Escrita. Retribalização – Imprensa perde o seu monopólio.
Como realizar o levantamento dados:
2 – Selecionar as obras de maiores relevâncias e elaborar para cada uma a ficha de identificação bibliográfica – assunto seguindo as normas abaixo:
Cabeçalho – informar nome do autor da obra, da seguinte forma:
Ex: Willian Bonner – Jornal Nacional
BONNER, Willian
Na segunda linha escrever o título da obra. Saltar uma linha e identificar o local da publicação, a editora e o ano da publicação.
Ex: Teorias do Jornalismo
São Paulo: Atlas, 2003.
OBS: Quando não existe data da obra, escreve-se s/d (sem data).
Quando for mais de um autor você cita:
FERREIRA Adriana R; BONNER, Willian et Alli (e outros)
Quando for um livro escrito por vários autores, destaca-se o mentor da ideia.
FERREIRA, Adriana R d, (org).
Textos com duplo sentido
Lendo de traz para frente mostra outro sentido.
Não te amo mais.
Estarei mentindo dizendo que
ainda te quero como sempre quis.
Tenho certeza que,
nada farei em vão.
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada.
Não poderia dizer jamais que
Alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci
E jamais usarei a frase:
Eu te amo
Sinto; mas tenho que dizer a verdade
É tarde de mais.
A Lua
A frase: ¨As pessoas não morrem; vão de uma casa para outra¨é a história imaginária que gira em torno dessa vida.
O mistério é simples. A criança criou aquilo que foi oferecido à ela ¨A Lua¨.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
SAÚDE E BELEZA.: Beleza tratada com carinho
Beleza tratada com carinho. É assim que dia após dia, inúmeras pessoas buscam nas clínicas de estéticas os mais avançados tratamentos, desde contra Acne; Celulite; Estrias; Edemas; Flacidez; Gorduras localizadas; limpeza de pele, Manchas; Prevenção contra o envelhecimento; Pós cirúrgicos; Massagens (modeladora, relaxante, terapêutica); Clareamento (Facial, axilas, virilhas e corporal) entre outros. Tratamentos estéticos que na sua grande maioria devem estar sempre associados a uma boa nutrição, para obter os melhores resultados. É necessário que haja acompanhamento nutricional, para que os resultados sejam rápidos e duradouros.
Para saber mais acompanhe as dicas importantes da Fisioterapeuta especializada em Dermato-Funcional Dulce Kran da Bella Vita Estética na cidade Goiânia nesta entrevista concedida ao blog.:rosarodriguesjornalistaeradialista.blogspot.com e à Revista Hoje.
Rosa Rodrigues – Quando o cliente/paciente não têm resultados satisfatórios nos tratamentos estéticos o que recomenda?
DR. Dulce Kran - A regra é clara: Faz-se necessário rever a ficha de anamnese, afim de ajudá - lo a alcançar seus objetivos. É preciso ter em mente cuidados especiais com a alimentação é fundamental. Uma pessoa por exemplo que tem a necessidade de ingerir doce, há uma dificuldade maior para realizar tratamentos de gorduras localizadas, estrias, celulite e rugas.
Rosa Rodrigues – Essa dificuldade ocorre por que?
Dr. Dulce Kran - Isso ocorre pela deficiência de Cromo e os alimentos mais indicados são cereais, nozes, espinafre e cenoura. Outra dica é retirar doces, leite e derivados do leite, e tomar pelo menos 3 litros de água por dia, podendo também tomar sucos ou chá preparados por Chá Branco ou Chá Verde.
Rosa Rodrigues – Dr. Dulce por que pessoas que apresentam sintomas de fraqueza, também estão propícias a terem mais dificuldades na resposta dos tratamentos estéticos?
Dr. Dulce Kran - Porque existem uma carência de Ferro e Vitaminas A,C e E. Portanto recomenda-se adotar uma alimentação rica em verduras, frutas e carnes magra.
Rosa Rodrigues – Problemas tais como inchaços, gases, problema intestinal também interferem nos tratamentos estéticos?
Dr. Dulce Kran – Atrapalha e muito! Esses sintomas dificultam no tratamentos de acnes, celulite, revitalização facial e corporal pela grande falta de Lactobacilos vivos e adotar para uso diário o consumo de iogurte e coalhada é a melhor forma de aliviar os desconfortos. Isso vale para quem sofre com o Hipotireodismo (falta de Iodo) e que dificulta a resposta aos tratamentos de revitalização, rugas e lifting e o mais indicado para essas pessoas é o hábito de alimentar com peixe de água salgada, comer muita cenoura, abacaxi, pêra, algas marinhas e fazer uso do sal marinho.
Rosa Rodrigues - Mulheres são vaidosas e sofrem com as temidas celulites e quando não tem facilidade em perder peso sofrem mais ainda, isso porque a uma enorme retenção de líquidos que dificulta mais nos tratamentos. O que recomenda-se para essas pacientes?
Dr. Dulce Kran – Adotar alimentos ricos em Potássio, Ácidos graxos, Vitamina A, Sódio e Fósforo é a melhor maneira de amenizar o problema. O ideal é tomar muita água de coco, e ter no cardápio azeitona, pêssego, amêndoas, figo, nozes, coentro, linhaça, mamão, cenoura e acelga.
Rosa Rodrigues - Sintoma de unhas fracas, perda de cabelos e flacidez, também apresentam dificultam em tratamentos estéticos ?
Dr. Dulce Kran – Sim. Pacientes que vão fazer lifting e que praticam academia para obter enrijecimento corporal sofrem mais para a obtenção de resultados, isso porque a uma deficiência de Colágeno. O ideal é a pessoa adotar para o seu cardápio, alimentos como peixe, ovos e carnes magras. Seguindo corretamente as dicas nutricionais o corpo passa a obter forças para combater esses problemas.
Rosa Rodrigues - Dr. Dulce Kran a senhora sempre associa os tratamentos estéticos à alimentos riquíssimos. Qual é a recomendação em alimentos que a senhora faz para potencializar os resultados contra os Radicais Livres?
Dr. Dulce Kran - Os alimentos indicados são aqueles ricos em nutrientes antioxidantes com vitaminas C/E, betacaroteno, licopeno, isoflavona, zinco, silênio e maganês. A soja por exemplo contêm riquíssima fonte de isoflavona. E quando consumida com vitamina C, aumenta a resposta de antioxidante no organismo. O consumo de forma regular dá mais firmeza para os tecidos.
Rosa Rodrigues – Já falamos sobre problemas e alimentos ideais para o tratamento de acnes e celulites. Existem mais algumas recomendações para acelerar os resultados?
Dr. Dulce Kran – Lógico. O salmão por exemplo contém baixo teor de gordura, e é rico em ômega 3 e o seu consumo melhora no tratamento de acnes e celulites e quando acompanhado de um delicioso suco de laranja que além de conter perfeita combinação de vitamina C e flavonóides, esses nutrientes ajudam a manter a pele firme e prevenindo contra o envelhecimento precoce.
Rosa Rodrigues – É mito ou é verdade que o consumo de gengibre queima calorias?
Dr. Dulce Kran – É verdade. A gengibre acelera em 25% o metabolismo, fazendo o organismo queimar calorias de forma acelerada e combate a celulite. A cenoura também é rica em cálcio e fósforo e os nutricionistas indicam o seu consumo para melhorar as contrações musculares, por ter vitaminas B1 e B2, ela protege a pele e auxiliam a absorção das proteínas. E por conter pectina, auxilia no funcionamento intestinal e por ser rica em betacaroteno, um tipo de vitamina antioxidante ela combate o envelhecimento e acelera o bronzeado.
Rosa Rodrigues - O consumo de arroz integral além de ser um alimento rico em carboidratos, não foge de uma deliciosa dica de saúde e beleza por conter minerais e vitaminas B1. Por que tantas recomendações?
Dr. Dulce Kran – O consumo de arroz integral estimulam os músculos e o sistema nervoso. Oferece ótimo resultado em pessoas que fazem tratamento de rugas e flacidez. As fibras presentes na casca ajudam a reduzir o colesterol, reduz a taxa de açúcar no sangue e aumentam a sensação de saciedade. É indicado no tratamento de gordura localizada e celulite.
Rosa Rodrigues - A berinjela é indicada para quem deseja perder peso?
Dr. Dulce Kran – Sim. A berinjela é indicada para quem deseja perder peso e pode ser consumida em saladas, tortas, lasanha e sucos. E para quem adora uma salada de brócolis, esse alimento é antioxidante e ajuda a retardar o envelhecimento precoce, pois contém ferro, ácido fólico, e ajuda a prevenir a anemia pois é rico em betacaroteno e vitaminas C/E. Mas lembre-se; para se ter os melhores resultados de um tratamento estético, o certo é seguir as dicas de uma boa alimentação e ter confiança no profissional que cuida da sua imagem. Afinal ele é seu grande aliado para se conquistar em pouco tempo o verdadeiro milagre de um corpo e mente saudável.
Fonte: Dra. Dulce Alves Kran
Fisioterapeuta especializada em Dermato-Funciona
CREFITO 113207