segunda-feira, 12 de março de 2012

Dirija com responsabilidade




O Brasil busca a cada dia alertar o motorista no transito. São campanhas de conscientização ensinando as boas maneiras de como trafegar. Essas ações só podem ter sucesso se a população trabalhar em conjunto com o governo, entidades e ONGs. 

Só para se ter uma ideia, 400 mil jovens pelo o mundo morrem no transito. E essas mortes estão ligadas ao consumo excessivo de álcool que consequentemente estimula-o a abusar do excesso de velocidade.

Os motociclistas não escapam dos acidentes, uma vez que contam com pequenos espaços entre veículos de pequeno e médio porte para chegar nos seus destinos. Segundo estatísticas, 45% das internações hospitalares são de motociclistas e isso graças a consciência de poucos que usam capacete.    

Os pedestres também fazem parte das estatísticas onde 74% sofrem acidentes atravessando fora da faixa. No Brasil 49 mil são atropelados. Números assustadores, de crianças com idade entre 1 a 14 são vítimas desses acidentes. Outra recomendação é o uso da cadeirinha para crianças até 4 anos, dos 4 aos 7 anos recomenda-se o uso do assento de elevação, dos 7 anos e meio aos 10 anos, uso obrigatório do cinto de segurança sempre no banco de trás do veiculo, nunca na frente. Segundo dados, com o uso da cadeirinha, reduziu 71% o número de óbito em acidentes.

Enquanto isso, dados preocupam, 4 mil passageiros são vitimas fatais no Brasil por não usar o cinto de segurança que nos últimos 50 anos, salvou mais de 1 milhão de vidas.     

Pensando em mais prevenção, a Assembleia Geral da ONU, proclamou 2011-2020 a "Década de Açóes para Segurança no Tränsito". A iniciativa é baseada nos números alarmantes de acidentes no transito. Só em 2009, foram registrados cerca de 1,3 milhão de pessoas, que morreram em acidentes, em 178 países.

Pare, pense e faça:

Pedesdres – Olhe para os lados e certifique-se que o motorista vai da preferência para você atravessar na faixa. É importante!
Caminhe na faixa em linha reta;
A noite roupa claras dá melhor visibilidade para o motorista te ver na faixa de pedestre.

Motociclistas – Use capacete especial, cotoveleiras e joelheiras;
Olhe para os lados sempre;
Não transporte crianças menores de 7 anos;
Sinalize todas as manobras;
Não costure no transito;
Não exceda os limites de velocidade;
Se beber não dirija;
Não fale ao celular.
Afaste-se ao máximo do fluxo de veículos; 
Não dirija na contra mão;
Faça revisão frequentemente;



Ciclistas – Use capacete especial, cotoveleiras e joelheiras;
Não fale ao celular;
Afaste-se ao máximo do fluxo de veículos; 
Não exceda os limites de velocidade;
Se beber não dirija;
Não dirija na contra mão;
Não pegue rabeira;
Mantenha um limite de distancia de veículos;
Faça revisão frequentemente;


Motoristas -  Não fale ao celular;
Use cinto de segurança;
Não exceda os limites de velocidade;
Se beber não dirija;
Não dirija na contra mão;
Não carregue crianças no banco da frente
Mantenha um limite de distancia de veículos;
Faça revisão frequentemente;
Sinalize corretamente;

Nenhum comentário:

Postar um comentário