O que é webjornalismo?
Com base na convergência entre texto, som e imagem em movimento, o webjornalismo pode explorar todas as potencialidades que a internet oferece. Sendo assim algumas teorias influenciam o webjornalismo, como o marketing, a teoria da comunicação, a teoria das imediações, a teoria da propaganda entre tantas outras teorias.
O que é ciberespaço?
É o ambiente criado de forma virtual. Através do uso dos meios de comunicação modernos, destacando-se entre eles a internet. Esse fenômeno se deve ao fato de nos meios de comunicação modernos, haver a possibilidade de pessoas e equipamentos trocarem informações dos meios das mais variadas formas sem preocupações.
O que Cibercultura?
A cibercultura procura estudar as relações sociais e a formação da comunidade em grandes ambientes de rede, que estão sendo ampliadas frente a popularização da internet e de outras tecnologias que possibilitam a interação das pessoas, se interessa pela dinâmica política e filosófica dos assuntos vividos por humanos em rede bem como na emergência de novas formas de comportamento e expressão.
O que é Intranet?
Sistema de rede interno criado a partir de tecnologias e ferramentas da internet, utilizando-a para a circulação de informações corporativas entre os participantes de uma determinada instituição. A partir de 1995, destacou-se nos EUA.
O que é Internet?
Rede de computadores de alcance mundial, formada por inúmeras e diferentes máquinas interconectadas em todo o mundo, que entre si trocam informações na forma de arquivos de textos, sons e imagens digitalizadas, software, correspondência (e-mail) newsgoups etc.
O que é Hipertexto?
Modo de organização e acesso de informações característico da web,operacionalizado através da linguagem de programação HTML. Na web cada documento (seja ele texto, imagem ou som) pode conter links (vínculos) que levem aos outros documentos, que por sua vez conduzam a mais outros e assim por diante.
O que Word Wide Web ?
É o sistema de troca de informações na internet em que os dados, organizados em forma de hipertextos. Sempre digitados no início da procura na rede (www).
As tecnologias causam impacto?
Não. Técnicas dão imaginadas, fabricadas e reinterpretadas durante seu uso pelos homens. Cada época pode usar e pensar as técnicas de uma forma diferente. Por trás das técnicas agem e reagem idéias, projetos de todos os segmentos.
A tecnologia é determinante ou condicionante?
Uma técnica é produzida dentro de uma cultura, e uma sociedade encontra-se condicionada por essas técnicas.
O que devemos a aceleração das alterações técnicas e a Inteligência Coletiva?
A velocidade de transformação é em sim mesma uma constante paradoxal da cibercultura. Ela explica parcialmente a sensação de Impacto. Aquilo que identificamos de forma grosseira; como “novas tecnologias” recobre na verdade a atividade multiforme de grupos humanos. Da mesma forma, quando os “impactos” são tidos como positivos, evidentemente a técnica não é a responsável pelo sucesso, mais sim aqueles que concederam, executaram e usaram determinados instrumentos. Portanto, quanto mais rápida é a alteração técnica, mais nos parece vir do exterior e o sentimento de estranheza cresce com a separação das atividades e a opacidade dos processos sociais. É aqui que intervém o papel principal da inteligência coletiva, que é um dos principais motores da cibercultura. Quanto mais os processos de inteligência coletiva se desenvolvem o que pressupõe, obviamente, o questionamento de diversos poderes, melhor é a apropriação, por indivíduos e por grupos, das alterações técnicas, e menores são os efeitos de exclusão ou de destruição humana resultante da aceleração do movimento tecno-social. O ciberespaço, dispositivo de comunicação interativo e comunitário apresenta-se justamente como um dos instrumentos privilegiados da inteligência coletiva. É assim, por exemplo, que os organismos de formação profissional ou de ensino a distância desenvolvem sistemas de aprendizagem cooperativa em rede. Grandes empresas instalam dispositivos informatizados de auxílio a elaboração e à coordenação descentralizada (os “group wares”).
A Inteligência Coletiva, Veneno e Remédio da Cibercultura. Por que dessa afirmação?
Em grego arcaico a palavra “pharmakon” que originou “pharmacie”, em francês, significa ao mesmo tempo veneno e remédio. Novo pharmakon, a Inteligência Coletiva que favorece a cibercultura é ao mesmo tempo um veneno para aqueles que dela não participam (e ninguém pode participar completamente dela, de tão vasta e multiforme que é) e um remédio para aqueles que mergulham em seus turbilhões e conseguem controlar a própria deriva no meio de suas correntes.
A infra-estrutura técnica do virtual é também conhecida como protocolos.
A emergência do ciberespaço, as tecnologias digitais surgiram, então, como a infra-estrutura do ciberespaço, novo espaço de comunicação, de sociabilidade, de organização e de transação, mas também novo mercado da informação e do conhecimento.
O tratamento
Do ponto de vista do equipamento, a informática reúne técnicas que permitem digitalizar a informação (entrada), armazená-la (memória), colocá-la à disposição de um usuário final, humano ou mecânico (saída).
Memória
A informação digital pode ser armazenada em cartões perfumados, fitas magnéticas, discos magnéticos, discos óticos, circuito eletrônicos, cartões com chips, suportes biológicos, etc.
Transmissão
Por discos, disquetes etc. on-line, estrada, trem, barco ou avião. 1º - Progresso da função de transmissão bruta (por fibras óticas) e estuda-se um laboratório a “fibra-negra” tão fina quanto um fio de cabelo, sendo responsável por mil vezes a capacidade de transmissão. 2º - Compressão e de descompressão das mensagens. - Compressão -,analisam as imagens ou os sons para produzir simplificações ou descrições sintéticas aos mesmos, que chegam a ser milhares de vezes menos volumosas que a codificação digital integral. - Descompressão – reconstrói a imagem ou o som a partir da descrição recebida,minimizando a perda de informação. 3º - Comutação por pacote, com mensagens recortadas em pequenas unidades do mesmo tamanho, os pacotes, cada um dos quais munidos de seu endereço de partida. Se, em determinado ponto da transmissão, algumas informações desapareciam, os roteadores, podem pedir que o remetente as envie novamente.
As interfaces
O terno “interfaces” é usado para todos os aparatos materiais que permitem a integração entre o universo da informação digital e o mundo ordinário, (teclados que permitem a entrada de textos e o fornecimento de instruções aos computadores, o mouse por meio do qual é possível manipular “com a mão” as informações na tela. A maioria dos aparelhos de comunicação (telefone, televisão, fax, copiadoras, etc), trarão, de uma forma ou de outra, “interfaces” com o mundo digital e estarão interconectadas.
Os programas
Os programas aplicativos permitem ao computador prestar serviços específicos a seus usuários. Os sistemas operacionais são programas que gerenciam os recursos dos computadores (memória, entrada e saída).
A programação
Os programas são escritos com o auxílio de linguagem de programação, códigos especializados para escrever instruções para processadores de computadores.
Do computador à cibercultura
Um computador conectado ao ciberespaço pode recorrer às capacidades de memória e de cálculo de outros computadores da rede (que, por sua vez, fazem ao mesmo), e também a diversos aparelhos distantes de leitura e exibição de informações.
O digital ou a virtualização da informação Sobre o virtual em geral
A palavra virtual consiste naquilo que existe apenas em potência e não em ato. Filosoficamente, virtual não se opõe ao real mas sim atual. É virtual toda entidade “desterritorizada”, capaz de gerar diversas manifestações concretas em diferentes momentos e locais determinados, sem com tudo estar ela mesma pressa a um lugar ou tempo em particular. Ex: a palavra. “Arvore” é uma entidade virtual, a palavra, “grão” é uma entidade real.
A cibercultura encontra-se ligada ao virtual de duas formas:
- Direta: a digitalização da informação pode ser aproximada da virtualização.
- Indireta: O desenvolvimento das redes digitais interativas favorece outros movimentos de virtualização que não o da informação propriamente dita.
O digital
Digitalizar uma informação consiste em traduzir-la em (números binários, 01 – 00,1), após terem sido tratadas, as informações codificadas em binários vão ser traduzidas (automaticamente,no sentido inverso, e irão manifestar-se como textos legíveis, imagens visíveis, sons audíveis, sensações, tácteis ou proprioceptivas, ou emoções de robô ou outro mecanismo. Assim sendo copiadas e transmitidas quase indefinidamente sem perda de informação já que a mensagem original pode ser quase sempre reconstituída integralmente apesar das degradações causadas pela transmissão (telefônica, hertziana) ou copia.
Processamento automático, rápido, preciso, em grande escala
Isso acontece porque as informações estão codificadas como números que podemos manipulá-las com tamanha facilidade: os números estão sujeitos a cálculos, e computadores calculam rápido.
Desmaterialização ou virtualização
Ex: Pegamos uma foto de uma cerejeira florida, obtida pela captura ótica da imagem e da reação química com cloreto de prata. Digitalizamos a foto com a ajuda de um scanner. Ela encontra-se sob a forma de números no disco rígido do computador. Neste caso a foto foi “desmaterializada”, já que a série de números é uma descrição muito precisa e não mais uma imagem bidimensional. O computador, então, não é apenas uma ferramenta e sim, mais para a produção de textos, sons e imagens, é antes de mais nada um operador de virtualização da informação.
Multimídia ou unimídia
1º - A mídia é o suporte ou o veículo da mensagem. O impresso, o radio, a televisão, o cinema ou a internet são exemplos. 2º - Termo “Multimídia” significa, em princípio, aquilo que emprega diversos suportes ou diversos veículos de comunicação. Conhecida hoje como duas tendências do sistema de comunicação contemporâneas a multimodalidade e a integração digital. A informação é tratada pelos computadores já não diz mais respeito apenas a dados numéricos ou textos (como era o caso até os anos 70), mas a imagens e sons. O termo remete ao movimento geral de globalização da digitalização que diz respeito, de forma mais imediata ou mais distante (o telefone, informática, disco-rígidos, cd e cd-roms.)...
Hiperdocumentos
Os Cd-rom (s) (capazes de armazenar uma enciclopédia de trinta volumes) são as formas de hiperdocumentos mais conhecidas do público no final dos anos 90. Hoje são os DVD (s) são capazes de armazenar seis vezes mais informações, o filme...
Simulações
Processo de análise de computador para avaliar planos de mídia, visando à escolha da melhor alternativa disponível segundo critérios de cobertura, distribuição de freqüência e custo.
Escala dos mundos virtuais
Pode simular fielmente o mundo real. Os usuários o exploram e o atualizam simultaneamente. E quando as interações podem enriquecer ou modificar o modelo, o mundo virtual torna-se um vetor de inteligência e criação coletivas.
A interatividade A interatividade vista como problema
A interatividade assinala muito mais um problema, a necessidade de um novo trabalho de observação, de concepção,e de avaliação dos modos de comunicação, do que uma característica simples e unívoca atribuível a um sistema específico: 1ª – Relação com a mensagem/dispositivo de comunicação. 2ª – Difusão Unilateral – imprensa/rádio/televisão/cinema/bancos de dados multimodais/ hiperdocumentos fixos. 3ª – Diálogo reciprocidade, telefone e videofone. 4ª – Diálogo entre vários participantes, correios eletrônicos, etc.
O ciberespaço ou a virtualização da comunicação
Navegação na Word Wide Web ou a caçada e a Pilhagem:
- Caçada – procuramos uma informação precisa, que desejamos obter o mais rapidamente possível. - Pilhagem – vagamente interessados por um assunto, mas pronto a qualquer instante de acordo com o clima do momento, não sabendo exatamente o que procuramos, mas acabando sempre por encontrar alguma coisa, derivamos de site em site, de link em link, recolhendo aqui e ali coisas do nosso interesse. De acordo com Pierre Lévy, o ciberespaço é o espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores. Acesso a distância e transferência de arquivos Por meio de correio eletrônico, e-mail...
Correio eletrônico
Pessoas ligadas a uma rede de computadores pode ter uma caixa postal eletrônica identificada por endereço especial, recebe mensagens enviadas por seus correspondentes e envia mensagens a todos aqueles que possuam um endereço eletrônico acessível através de sua rede.
As conferencias eletrônicas
É um dispositivo sofisticado que permite que grupos de pessoas discutam em conjunto sobre temas específicos. As mensagens são normalmente classificadas por assuntos e por sub-tópicos. A internet, permite o acesso a um número enorme de conferencias eletrônicas, que recebem o nome de News Groups ou News.
Da conferência eletrônica ao grouware
São bases de dados “vias”, alimentadas permanentemente por pessoas interessadas pelos mesmos assuntos e confrontadas umas às outras.
A comunicação através de mundos virtuais compartilhados.
A outros sistemas além daqueles que simulam uma interação no centro de um universo físico tridimensional. “realista” cujo aspecto visual é calculado de acordo com as leis da perspectivas ou seja, é possível haver comunicação através de mundos virtuais.
Navegações
Virtualmente, todos os textos formam um único hipertexto, uma única camada textual fluída. Por tanto qualquer tipo de pessoa com ou sem conhecimento de programação pode usar as funções de correios e de conferências eletrônica, ou consultar um hiperdocumento à distância dentro de uma mesma rede. Basta clicar nos botões corretos. Ou escolher as operações que se quer efetuar em um ”menu”.
Considerações gerais sobre webjornalismo
A internet começou distribuindo conteúdo de outras mídias, mas ela tem uma potencialidade muito maior, cada meio constrói sua linguagem baseada nas suas características.
Interatividade
- Jornal tradicional e webnotícia - E-mail - Faça seu comentário A notícia não é o fim, mas o começo de uma trajetória construída pelo próprio repórter.
Hipertexto
A leiteração lenear é característica da web. O texto não é lido completamente, desta forma é preciso que ele seja esquadradrinhável. - destacar palavras-chave - uso de subtítulos - primeira ideia por parágrafo - concisão (não enrole) - usar listas Som Vídeos – declarações Hiperligações - São os links Flash e 3D e 2D É um programa que faz imagens animadas na TV, flash gráfico Links – deve ser destacado por azul. Exemplos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário