Jornalista Rosa Rodrigues
O asssessor de Imprensa é especializado na leitura dos conflitos socias e na linguagem jornalística. Mantendo sempre alerta ao que que dizer e como dizer à quem vai transmitir a informação.
Ele é responsável em abrir os muros das organizações para o mundo, é o interlocutor interno que assumir a função de tradutor do olhar externo sobre a instituição.
O assessor detecta os movimentos e as reações das fontes internas no tratamento da mídia, por outro lado as organizações encaram o relacionamento com a imprensa da seguinte forma:
* Quais os efeitos da mídia na modelagem da imagem?
(Agenda sentting)
Ele é responsável em abrir os muros das organizações para o mundo, é o interlocutor interno que assumir a função de tradutor do olhar externo sobre a instituição.
O assessor detecta os movimentos e as reações das fontes internas no tratamento da mídia, por outro lado as organizações encaram o relacionamento com a imprensa da seguinte forma:
* Quais os efeitos da mídia na modelagem da imagem?
(Agenda sentting)
Coloca em xeque-mate a perspectiva das organizações de ancarar a imprensa como interlocutora central na comunicação com seus públicos. Fazendo entender-se como imprensa como uma entidade homogênia e indiferenciada.
* Por que a mídia exclui uns e valoriza outros assuntos?
(Valor da notícia)
OBS: O caso da faculdade e do beija-flor
* Como o público-alvo ou cluientes estratégicos são atingidos pela mídia?
(Opinião Pública).
Tentáculos da mídia
Quando uma organização estabelece relacionamento com a imprensa ativa e reativa (o pressuposto desses movimentos é que a "mídia tem poder", e nesse caso começa a percepção generaliuzada de que, publicada, a notícia tem efeito instantâneo, automático.
O assessor atua no calor dos fatos ele ajuda a construir a "Teoria Hipodermica" e cultive adeptos. Notícia boa é a ruim - O valor-notícia como lembra Nelson Traquina (1993): "O jornalismo tenderá a realçar os elementos extraordinários, dramáticos, trágicos, etc, para reforçar a sua notabilidade. (...) E acontecimentos que tenham um número desses valores-notícia terão maior potencial noticioso do que os outros".
Não se noticia que milhares de aviões levantaram voo e pousaram normalmente nos aeroportos, sem nenhum acidente, mas se estes levantaram voo e tiveram uma pequena derrapagem, já é fato para levantar pauta e consequentemente polêmica. A edição em muitos casos seguem o que a empresa pretende passar e nem sempre o que é verdade. O valor da notícia (Big Brother Brasil - BBB).
Em busca do público
As notícias são elaboradas a diferentes nichos de clientes. Para Pierre Bourdieu, a mídia reage perante a opinião pública de acordo com as três problemáticas das organizações, que são elas:
1 - Intervenções das organizações
Na mídia, participam funcionários, clientes fiscalizadores e reguladores. Coloca em xeque-mate a perspectiva das organizações de encarar a imprensa como interlocutora central na comunicação com seus públicos.
entende-se como imprensa uma entidade homogênia e indiferenciad. Mostra que as mídias oferecem poder de agendament. (Isso faz identificar a agenda setting).
2 - Como enfrentar a Opinião Público? (OP)
Muitas empresas encarar a "espiral do silêncio". Pessoas e organizações evitam expressarem opiniões. E é nessa hora, que a elite de especialistas das organizações pode ocupar espaço para tratar, com autoridade, de determinados conteúdos.
3 - A convergência das organizações
Exigem estudo mais denso sobre atitudes e hábitos dos receptores - consumidores de informações. Portanto, o impasse perante o conceito de (OP) e a busca de identidade com o receptor estão presentes nos quadros dirigentes e fontes.
O papel do assessor é canalizar informações em alta velocidade, dentro da realidade em que se encontra mesmo assim a imprensa nem sempre é o único ou melhor meio para a comunicação.
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