sábado, 24 de março de 2012

Calvos têm mais possibilidades de ter câncer de próstata

Fotao arquivo da internet
Homem, cuide-se. O câncer da próstata tem matado cerca de 9.200 de brasileiros, entre estes pais de família. E tudo isso devido ainda um preconceito sem nexo e que não perdoa. O exame é rotineiro a partir dos 40/45 anos. Agora o que assusta são as pesquisas divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), que apontam 50% dos calvos com maiores riscos de desenvolve-lo.



Mas, o que é próstata?


É uma glândula localizada abaixo da bexiga, responsável pelo fornecimento de nutrientes para os espermatozóides. Quando a pessoa não tem hábitos saudáveis corre o risco de apresentar os primeiros sinais de inchaços do órgão pressionando a bexiga e a uretra. O câncer de próstata pode ser benigno (conhecido como hiperplastia benigma), o tumor maligno (chamado de carcinoma de próstata) e está diretamente ligado a obstrução urinaria. Retendo a urina com sangue e muita dor, perda de peso, dores na coluna, fêmur e bacia, entre outros sintomas.

      

A prevenção é simples. Alimentação rica em frutas como damasco, papaia, goiaba e melancia são perfeitas, a soja e seus derivados devem ser consumidos no mínimo três vezes por semana. Peixes como salmão, arenque, sardinha e atum podem ser consumidos duas vezes por semana, óleos e grão de linhaça fazem bem. Pistache, castanhas de caju, do Pará, nozes, avelãs, sementes de girassol, germe de trigo, farelo de trigo, germe de trigo, amendoim, óleo de canola, ostras, farinha de trigo integral e fígado. Outra dica é a suplementação de vitamina do complexo E, óleos de peixe, selênio. O tomate é uma novidade no tratamento. O licopeno é um antioxidante que pode reduzir em 50% os riscos. Evite o consumo excessivo de carnes vermelhas e consulte regularmente o seu medico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário