domingo, 4 de setembro de 2011

Precisamos de educação em horário nobre


                                                                                                                             FOTO ARQUIVO DA INTERNET


Parabéns Rede Globo! A iniciativa de proporcionar o Globo Educação, Globo Ciência, Globo Ecologia, Globo Universidade e Ação, é sem dúvida uma ideia extraordinária. A população brasileira precisa. O que nunca entendi, é: Por que programas educativos fazem parte de uma grade de programação em horários em muitas das vezes inacessíveis.

Acredito que tem audiência, mais não basta. A educação no Brasil é péssima. As escolas estão deteriorando, já vi alunos estudando com guarda-chuva aberto dentro de sala de aula. Já vi crianças estudando debaixo de árvores, dentro de galpões, já vi... já vi... Chega!

Ao invés de programas sem nexo, outros canais deveriam acompanhar este mesmo raciocínio. A palavra de ordem deveria ser, a "educação" em primeiro lugar. Em horário nobre, é claro. Assustou com o que eu disse? Que pena! Talvez você também faça parte dessa maioria de preguiçosos no quesito aprendizado no Brasil.

Seria muito mais fácil termos a preocupação de selecionarmos pessoas cultas do que selecionarmos, bundas e peitos de silicone para ficar a frente de um programa de TV. Mais que pena, o Brasil, é esse país. E apelar mais do que isso, não tem como. Ou tem?

Só para se ter uma ideia, determinado programa de TV, está selecionando uma garota para ser repórter. Entre as candidatas somente duas ao meu humilde entendimento acadêmico cabia tal cargo, uma formando em radialísmo e outra jornalista que por sua vez a jornalista foi eliminada por esbarrar no quesito religião. Nada contra as duas. Pelo contrário; favorável.

No mais, fico analisando, peitos e bumbuns lindos, competições para natação, desfile de biquíni, festas com bebidas e boys, intrigas, e por ai vão as provas para em fim ser a escolhida uma pessoa, que hoje a tarde mal conseguiu cumprir a tarefa mais óbvia, "ENTREVISTAR" um convidado, exceto a radialista, que com sua ética profissional fez honra ao entrevistado.

Nos meus velhos tempos de rádio e TV e faculdade de jornalismo, não me lembro que meus amáveis e saudosos competentes professores tenham me indicado um cirurgião plástico, uma lista de bebidas alcoólicas e ensinado a furar o olho do meu colega para conseguir ser uma repórter, em outras palavras “SER JORNALISTA”. É uma pena que o meu diploma que custou R$ 96,648,00 venha ser esbarrado por uma bunda e um peitão de silicone em muitas emissoras. Quando digo R$ 96,648 de diploma é porque quando eu estudei paguei faculdade particular, comprei todos os livros para eu ler e fazer minhas análises, viajei, e participei de grandes congressos e rodas de debates voltados para o JORNALISMO. Portanto, se alguém pensou que comprei o meu diploma, desculpa a brincadeira, mas eu ESTUDEI.

Por isso é que digo; no Brasil, existe uma grande maioria de preguiçosos no quesito “EDUCAÇÃO”. É uma pena que Serginho Groisman, seja ouvido e assistido por tão poucos. Poucos, porém absolutos. Queremos mais de homens como ele. No programa Altas Horas, Serginho é simplesmente, na linguagem da galera, "o cara". Educação é necessária e a Rede Globo sendo esta detentora de alto poder de conquista de audiência procura manter-se nesse patamar de "cumprimento ao dever" como veículo de comunicação.
Já bastam esses políticos que querem ver a sociedade cada vez mais desinformada e sem compromisso com a educação. Precisamos contar com os veículos com poder de formar opinião e não alienados. De qualquer forma, parabéns pelos os programas Globo Educação, Globo Ciência, Globo Ecologia, Globo Universidade e Ação. Pena que tenho que revê-los pela a internet, o que para mim seria uma honra ver pela TV em horário nobre e claro com o absoluto Serginho Groisman.


Nenhum comentário:

Postar um comentário