domingo, 27 de setembro de 2009

Prostituição infantil



Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) crfiança é a pessoa com até doze anos de idade e adolescente é a pessoa entre doze e dezoito anos de idade (art. 1¼, do ECA).

Um fato que é incontestável é que a rede de prostituição infantil no Brasil continua sem solução, talvez isso ocorra porque este tipo de negócio transformou-se no terceiro mais rentável comércio mundial, atrás apenas da indústria de armas e do narcotráfico. Este é um daqueles temas que houve-se muito, mas sabe-se muito pouco. Não é por menos que o problema que vem preocupando, não só o governo brasileiro, mas também do mundo inteiro.

Como toda atividade clandestina, a prostituição infantil sempre foi abafada. Na visão da grande maioria das pessoas, não só dos leigos como também dos instruídos, acredita-se que os principais clientes que procuram pelos serviços das menores sejam os turistas estrangeiros, que vem para o país e se encantam com as mulheres semi-nuas que encontram nas praias e, por quê não, nas ruas. No entanto, o trabalho da polícia mostra que a maioria dos clientes são brasileiros de classe média alta e rica, empresários bem sucedidos, aparentemente bem casados e, algumas vezes, com filhos adultos ou crianças. Além dos empresários estão, também, na lista, os motoristas de caminhão e de táxis, gerentes de hotéis e até mesmo os policiais.

Já do outro lado, prova-se que as meninas são pobres e que moram em uma total miséria na periferia. A primeira relação sexual pode ter ocorrido com o próprio pai, padrasto ou até mesmo seu responsável aos 10, 12 ou 17 anos. Por este motivo as pesquisas demonstram que a garota até poderia tolerar por mais tempo a pobreza e a miséria, mas o que ela encontra em casa é a violência, o abandono e a degradação familiar. Para elas, talvez, seja mais fácil encontrar as dificuldades da prostituição nas ruas do que enfrentar os distúrbios de homens, que ao invés de dar-lhes proteção, abusam delas sexualmente.

Algumas vezes a mãe não sabe o que acontece ao seu redor, acredita que sua filha possa estar trabalhando em algum lugar gdecenteh e não tem a mínima ideia de que ela possa estar fazendo programas. Já em outros casos, os próprios pais as levam para se prostituirem. É um trabalho rentável e que gera lucro à toda família, sendo a garota a única prejudicada. Assim, as meninas prostituídas passam a apresentar numerosos transtornos orgânicos e psíquicos, como por exemplo baixa auto-estima, fadiga, confusão de identidade, ansiedade generalizada, medo de morrer, furtos, uso de drogas, doenças venéreas, irritação na garganta e atraso no desenvolvimento.

Além da degradação moral de toda espécie humana, a onda de pedofilia está contribuindo para criar uma geração precoce de portadores do vírus da AIDS, já que as crianças, mais frágeis fisicamente, estão propensas a sofrer ferimentos durante o ato, o que facilita a infecção. Adicionando à posição de inferioridade, que não as dão direito de exigir do parceiro o uso de preservativos.

Existem leis que obrigam os motéis e estabelecimentos similares a entrada de menores de 18 anos. No entanto, como todas as leis, esta também não é cumprida. Os casais entram nestes lugares sem o mínimo de intervenção, por esse motivo os homens podem entrar não só com uma menor mas duas ou três, depende de seu gosto e sua disposição.

O homem na construção familiar


Entediado com a liberdade de homem solteiro, ele acaba tomando a decisão de casar e construir uma família. Pensando seriamente em trazer ao mundo seus descendentes, ele esquece que o papel de homem casado; pai de família, tem que abdicar de muitos prazeres do mundo, abdicar de parte do seu comportamento às vezes machista para assim poder criar um entendimento entre a esposa e filhos.

Para o pastor Saulo da Igreja Assembléia de Deus, o homem é o alicerce do lar, ele deve ser respeitado e a mulher tem o seu papel de cumprir a risco as funções de mãe, dona de casa e esposa e assim elas aceitam como manda as leis do matrimônio. Já a sua esposa dona Maria Aparecida , chega a discordar de tal atitude do marido ela acredita que seria bom os dois trabalharem e assim melhorar a situação financeira do casal.
Hoje passamos por problemas - principalmente financeiro, pois chega no final do mês e precisamos pagar a conta do gás, da energia, água e as prestações da nossa casa vencida e ai falta sempre dinheiro. E acabamos recorrendo a amigos da nossa igreja para fazermos empréstimos e assim aliviar a barra, acrescenta Aparecida.


Afinal, a mulher por sua vez, depois de grandes lutas para conseguir direitos iguais, acaba sofrendo bruscamente na hora de levar uma vida de dupla jornada, entre casa e a sua vida profissional. Muitos homens querem ainda ter o controle sobre o sexo frágil, este que não é mais poupado e não admite o controle masculino. Começa então o conflito da relação, colocando em jogo princípios que nenhum dos dois querem abrirem mãos. Todos querem conquistar o seu espaço no mundo globalizado. Liberdade financeira, direito de ir e vir sem dar explicações ao parceiro é a bomba prestes a explodir.

O senhor Carlos Alberto é um exemplo de pai que convive com as diferenças do mundo moderno. Todos os dias sua esposa Kelly Inácio, sai às 05h00 da manhã e só volta as 13h00, depois que o almoço já pronto e as crianças estão na creche. Eu faço de tudo um pouco, afinal minha baixinha tem dupla jornada e nem por isso me envergonho do meu papel de homem. Estamos caminhando para isso. Queremos vencer e compreensão é tudo nessa hora, apesar que sacrificamos os nossos momento à dois.

Mas vale a pena preservar nos objetivos de se construir uma família. Num mundo em que hoje as pessoas consideram esta uma instituição falida. O que se deve levar em conta é que as leis de Deus prevalecem e segurança na vida caminha para uma prosperidade em grupo e na construção de um mundo bem melhor, a base de um bom diálogo entre ambos que ocupam um mesmo espaço e respiram o mesmo ar. Família ainda é o melhor alicerce.

Os gêneros identificados nos programas radiofônicos:



Informativo: Noticiário – Entrevista – Fórum (mesa redonda).

Interpretativo: Documentário

• Opinativo
• Editorial
• Coluna
• Crônica
• Caricatura

Curiosidade:

Você sabia que as cantoras do rádio eram consideradas como “Mulheres de vida fácil”, mulheres que gostavam de beber.
De tanto ganhar nos festivais, elas foram vetadas dos festivais. Como meio de sobrevivência, foram trabalhar em uma loja de Lâmpadas e lá elas distraíam todos Cantando e como punição foram despedidas de suas funções.

Mas não teve outro jeito. O rádio incorporou-se ao cotidiano das pessoas do mundo inteiro. Criando dia após dia uma integração jamais vista na História da Comunicação. O rádio foi capaz de transformar a massa amorfa de ouvintes na força agregada da paixão política e informação nas guerras que marcaram época na história mundial.

O rádio, esse veículo de suma extraordinária importância sonora responsável de programas de entretenimento, educação e informação, músicas, notícias, discussões, informações de utilidade pública, humorístico, novelas, narrações de acontecimentos esportivos e sociais, entrevistas e cursos são os gêneros básicos dos programas.

Com os avanços das leis o rádio passou a ser visto de maneira diferente com o passar dos tempos. Os serviços prestados mediante concessão do Estado, que o considera de interesse nacional, hoje opera dentro de regras preestabelecidas em Lei, regulamentos e normas.

A legislação brasileira admite hoje exploração comercial (emissora comercial) ou sua utilização para fins exclusivamente educativos (emissoras educativas). Quanto à programação, há emissoras que oferecem variedades ao público ouvinte (programação em mosaico) e outras que se dedicam, basicamente, a um tipo de oferta ou serviços (programação linear).

Por tudo isso e muitas punições de colegas de profissão, o rádio; o pai de todos os veículos de comunicação existe com tamanha democracia graças a grandes nomes que lutaram e na sua grande maioria foram punidos para um dia ser o que é hoje um divisor de informação democrático junto a sociedade.

A globalização




A globalização tem sido vista, de uma maneira simplificada, como simples abertura de fronteiras e geração mundial comum, ou seja isto já era esperado por todos. Nosso pequeno mundo se encolheu dramaticamente nas últimas décadas, trazendo o mundo ao alcance de nossas mãos, através do telefone, do computador ou da própria TV.

As dimensões mudaram, embora de um modo tanto quanto desigual. Enquanto por exemplo alguns evoluíram, outros se tornam mais locais no caso da política, na educação e na saúde. As cidades; Rio e São Paulo se tornaram o centro dos grandes desenvolvimentos tecnológicos. As metrópoles se reordenam não num simples fato de globalização mais sobre tudo nas dimensões especiais (ou seja do espaço a que compõe uma sociedade).

Os movimentos financeiros, ainda navegam nas ondas da telefonia, via satélite, o médico de família, a escola no entanto continuam na mesma distância, ainda perdemos tempo no trânsito para assim resolvermos pequenos problemas de nosso bairro e conseqüentemente os aspectos da realidade política, social, econômica ou cultural passam a obedecer espaços e tempos, os jornais precipitam e são promovidos pelas indústrias da mídia e estas expandem dia após dia para outras regiões fora de seus países de origem. Ex: Warner Comunicação CNN e maioria na América, Europa Ocidental, Austrália e Japão.

Os produtos mídia são distribuídos não só no mercado doméstico, mais no mercado global. Ex: EUA – com filmes Rede Globo com as novelas etc.


O Rádio teve a sua extrema importância até a chegada da TV, com livre acesso a informação e a imagem, a família segue então essa opção prática.

Portanto essa globalização da Comunicação segue distintos caminhos, agora resta saber se os receptores vão fazer, entender, e incorporar no seu dia, nas suas rotinas trabalização – Linguagem com sobrevivência. Destribalização – Escrita. Retribalização – Imprensa perde o seu monopólio.

Como realizar o levantamento dados:


1 – Identificar literatura: Pesquisar (bibliotecas, sites de universidades e editoras, de forma a levantar as obras existentes sobre o tema de interesse.

2 – Selecionar as obras de maiores relevâncias e elaborar para cada uma a ficha de identificação bibliográfica – assunto seguindo as normas abaixo:

Cabeçalho – informar nome do autor da obra, da seguinte forma:

Ex: Willian Bonner – Jornal Nacional
BONNER, Willian

Na segunda linha escrever o título da obra. Saltar uma linha e identificar o local da publicação, a editora e o ano da publicação.

Ex: Teorias do Jornalismo
São Paulo: Atlas, 2003.

OBS: Quando não existe data da obra, escreve-se s/d (sem data).

Quando for mais de um autor você cita:

FERREIRA Adriana R; BONNER, Willian et Alli (e outros)


Quando for um livro escrito por vários autores, destaca-se o mentor da ideia.

FERREIRA, Adriana R d, (org).

Você sabia?




Q
ue a imparcialidade jornalística foi constituída a partir dos mesmos referenciais no Brasil e Venezuela?

Textos com duplo sentido


Movimento nacional em defesa da Língua Portuguesa


Lendo de traz para frente mostra outro sentido.


Não te amo mais.
Estarei mentindo dizendo que
ainda te quero como sempre quis.
Tenho certeza que,
nada farei em vão.
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada.
Não poderia dizer jamais que
Alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci
E jamais usarei a frase:
Eu te amo
Sinto; mas tenho que dizer a verdade
É tarde de mais.

A Lua




Uma criança se tranca dentro de seus pensamentos, ocultando através de uma pintura, com o desejo de passar sem se perceber, oculta-se do mundo, acreditando que fora do seu mundo exista vida e a lua foi um mundo que ela criou, porque alguém na resposta inocente à ela criou junto esse mundo.

A frase: ¨As pessoas não morrem; vão de uma casa para outra¨é a história imaginária que gira em torno dessa vida.

O mistério é simples. A criança criou aquilo que foi oferecido à ela ¨A Lua¨.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

SAÚDE E BELEZA.: Beleza tratada com carinho


Tratamentos estéticos devem estar sempre associados a uma boa nutrição


Beleza tratada com carinho. É assim que dia após dia, inúmeras pessoas buscam nas clínicas de estéticas os mais avançados tratamentos, desde contra Acne; Celulite; Estrias; Edemas; Flacidez; Gorduras localizadas; limpeza de pele, Manchas; Prevenção contra o envelhecimento; Pós cirúrgicos; Massagens (modeladora, relaxante, terapêutica); Clareamento (Facial, axilas, virilhas e corporal) entre outros. Tratamentos estéticos que na sua grande maioria devem estar sempre associados a uma boa nutrição, para obter os melhores resultados. É necessário que haja acompanhamento nutricional, para que os resultados sejam rápidos e duradouros.

Para saber mais acompanhe as dicas importantes da Fisioterapeuta especializada em Dermato-Funcional Dulce Kran da Bella Vita Estética na cidade Goiânia nesta entrevista concedida ao blog.:rosarodriguesjornalistaeradialista.blogspot.com e à Revista Hoje.

Rosa Rodrigues – Quando o cliente/paciente não têm resultados satisfatórios nos tratamentos estéticos o que recomenda?

DR. Dulce Kran - A regra é clara: Faz-se necessário rever a ficha de anamnese, afim de ajudá - lo a alcançar seus objetivos. É preciso ter em mente cuidados especiais com a alimentação é fundamental. Uma pessoa por exemplo que tem a necessidade de ingerir doce, há uma dificuldade maior para realizar tratamentos de gorduras localizadas, estrias, celulite e rugas.

Rosa Rodrigues – Essa dificuldade ocorre por que?

Dr. Dulce Kran - Isso ocorre pela deficiência de Cromo e os alimentos mais indicados são cereais, nozes, espinafre e cenoura. Outra dica é retirar doces, leite e derivados do leite, e tomar pelo menos 3 litros de água por dia, podendo também tomar sucos ou chá preparados por Chá Branco ou Chá Verde.

Rosa Rodrigues – Dr. Dulce por que pessoas que apresentam sintomas de fraqueza, também estão propícias a terem mais dificuldades na resposta dos tratamentos estéticos?

Dr. Dulce Kran - Porque existem uma carência de Ferro e Vitaminas A,C e E. Portanto recomenda-se adotar uma alimentação rica em verduras, frutas e carnes magra.

Rosa Rodrigues – Problemas tais como inchaços, gases, problema intestinal também interferem nos tratamentos estéticos?

Dr. Dulce Kran – Atrapalha e muito! Esses sintomas dificultam no tratamentos de acnes, celulite, revitalização facial e corporal pela grande falta de Lactobacilos vivos e adotar para uso diário o consumo de iogurte e coalhada é a melhor forma de aliviar os desconfortos. Isso vale para quem sofre com o Hipotireodismo (falta de Iodo) e que dificulta a resposta aos tratamentos de revitalização, rugas e lifting e o mais indicado para essas pessoas é o hábito de alimentar com peixe de água salgada, comer muita cenoura, abacaxi, pêra, algas marinhas e fazer uso do sal marinho.

Rosa Rodrigues - Mulheres são vaidosas e sofrem com as temidas celulites e quando não tem facilidade em perder peso sofrem mais ainda, isso porque a uma enorme retenção de líquidos que dificulta mais nos tratamentos. O que recomenda-se para essas pacientes?

Dr. Dulce Kran – Adotar alimentos ricos em Potássio, Ácidos graxos, Vitamina A, Sódio e Fósforo é a melhor maneira de amenizar o problema. O ideal é tomar muita água de coco, e ter no cardápio azeitona, pêssego, amêndoas, figo, nozes, coentro, linhaça, mamão, cenoura e acelga.

Rosa Rodrigues - Sintoma de unhas fracas, perda de cabelos e flacidez, também apresentam dificultam em tratamentos estéticos ?

Dr. Dulce Kran – Sim. Pacientes que vão fazer lifting e que praticam academia para obter enrijecimento corporal sofrem mais para a obtenção de resultados, isso porque a uma deficiência de Colágeno. O ideal é a pessoa adotar para o seu cardápio, alimentos como peixe, ovos e carnes magras. Seguindo corretamente as dicas nutricionais o corpo passa a obter forças para combater esses problemas.


Rosa Rodrigues - Dr. Dulce Kran a senhora sempre associa os tratamentos estéticos à alimentos riquíssimos. Qual é a recomendação em alimentos que a senhora faz para potencializar os resultados contra os Radicais Livres?

Dr. Dulce Kran - Os alimentos indicados são aqueles ricos em nutrientes antioxidantes com vitaminas C/E, betacaroteno, licopeno, isoflavona, zinco, silênio e maganês. A soja por exemplo contêm riquíssima fonte de isoflavona. E quando consumida com vitamina C, aumenta a resposta de antioxidante no organismo. O consumo de forma regular dá mais firmeza para os tecidos.

Rosa Rodrigues – Já falamos sobre problemas e alimentos ideais para o tratamento de acnes e celulites. Existem mais algumas recomendações para acelerar os resultados?

Dr. Dulce Kran –
Lógico. O salmão por exemplo contém baixo teor de gordura, e é rico em ômega 3 e o seu consumo melhora no tratamento de acnes e celulites e quando acompanhado de um delicioso suco de laranja que além de conter perfeita combinação de vitamina C e flavonóides, esses nutrientes ajudam a manter a pele firme e prevenindo contra o envelhecimento precoce.

Rosa Rodrigues – É mito ou é verdade que o consumo de gengibre queima calorias?

Dr. Dulce Kran – É verdade. A gengibre acelera em 25% o metabolismo, fazendo o organismo queimar calorias de forma acelerada e combate a celulite. A cenoura também é rica em cálcio e fósforo e os nutricionistas indicam o seu consumo para melhorar as contrações musculares, por ter vitaminas B1 e B2, ela protege a pele e auxiliam a absorção das proteínas. E por conter pectina, auxilia no funcionamento intestinal e por ser rica em betacaroteno, um tipo de vitamina antioxidante ela combate o envelhecimento e acelera o bronzeado.

Rosa Rodrigues - O consumo de arroz integral além de ser um alimento rico em carboidratos, não foge de uma deliciosa dica de saúde e beleza por conter minerais e vitaminas B1. Por que tantas recomendações?

Dr. Dulce Kran – O consumo de arroz integral estimulam os músculos e o sistema nervoso. Oferece ótimo resultado em pessoas que fazem tratamento de rugas e flacidez. As fibras presentes na casca ajudam a reduzir o colesterol, reduz a taxa de açúcar no sangue e aumentam a sensação de saciedade. É indicado no tratamento de gordura localizada e celulite.

Rosa Rodrigues - A berinjela é indicada para quem deseja perder peso?

Dr. Dulce Kran – Sim. A berinjela é indicada para quem deseja perder peso e pode ser consumida em saladas, tortas, lasanha e sucos. E para quem adora uma salada de brócolis, esse alimento é antioxidante e ajuda a retardar o envelhecimento precoce, pois contém ferro, ácido fólico, e ajuda a prevenir a anemia pois é rico em betacaroteno e vitaminas C/E. Mas lembre-se; para se ter os melhores resultados de um tratamento estético, o certo é seguir as dicas de uma boa alimentação e ter confiança no profissional que cuida da sua imagem. Afinal ele é seu grande aliado para se conquistar em pouco tempo o verdadeiro milagre de um corpo e mente saudável.



Fonte: Dra. Dulce Alves Kran
Fisioterapeuta especializada em Dermato-Funciona
CREFITO 113207

Chuchu é hidratante e diurético


Você sabia que o chuchu tem alto teor de fibras, ferro, magnésio, potássio, fósforo e cálcio. Por isso ele é um ótimo diurético e faz muito bem ao bom funcionamento do intestino. Para pessoas com que tem pressão alta, ingeri-lo com sal funciona como tratamento e quando consumido cru como salada com limão, cheiro verde ele aumenta a concentração de sais minerais no organismo. É um perfeito hidratante por conter muita água e baixo valor calórico. Para saber mais leia o livro ¨Comida Um Santo Remédio¨da autora Joselaine Stürmer.

Grafite, a arte das ruas




Na década de 80, Alex Vallauri e o grupo ¨ Tupi não dá ¨ compuseram pela a primeira vez a primeira geração de grafiteiros na cidade de São Paulo. Considerado panfletário e rebelde, causou grandes reações. Anos depois o grafite é visto por muitos como arte por um público que a cada dia consome mais a prática dela, é o que afirma a curadora e crítica de arte Leonor Amarante.

Para o grafiteiro Speto, considerado um dos mais respeitados e responsável por uma campanha de uma determinada marca de cerveja brasileira fora do país e que recentemente participou de um projeto da montadora Volkswagen, na Alemanha, onde estampou diversos carros e que vive atualmente a melhor fase do grafite no Brasil ¨O que vivemos hoje com relação a prática do grafite é uma realização que o grupo ¨ Tupi não dá ¨, almejava na sua época.


Mas tamanha influência do grafite no Brasil veio de Nova York, o que mudou foi a linguagem de cada artista. É uma arte em destaque nos museus e galerias de Tóquio, Londres, Paris, Milão, Nova York e Berlim.

Na arte do grafite os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo que assinam seus trabalhos como ¨Os Gêmeos¨ e Nina Pandolfo esposa de Otávio juntamente com Francisco Rodrigues conhecido como ¨Nunca¨ foram responsáveis pela a pintura da fachada do
castelo de Kelbum, na Escócia. Nina comenta que foi ela a responsável pela a pintura de um castelo de 800 anos e que até hoje é habitado por pessoas ilustres.

O grafite portanto é um sucesso mundial. É uma arte respeitada por grandes críticos. O artista que grafita produz arte o quem pixa produz poluição visual e representa o vandalismo público.






Fonte: Folha Universal

importância do café da manhã


Não tomar café da manhã, não ajuda a perder peso e sim estimula o cérebro a interpreta que o corpo precisa de energia. Esse foi o resultado de um estudo realizado com 20 pessoas saudáveis no mês de junho nos Estados Unidos.


O estudo detectou que quando estas pessoas eram expostas a imagem de comidas não calóricas elas optavam por outras mais comidas calóricas, tais como chocolates, massas e gorduras.

O que você precisa para ser um doador de sangue:




Ter mais de 18 e menos de 65 anos
Ter peso superior a 50 quilos
Se homem, ter doado há mais de 60 dias;
Se mulher, ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já ter passado de 3 meses após o parto ou aborto
Não ter tido hepatite após os 10 anos
Não ter tido contato com inseto barbeiro, transmissor da doença de Chagas
Não ter tido malária ou estado em região da doença nos últimos 6 meses
Não sofrer de epilepsia
Não ter ou ter tido sífilis
Não ser diabético
Não ter feito tatuagens recentes (menos de 1 ano)
Não ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos
Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecederam a doação
Estar alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas do almoço
Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas que antecederam a doação
Não estar exposto ao risco de contrair o vírus da Aids, tendo comportamentos como:
● Não usar preservativos em relações sexuais
● Ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos 3 meses
● Não ter usado drogas injetáveis.

Foto autorizada pelo jornalista fotográfico: Caio Amy- Rio de Janeiro

Agora é lei, padronizar roupas no Brasil


As vestimentas para bebês e infanto-juvenil (que inclui idade de zero a 16 anos), hoje faturamento responsável por 5% a 20% da indústria têxtil no país, agora poderá seguir as ordens da Associação Brasileira de Vestuário (Abravest) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


A regra vale para o controle de peças com a mesma numeração de tamanhos onde possa facilitar a compra até pela a internet, sem a necessidade de recorrer a uma troca e evitar o alto índice de pirataria das mesmas. As normas não são obrigatórias, mas aqueles que às obedecerem terão um selo de qualidade Abravest.

Motoristas terão limites de tempo para dirigir


Os motoristas de ônibus e caminhões agora terão 30 minutos de descansos a cada 4 à 5 horas no volante, sendo que 4 é o permitido pela a lei e uma hora a mais caso o motorista não esteja em local seguro para fazer a parada. A ordem partiu da Câmara dos Deputados que acaba de aprovar o projeto e deve ser respeitado pelas as empresas que têm motoristas rodando pelas as estradas de todo o Brasil.

O não cumprimento das normas acarretará em multa gravíssima e retenção do veículo. A fiscalização será feita pelos tacógrafos, item de uso obrigatório para esses tipos de veículos.

Canela faz bem para os diabéticos


Originária da Ásia, a canela é uma das mais usadas iguarias da culinária em todo o mundo. Seja no arroz-doce ou naquele saboroso chá que pode acompanhar os mais deliciosos petiscos ou não ela é uma grande aliada aos diabéticos. Segundo a nutricionista Maria Cecília Corsi do Conselho Regional de Nutricionista, ¨A canela acelera o metabolismo, por conter poucas calorias, ela controla a glicemia. É uma ótima dica para ser acrescentada aos pratos mais calóricos como arroz e massas¨, afirma.

O Rádio




Na década de 1930, várias emissoras de rádio foram instaladas no país. Irradiaram novelas, programas de humor, teatro, musicais. Vários cantores fizeram sucesso por meio das transmissões radiofônicas, como Francisco Alves, Carmem Miranda, Noel Rosa, Lamartine Babo e outros. Durante anos uma emissora liberou audiência e Rádio Nacional.


Em 1935, foi implantada a Hora do Brasil, programa estatal pelo qual Getúlio Vargas fazia discursos e promovia seu governo.


Historiador Alcir Lenharo (1946-1996) destacava o papel desempenhado pelo rádio ao estudar o Estado Novo.


¨(...) O rádio servia, para espalhar a imagem onipotente de Vargas o país (...) pelo rádio o poder se faz presente e pessoaliza a relação política com cada cidadão.


(DIP) – Departamento de Imprensa e Propaganda estava sob tutela e repressão a música da MPB, o teatro, o cinema, a literatura e a radiodifusão.

Movimentos sociais e internet


Educar para a mídia: processo amplo e consistente de leitura crítica e postura ativa perante a mídia. Exemplo: através de opiniões para materiais expostos pelos profissionais).



Educomunicação


Conceito: Um campo de implementação de políticas de comunicação educativa, tendo como objetivo geral o planejamento, a criação e o desenvolvimento de ecossistemas educativos medidos por processos de comunicação e pelo uso das tecnologia da informação.


A educomunicação não surgiu como fruto de reflexões de grandes teóricos e grandes filósofos, mas a partir de uma prática de cidadania.


O termo foi cunhado por Mário Kaplun, argentino radicado no Uruguai, amigo e parceiro de Paulo Freire.



Papel educomunicador


A) Elabora diagnósticos no campo de inter-relação comunicação (Educação).


B) Coordena ações e gestões de projetos traduzidos em políticas públicas.

C)Assessora educadores no uso adequado dos recursos de comunicação.

D) Implementa programas de educação pelo e para os meios.

E) Reflete sobe o n osso campo, sistematizando conhecimentos.

F) A conectividade como elemento de divisão social está diminuindo.

G) A diferença maior está na capacidade educativa e cultural de utilizar a internet, ou seja:

– Trata-se de saber onde está a informação como transformá-la em conhecimento específico.
– Capacidade de saber o que fazer com o que se aprende.
– Capacidade de gerar mobilização e promover transformações políticas e sociais.



Outras denominações


Comunicação Educacional: Referindo-se às mídias como instrumentos pedagógicos. (a luz do data-show na sala de aula, como usar o jornal para ensinar a língua portuguesa).


Mídia – educação ou educação para as mídias: Diz respeito a mídia como objetivo de estudo. (Como a TV por exemplo está tratando as notícias por exemplo: do Oriente Médio – para saber mais acesse.:
www.intgercom.com.br).


Mídia na escola - Propostas pedagógicas


Educar com a mídia: incorporação dos elementos desta no acervo de seus recursos didáticos. (Equipamentos tecnológicos para expor os conteúdos em sala de aula).


Educar pela mídia: considerá-la como documentação sócio-histórico e como fonte de aprendizado. (Pelos conteúdos expostos pelos canais de comunicação).




Movimento pela democratização da comunicação

Primeira Cena.: 1984 – (ENPDC)

Proposta:


1) Criação de um sistema público de comunicação social que assegurasse o direito à informação, exercido por meio de fundações e entidades sem fins lucrativos.
2) Criação do CNCS – 1987 MNOC (Movimento Nacional pela Democratização da comunicação)
3) 1989 – Aprovado o Capítulo V da Constituição.


Segunda Cena.: Década de 90 – Regulamentação das rádios comunitárias. Movimento das Rádios Livres.

1985 – 1989 – Antes às rádios clandestinas pelo Ministério das Comunicações.

Terceira Cena .: CNBB – 1995 – Cria uma televisão alternativa (Rede Vida).

Quarta Cena.: Regulamentação da TV a Cabo

Cria-se a Associação de Entidades Usuários do Canal Comunitário.


Quinta Cena.: TV Digital

Sexta Cena.: T V Público



Legislação: Rádios Comunitárias


Decreto n. 2.615, de 3 de julho de 1998.
Artigo 3. Finalidade:

I – dar oportunidade à difusão de idéias, elementos de cultura, tradições e hábitos sociais da comunidade;

II – Oferecer mecanismos à formação e integração da comunidade, estimulando o lazer, a cultura e o (convívio social);

III – Prestar serviços de utilidade pública, integrando-se aos serviços de defesa civil, sempre que necessário;

IV – Contribuir para o aperfeiçoamento profissional nas áreas de atuação dos jornalistas e radialistas;

V – Permitir a capacitação dos cidadãos no exercício do direito de expressão.


Artigo 30 – Programação


I – Preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas, em benefício do desenvolvimento geral da comunidade;

II – Promoção das atividades artísticas e jornalistas na comunidade, e da integração dos membros da comunidade atendida;

III – respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família, favorecendo a integração dos membros da comunidade;

IV – Não discriminação de raça, religião, sexo, preferência sexuais, convicções políticas ideológicos, partidárias e condição social nas relações comunitárias.


Comunicação e Terceiro Setor


Definição de Comunicação

Primeiro Setor – Estado

Segundo Setor – Empresas privadas com fins lucrativos

Terceiro Setor – ¨Conjunto de organizações e iniciativas privadas que visam à produção de bens e serviços que não geram lucros e respondem a necessidades coletiva¨ Fernandes (1994, p.21).

Exemplo: Pró-Cerrado, Assistência Social, Defesa do Meio Ambiente).


¨Espera de atuação pública, não estatal, formada a partir de iniciativas voluntárias, sem fins lucrativos, no sentido comum¨ Gonçalvez (1999, p.2).


São as organizações não governamentais, fundações e institutos empresariais, associações comunitárias.


Realismo e Naturalismo



Em 1857, mesmo ano em que no Brasil era publicado O Guarani, de José de Alencar, na França era publicado Madame Bovary, de Gustave Flaubert, considerado o primeiro romance realista da literatura universal. Em 1867, Émile Zola publica Thérèse Raquin, inaugurando o romance naturalista.

No Brasil considera-se 1881 como o ano inaugural do Realismo. Um ano fértil para a literatura brasileira, com a publicação de dois romances fundamentais, que modificaram o curso de nossas letras: Aluísio Azevedo publica O Mulato, o primeiro romance naturalista do Brasil; Machado de Assis publica Memórias Póstumas de Brás Cubas, o primeiro romance realista de nossa literatura. O Realismo se estende, na prática, até as duas primeiras décadas do século XX.

O Realismo reflete as profundas transformações econômicas, políticas, sociais e culturais da segunda metade do século XIX. A Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, entra numa nova fase, caracterizada pela utilização do aço, do petróleo e da eletricidade. O capitalismo se estrutura em moldes modernos, com o surgimento de grandes complexos industriais; por outro lado, a massa operária urbana avoluma-se, formando uma população marginalizada que não partilha dos benefícios gerados pelo progresso industrial. Essa nova sociedade serve de pano de fundo para uma nova interpretação da realidade, gerando teorias de variadas posturas ideológicas.

O Brasil também passa por mudanças radicais tanto no campo econômico como no campo político-social, no período compreendido entre 1850 e 1900, embora com profundas diferenças materiais, se comparadas às da Europa. A monarquia vive uma progressiva decadência; avança a luta abolicionista; desde a Guerra do Paraguai, organiza-se o movimento republicano notadamente entre os militares. O fim da mão-de-obra escrava e a sua substituição pela mão-de-obra assalariada, então representada pelas levas de imigrantes europeus que vinham trabalhar na lavoura cafeeira, originou uma nova economia voltada para o mercado externo.


CARACTERÍSTICAS

As características do Realismo estão intimamente ligadas ao momento histórico, refletindo, dessa forma, a postura do positivismo de Augusto Comte, preocupado com o real-sensível, o fato; do socialismo científico de Marx e Engels, definindo o materialismo histórico e defendendo a luta de classes; do evolucionismo de Charles Darwin e sua teoria da origem das espécies, negando a origem divina defendida pelo cristianismo.

Assim é que o objetivismo aparece como negação do subjetivismo romântico e nos mostra o homem voltado para aquilo que está diante e fora dele, o não-eu; o personalismo cede terreno ao universalismo. O materialismo leva à negação do sentimentalismo e da metafísica. O Realismo só se preocupa com o presente, o contemporâneo. O avanço das ciências, influencia sobremaneira os autores da nova estética, principalmente os naturalistas, donde se falar em cientificismo nas obras desse período.

Ideologicamente, os autores desse período são antimonarquistas, assumindo uma defesa clara do ideal republicano; negam a burguesia a partir da célula-mãe da sociedade – a família; eis por que a insistência nos triângulos amorosos, formados pelo o pai traído, a mãe adúltera e o amante, que é normalmente um ¨amigo da casa¨; são anticlericais, destacando-se em suas obras os padres corruptos e a hipocrisia das beatas.

Finalmente, é importante salientar que Realismo é denominação genérica de um estilo de época, em que se podem perceber três tendências distintas, expostas a seguir:

Romance realista

Cultivado por Machado de Assis, é uma narrativa mais preocupada com a análise psicológica, fazendo críticas à sociedade a partir do comportamento de determinados personagens. Por outro lado, o romance realista analisa a sociedade ¨por cima¨, ou seja, seus personagens são capitalistas, pertencem à classe dominante. O romance realista é documental, retrato de uma época.



Romance naturalista

Cultivado no Brasil por Aluísio Azevedo, Júlio Ribeiro, Adolfo Caminha, Domingos Olímpio, Inglês de Sousa e Manuel de Oliveira Paiva, o romance naturalista é marcado por forte análise social a partir de grupos humanos marginalizados, valorizando o coletivo. É tradicional a tese de que, em O Cortiço, o principal personagem não é João Romão, nem Bertoleza, nem Rita Baiana, mas sim o próprio cortiço, devidamente antropomorfizado. Por outro lado, o Naturalismo apresenta romances experimentais; a influencia de Darwin se faz sentir na máxima naturalista segundo a qual o homem é um animal; portanto, antes de usar a razão, deixa-se levar pelos instintos naturais.
Importante:

Como você observa, há vários pontos de coincidência entre o romance realista e o naturalista; diríamos até que ambos partem de um mesmo ponto X e ambos chegam ao mesmo ponto Y, só que percorrendo caminhos diversos. Inclusive podemos encontrar, numa mesma obra, determinadas posturas mais realistas convivendo com enfoques mais naturalistas, como no romance O Ateneu, de Raul Pompéia.

Poesia parnasiana

Cultivada por Olavo Bilac, Raimundo Correia, Alberto de Oliveira e Vicente de Carvalho, a poesia parnasiana preocupa-se com o rigor formal e a objetividade.



PRODUÇÃO LITERÁRIA EM PROSA

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, em 1839. Seu pai era brasileiro, mulato e pintor de paredes; sua mãe era portuguesa e lavadeira. Frequentou por pouco tempo uma escola pública, onde aprendeu as primeiras letras; aos 16 anos publica o poema ¨Ela¨, em uma edição da revista Marmota Fluminense. Em 1869, casa-se com Carolina Xavier de Novais. Como funcionário público, teve uma carreira meteórica, que lhe deu tranquilidade financeira. Em 1897, realizando um velho sonho, é eleito presidente da recém-fundada Academia Brasileira de Letras. Após a morte de sua esposa , em 1904, o romancista passou a sair de casa raramente; sua saúde, extremamente abalada pela epilepsia, por problemas nervosos e por uma gaguez progressiva, contribuía para o seu isolamento. Morre em 1908, em sua confortável casa do Cosme Velho.


Costuma-se dividir a obra de Machado de Assis em duas fases distintas: a primeira fase apresenta o autor ainda preso a alguns princípios da escola romântica, sendo, por isso, chamada de fase romântica ou de amadurecimento; a segunda apresenta o autor completamente definido dentro das ideias realistas, sendo, portanto, chamada de fase realista ou de maturidade. Machado foi romancista, cronista, contista, poeta e crítico literário, além de deixar algumas peças de teatro. Nesse volume comentaremos apenas a prova machadiana.

A prosa de Machado de Assis – Primeira fase

Pertencem à primeira fase os romances Ressurreição, A Mão e a Luva, Helena e Iaiá Garcia.

Machado de Assis foi um ótimo crítico literário, principalmente de sua própria obra. Portanto, ninguém melhor do que o próprio autor para reconhecer a diversidade de caminhos trilhados; transcreve-se a seguir uma ¨advertência¨de Machado para a reedição de 1905 do romance Helena:

Advertência

Esta nova edição de ¨Helena¨sai com várias emendas de linguagem e outras, que não alteram a feição do livro. Ele é o mesmo da data em que o compus e imprimi, diverso do que o tempo me foi depois, correspondendo assim ao capítulo da história do meu espírito, naquele ano de 1876.

Não me culpeis pelo que lhe achardes romanesco. Dos que então fiz, este me era particularmente prezado. Agora mesmo, que há tanto me fui a outras e diferentes páginas, ouço um eco remoto ao reler estas, eco de mocidade e fé ingênua. É claro que, em nenhum caso, lhes tiraria a feição passada; cada obra pertence ao seu tempo.

(ASSIS, Machado de. Obra completa.
Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1986. p.272.)


Observa-se, portanto, que Machado nos dá a dimensão exsta das fases de sua obra, assumindo uma posição paternal ao comentar e se desculpar das obras da primeira fase, nostalgicamente relembradas como uma época de ¨Fé Ingênua¨, ingenuidade essa perdida ao trilhar ¨diferentes páginas¨, ou seja, páginas realistas.

No entanto, apesar de romanescos, os textos da primeira fase já indicavam algumas características das obras da maturidade: o amor contrariado, o casamento por interesse, um ligeira preocupação psicológica e uma sutil ironia.

A prosa de Machado de Assis – Segunda fase

A esta fase pertencem as obras-primas do romancista e contista. A análise psicológica dos personagens, o egoísmo, o pessimismo, o negativismo, a linguagem correta, clássica, as frases curtas, a técnica dos capítulos curtos e da conversa com o leitor são as principais características dos textos realistas, ao lado da análise da sociedade e da crítica aos valores românticos.

Memórias Póstumas de Brás Cubas é uma obra inovadora sob todos os aspectos; um livro revolucionário a partir da sua própria estrutura: são memórias ... póstumas! Ou seja, o narrador, já morto, rememora sua vida, constituindo-se, dessa forma, num defunto-autor – a narração é feita em primeira pessoa. Qual o objetivo de Machado ao criar um narrador que já está morto? Ora, para narrar sua vida com total isenção, Brás Cubas teria de estar totalmente desvinculado de qualquer relação com a sociedade, com a propicia um total descomprometimento, uma total sinceridade. Ironicamente, Brás Cubas assim escreve a dedicatória do livro:


Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas Memórias Póstumas.

Com o verbo no passado: roeu. O que significa que Brás Cubas não é mais nada, não existe, não deve satisfações a ninguém; é livre, soberano absoluto para pintar a vida, as pessoas, a si próprio.

O que faz do meu Brás Cubas um autor particular é o que ele chama ¨rabugens de pessimismo¨. Há na alma deste livro, por mais risonho que pareça, um sentimento amargo e áspero. (...) não digo mais para não entrar na crítica de um defunto, que se pintou a si e a outros, conforme lhe pareceu melhor e mais certo. (...)



Raul d Ávila Pompéia nasceu em 1863, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Aos dez anos de idade, transfere-se com a família para a cidade do Rio de Janeiro, onde é matriculado no Colégio Abílio, dirigido pelo o Dr. Abílio César Borges, Barão de Macaúbas. Em 1881 muda-se para São Paulo, matriculando-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Participa ativamente da campanha abolicionista e engaja-se na causa republicana. Em 1888 Raul Pompéia publica O Ateneu, em folhetim, na Gazeta de Notícias. Leva vida agitada, com várias polêmicas, inimizades e crises depressivas. Abandonado pelos amigos e caluniado nos meios jornalísticos, Pompéia suicida-se no dia de Natal de 1895.


Raul Pompéia, a exemplo de Manuel Antônio de Almeida, entrou para a literatura graças a um único livro: O Ateneu. Suas experiências anteriores se perdem diante da importância desse livro.



O Ateneu – crônica de saudades, como o próprio subtítulo indica, é um livro de memórias: a narrativa é feita em primeira pessoa (o que permite ao autor entrar no complexo mundo das revelações que só se fazem à consciência); Sérgio, o personagem-narrador, já adulto, narra seu tempo de aluno interno no Ateneu. E mais: trata-se de um romance com fortes traços autobiográficos; a fronteira entre ficção e realidade é muito frágil. As identidades são claras: Sérgio é Raul Pompéia; o Dr. Aristarco, diretor do Colégio, é na realidade o Dr. Abílio; O Ateneu é o Colégio Abílio.



O Ateneu é uma obra que permite duas leituras: uma no campo individual, fruto da vivência de Sérgio/Raul Pompéia como interno em um colégio de estrutura cruel (o homossexualismo, inevitável num internato só de meninos; a tirania do diretor; as frustrações e complexos e complexos que essa sociedade fechada provoca; outra no campo político-social, pois se ampliarmos esse universo, poderemos ver O Ateneu como a própria representação da monarquia e Aristarco como a personificação do governo. Ambas as leituras, no entanto, não podem ser vistas isolada e independentemente; ao contrário, elas se fundem, se interpenetram, se complementam. Ao final do livro, Raul Pompéia destrói O Ateneu: um dos meninos provoca um incêndio; é a destruição daquele mundo cruel e de seu criador, Aristarco; é a destruição daquela decadente representação da monarquia. Segundo Mário de Andrade, trata-se da ¨vingança¨de Raul Pompéia.



Aluísio Azevedo



Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo nasceu em São Luís do Maranhão, em 1857. Após os primeiros estudos em sua terra natal, vai para o Rio de Janeiro estudar pintura e desenho; trabalha como caricaturista na imprensa.



Em 1880 inicia-se no romance, publicando Uma Lágrima de Mulher. No ano seguinte, choca a sociedade maranhense ao publicar O Mulato, primeiro romance naturalista de nossa literatura. Em 1895 ingressa na vida diplomática e abandona a literatura. Falece em Buenos Aires, Argentina, em 1913.



Por tentar profissionalizar-se como autor, Aluísio produziu uma obra propositalmente diversificada: de um lado. Os romances românticos, que o próprio autor chamava de ¨comerciais¨; os romances naturalistas, chamados de ¨artísticos¨. Os romances do primeiro grupo foram escritos para o consumo fácil, seguindo a tradicional receita folhetinesca. Ao segundo grupo, entre outros, pertencem os três romances maiores de Aluísio: O Mulato, O Cortiço e Casa de Pensão. Importante é observar que essa divisão não constitui fases, como no caso de Machado de Assis; Aluísio produzia os romances românticos e naturalistas alternadamente.




É como naturalista que Aluísio Azevedo deve ser estudo. Seguindo as lições de Émile Zola e Eça de Queirós, o autor escreve romances de tese, com clara conotação social. Percebe-se nitidamente a preocupação com as classes marginalizadas da sociedade, a crítica ao conservadorismo e ao clero e a defesa do ideal republicano.



Destaque para sua postura tipicamente naturalista ao valorizar sobremaneira os instintos naturais, comparando constantemente seus personagens a animais ou, em outras passagens, atribuindo comportamentos humanos aos animais: uma mulher tem ¨ancas de vaca do campo¨, um homem morre ¨estrompado como uma besta¨; outro tem uma ¨uma exalação de animais cansados¨; por outro lado, os papagaios, ¨à semelhança dos donos, cumprimentavam-se ruidosamente¨; para citar alguns exemplos retirados de O Cortiço.



Principais autores e obras



Realismo



Artur Azevedo (1855-1908) – Amor por anexins; A pele do lobo; O dote; A princesa dos cajueiros; O literato; A mascote na roça; O tribofe; Revelação de um segredo; A fantasia; A capital federal (teatro).



Machado de Assis (1839-1908) – Primeira fase: A mão e a Luva; Helena; Iaiá Garcia (romances); (...) - Segunda fase: Memórias Póstumas de Brás Cubas; Quincas Borbas; Dom Casmurro; (...).



Raul Pompéia (1863-1897) - O Ateneu; Uma tragédia no Amazonas; Agonia; (...).



Naturalista



Adorno Caminha (1867-1897) – A normalista; O bom crioulo; (...).
Aluísio Azevedo (1857- 1913) – Uma lágrima de mulher; O mulato; Casa de pensão; O cortiço; (...).



Domingos Olímpico (1850-1906) – Luzia-homem.



BIBLIOGRAFIA



TERRA, Ernani. Gramática & Literatura - Para o 2º Grau. Volume Único - Curso Completo. Goiânia: Editora Scipione. 1994 p. 324.


NICOLA, de José. Gramática & Literatura - Para o 2º Grau. Volume Único (Curso Completo). Goiânia: Editora Scipione. 1994 p. 324.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Internet e sociedade em rede



A internet nasce como um programa militar mas nunca teve aplicação militar. Ela é mais que uma tecnologia, é um meio de comunicação, interação e de organização social.



Agregação da cultura dos movimentos libertários e contestatórios.


Os produtos da tecnologia da internet foram seus usuários.

Os usuários deram novos contornos à internet. Criaram muitas outras aplicações: Conferências, boletins, listas de discussão, etc...


Autogestão: Pouca interferência de governos. Os membros da ICANNC (Corporation for Assigned Names and Numbers) órgãos que distribui domínios e pactuos, protocolos – são escolhidos por meio de votação global

Dicas de bons livros de comunicação


Linguagem Jornalistica
Nilson Lage

Entrevista - Um diálogo possível
Cremilda Medina

A arte de escrever bem
Dad Squarisi
Arlete Salvador


A arte de fazer um jornal diário
Ricardo Noblat

O Globo - Manual de redação e Estilo


O texto da reportagem impressa
Oswaldo Coimbra

Leve em consideração o seu papel de jornalista


O seu lead deve conter informações básicas partindo das das seguintes perguntas:


Que
Como
Quem
Onde
Por quê
Quando



O que é ser repórter?

Veja a sua aparência.

Veja a forma de tratar as pessoas.

Equipe

Colegas

Curiosidade

Uso de gravador

Planejamento da notícia


O que é decupar?

R: Transcrever o que está na memória.

Os 10 filmes que influenciaram a moda no mundo


Segundo o jornal britânico ¨Times¨ do último dia 3 de agosto de 2009, os 10 filmes que mais influenciaram a moda no mundo foram Bonequinha de Luxo (1961), com o seu lindo vestido preto e luvas longas da mesma cor, usados pela atriz Audrey Hepburn.


Em Juventude Transviada (1955), o estilo rebelde da época trouxe o galã James Dean vestido de camiseta branca, calça jeans e jaqueta de couro. No filme Os Homens Preferem as Loiras (1953), onde a inesquecível Marilyn Monroe contracenou, ela abusava de vestidos e luvas cor-de-rosa.


Para recordar um pouco mais, em Acossado (1960), os cabelos curtos eram a linha daquele momento, o que seis anos mais tarde muda com a chegada de Blow Up – Depois Daquele Beijo (1966), o forte eram as minissaias para deixar as pernas amostras enquanto anos mais tarde em Os Embalos de Sábado à Noite (1977), a moda de John Travolta de ternos brancos e calças bocas-de-sino ditava a moda dos garotões.


Na tela dos cinemas Pulp Fictio – Tempos de Violência (1994), trazia um estilo retrô onde a atriz Uma Thurman desfilava com suas roupas pretas e cabelos curtos e dando seqüências aos mais modernos estilos o filme O Diabo Veste Prada (2006), Meryl Streep editora de moda e Anne Hathaway exibem de forma poderosa os mais lindos e elegantes modelos de roupas e que tornara-se febre nas ruas das cidades de todo o mundo.

Senado aprova nova lei de regulamentação da profissão



¨Mais importante que criar novas leis é cumprir as que já existem¨. São com essas palavras que o advogado trabalhista Estevão Mallet da Universidade de São Paulo fez recentemente comentários sobre a nova regulamentação de profissões no Brasil. De acordo com a aprovação do Senado no último dia 8 de julho de 2009, profissões tais como; motoboy, manicure, guardador de carro - ou flanelinhas, depiladoras e esteticistas são a partir de tal data regulamentadas. Como se não bastasse as discussões já começaram.


Mallet afirma que no caso dos motoboys é necessário regulamentar, já que eles transportam pessoas. Porém a opinião de Ademir Martins de Freitas, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas da cidade de São Paulo é o contrário, ele alega; ¨Os motoboys (aqueles que transportam documentos e mercadorias e são empregados de empresas), já é regulamentada pela a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e por convenções coletivas¨. Ademir Freitas ironiza ¨Se nem jornalista precisa de registro mais, por que teria os motoboys esse direito¨?


Para Estevão Mallet ¨A fiscalização é bem mais importante do que a aprovação dos projetos¨ finaliza. Mas de toda a crítica levantada uma verdade é clara ¨Trabalho legal é bom para todos e com o tempo as pessoas vão se adaptando com as leis¨.