terça-feira, 2 de março de 2010

A Terceira Idade chegou e agora?




A mesma imagem mantém sua beleza ganhando diferentes tratamentos, a melhor é apenas o começo de uma nova era, da renovação, sabedoria acumulada e cuidados.


Rosa Rodrigues

O tempo é um artista perfeccionista. Em poucos dias é capaz de desenhar uma flor: surpreendente explosão de vida... mas precisa de muitas décadas para esculpir uma árvore: no lento fortalecimento dos galhos, ela ganha um inusitado equilíbrio.

E, generosa, exibe sua maturidade oferecendo flores, frutos e sombra transparente aos homens... Com sua aquarela, o tempo escolhe tons leves para colorir o rosto da menina... E, pouco a pouco, com seu traço delicado, sublinha as emoções que vão enriquecendo a alma...

O tempo ensina os homens a plantar e colher uvas... E a preparar, pacientemente, o vinho...Para que, mais tarde, ele seja servido com calma e esmero, num ritual: degustá-lo é brindar à vida...

A natureza nos ensina a ter calma, paciência, capacidade de contemplação. A calma das mães que esperam seus filhos; a paciência dos idosos, que sabem que a esperança vale a pena; com o passar do tempo, a mesma imagem mantém sua beleza ganhando diferentes tratamentos.

O segredo da Terceira Idade é cultivar bons hábitos pois essa é a fase que coincide com a fase de menor disponibilidade dos filhos, no ápice de sua vida profissional – nada é mais precioso que o contato humano, a chance de conversar e atualizar-se na convivência com os mais jovens, oferecendo-lhes, em troca, o patrimônio de sua sabedoria.

Engana-se quem pensa que os vovôs e vovós estão agora em casa sentados na sua cadeirinha de balanço, usufruindo de tão poucos direitos conquistados pela Previdência Social (aposentadoria), ou outros benefícios.

A boa idade hoje está mais preocupada com seus hábitos alimentares, sua condição física, sendo cada vez mais estimulados a prática de exercícios físicos, horas adequadas para dormir e levantar, ler, viajar, estudar, passar uma parte do tempo ao lado dos familiares e porque não “trabalhar”.

Nossos idosos estão cada vez mais ativos, antenados com o mundo. Viveram suas infâncias - inocências; juventude - sonhos; a faculdade - conhecimentos; a guerra – terror; o casamento – felicidade; os filhos - realização; os netos – gerações; agora curtem o hoje e preocupados com o amanhã, a final aqui não é o fim da linha da vida é apenas o começo de uma nova era.

Depressão

O tempo deixa marcas físicas na pele; nos cabelos; ossos e marcas emocionais, as quais deixam 18% das pessoas em alguma fase da vida depressivas. Ao envelhecer estamos sujeito a 13 vezes à depressão, mais para isso existem tratamentos gratuitos a doença.

Para descobrir se você está com os sintomas da depressão preste atenção nos sintomas. Primeiro: observe se você passou o último mês chateado e desesperançado de tudo? Durante o último mês você passou a maior parte desinteressado de tudo? Se a resposta foi “NÂO” a ambas as perguntas é pouco provável que você tem a depressão.

Mas, se a resposta de alguma delas foi “SIM”, fique atento aos sintomas da doença: tristeza, insônia, medo de ficar sozinho, perda de interesse por coisas que gostava de fazer, calado, não gosta de sair de casa, falta de interesse para administrar a vida financeira, são alguns dos fatores que requerem imediatamente apoio de especialista.


É possível enfrentar a depressão, uma doença cada vez mais comuns entre os mais velhos para o aposentado e comerciante do Centro Comercial de Goiânia Belarmino França Melo , logo após aposentar ele procurou preencher o seu tempo, levando mais atendimento aos seus clientes, sem aquele dever primordial de levar o dinheiro para casa, hoje já não tem mais dependentes dos seus benefícios.

O seu maior prazer é trabalhar, sentir-se útil é uma prova de que vale a pena estar vivo e é a melhor forma de se renovar.

O Espetáculo tem que continuar

Retiro dos Artistas, Rio de Janeiro, 90 residentes que contribuíram para as artes do Brasil; na escultura, TV, teatro, dança, pintura ou nas atividades circenses, são recebidas com um tratamentos diferente pelo Instituto Embelleze.

A empresa todas as segundas-feiras promove um dia de transformação, com cortes e penteados, coloração, hidratação, lavagem dos cabelos e presentes mensalmente em kits de produtos de beleza.

Para o gestor de marketing da empresa Jomar Beltrame, “a beleza aqui é vista como uma força que promove a união da humanidade. Para nós a beleza não diz respeito só à aparência física, mas também às atitudes e ao estado de espírito”. Podemos transformar o mundo através da educação”, acrescenta.

De acordo com o ator goiano e presidente do retiro Stepan Necessian, essa é uma das formas de elevar a alta - estima desses artistas, já que eles passaram boa parte de suas vidas na frente de um espelho se maquiando e penteando para receber o grande público.

Artistas como Dercy Gonçalves, Agnaldo Timóteo, e Eloah Scavoni são alguns dos contemplados com esse dia de alegria, diversão, e até discussões de furador (a) de fila na hora de ser cuidados pelas voluntárias. Aqui é meu céu estrelado. Aqui encontrei paz e felicidade”, afirma a atriz Eloah, que é só sorriso!

Em Goiânia vitalidade entra em ascensão total quando o assunto é a terceira idade. Para o Drº César Barreto o que mais o satisfaz nas horas de descanso é “malhar”.

Preconceito

Um dos fatores mais preocupantes na Terceira Idade é o “preconceito” contra o idoso, no trabalho, no banco reservado no ônibus, pois o fato de ver cabelos brancos as pessoas já acham que são velhinhos e necessitam de pena e não é bem isso. A Melhor Idade precisa de respeito, seja onde for, principalmente na fila do caixa do banco ou supermercado, não importa.

A partir de agora passe a ver o lado bom da vida como mostraram nossos entrevistados, verdadeiros exemplos de que, o idoso não necessita de “pena” ou “favores”, e sim; de respeito e dignidade.

A Terceira Idade, Melhor Idade ou Boa Idade, são apenas formas que encontramos para falarmos de toda sabedoria acumulada que pode guiar os anos que estão por vir. Dedicando a um hobby; um novo trabalho; uma atividade artística, pois além da aposentadoria, ainda é possível, aprender, e esse aprendizado mobilizará potenciais adormecidos.

Entre o passado e o futuro; o tempo é o presente, que se renova a cada momento, generosamente. Esse contínuo renovar, é o portador das mudanças, o espaço das transformações.







Nenhum comentário:

Postar um comentário