domingo, 4 de setembro de 2011

Transporte coletivo goiano, uma vergonha


                                                                                                                                FOTO ARQUIVO DA INTERNET

Para pegar um ônibus hoje em Goiânia, é uma verdadeira pelegrinação. Nem todos os bairros têm pontos cobertos. Motoristas dirigem sempre correndo e atrasados, colocando em risco a vida de passageiros. Na Avenida 24 de outubro, no bairro de Campinas, a situação é constrangedora. Dias atrás presenciei uma jovem arremessada de dentro do ônibus ao um posto de orelhão, onde a mesma ficou caída no chão, enquanto o motorista fugia do local acelerado, sem prestar ajuda a passageira.

Outro fato aconteceu, entre às Avenida Mutirão e 85, por volta das 13 horas de uma as vésperas de um feriado prolongado. O motorista dirigia em alta velocidade quando jogava passageiros de um lado para o outro, quando ele queria, parava em alguns pontos de ônibus e recolhia os passageiros. Cansados de tanta humilhação, um senhor começou a chamar a atenção do motorista e como resposta, ouvimos que se não ficássemos quietos, íamos todos para o “inferno”.
Me diga: O transporte coletiva na sua cidade é assim? Porque em Goiânia, a situação está horrível. E verdade seja informada, entre os dias 9 e 17 de agosto o Serpes Pesquisas de Mercado e Opinião Ltda, divulgou pesquisa onde usuários do transporte público questionam as condições de funcionamento, limpeza, superlotação e segurança. Na verdade todos os quesitos da pesquisa relacionados ao transporte foram reprovados. Mas, ainda tem 20%, de usuários que aprovam o  mínimo, uma vez que não tem outra opção. 

Segundo declarações do Ministério Público (MP-GO) as empresas de transporte na capital se auto-controlam e o resultado, é essa tragédia.

Veja tabela de nota da pesquisa realizada pelo Serpes Pesquisas de Mercado e Opinião Ltda

Lotação - notas 7,8 –quanto mais próximo de 10, mais super
Usuários com nível superior – 84%
Usuários nível médio – 21%
Mulheres – 82%
Homens – 76%

Em resumo, a nota foi de 3,5 pelo péssimo serviço. Apenas dois em cada dez usuários dão nota superior a 5. Com apenas dois fatos mencionados no texto, dá pra se ter uma ideia, de como o povo goiano sofre, para chegar no trabalho, escola, faculdade, em casa, e ainda correm o risco de ficar sem fazer prova ou perder o emprego. É mole, ou você quer mais? Há, em 2012, tem eleições, e mais uma vez, você vai receber uma comitiva de candidatos na sua empresa, na empresa onde você trabalha, na escola, faculdade, vai ouvir o cachorrinho latir assustadoramente com visita inesperada daquele bom moço pedindo o seu valioso voto. E aí? Você vai acreditar? Conheço um candidato desse jeito, que há 4 anos atrás, posava de coitadinho querendo o seu voto e hoje para você vê-lo, basta ligar a TV, porque pessoalmente tomando cafezinho, visitando a sua casa, pode esperar dormindo, porque acordado, você vai cansar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário