terça-feira, 15 de setembro de 2009

Movimentos sociais e internet


Educar para a mídia: processo amplo e consistente de leitura crítica e postura ativa perante a mídia. Exemplo: através de opiniões para materiais expostos pelos profissionais).



Educomunicação


Conceito: Um campo de implementação de políticas de comunicação educativa, tendo como objetivo geral o planejamento, a criação e o desenvolvimento de ecossistemas educativos medidos por processos de comunicação e pelo uso das tecnologia da informação.


A educomunicação não surgiu como fruto de reflexões de grandes teóricos e grandes filósofos, mas a partir de uma prática de cidadania.


O termo foi cunhado por Mário Kaplun, argentino radicado no Uruguai, amigo e parceiro de Paulo Freire.



Papel educomunicador


A) Elabora diagnósticos no campo de inter-relação comunicação (Educação).


B) Coordena ações e gestões de projetos traduzidos em políticas públicas.

C)Assessora educadores no uso adequado dos recursos de comunicação.

D) Implementa programas de educação pelo e para os meios.

E) Reflete sobe o n osso campo, sistematizando conhecimentos.

F) A conectividade como elemento de divisão social está diminuindo.

G) A diferença maior está na capacidade educativa e cultural de utilizar a internet, ou seja:

– Trata-se de saber onde está a informação como transformá-la em conhecimento específico.
– Capacidade de saber o que fazer com o que se aprende.
– Capacidade de gerar mobilização e promover transformações políticas e sociais.



Outras denominações


Comunicação Educacional: Referindo-se às mídias como instrumentos pedagógicos. (a luz do data-show na sala de aula, como usar o jornal para ensinar a língua portuguesa).


Mídia – educação ou educação para as mídias: Diz respeito a mídia como objetivo de estudo. (Como a TV por exemplo está tratando as notícias por exemplo: do Oriente Médio – para saber mais acesse.:
www.intgercom.com.br).


Mídia na escola - Propostas pedagógicas


Educar com a mídia: incorporação dos elementos desta no acervo de seus recursos didáticos. (Equipamentos tecnológicos para expor os conteúdos em sala de aula).


Educar pela mídia: considerá-la como documentação sócio-histórico e como fonte de aprendizado. (Pelos conteúdos expostos pelos canais de comunicação).




Movimento pela democratização da comunicação

Primeira Cena.: 1984 – (ENPDC)

Proposta:


1) Criação de um sistema público de comunicação social que assegurasse o direito à informação, exercido por meio de fundações e entidades sem fins lucrativos.
2) Criação do CNCS – 1987 MNOC (Movimento Nacional pela Democratização da comunicação)
3) 1989 – Aprovado o Capítulo V da Constituição.


Segunda Cena.: Década de 90 – Regulamentação das rádios comunitárias. Movimento das Rádios Livres.

1985 – 1989 – Antes às rádios clandestinas pelo Ministério das Comunicações.

Terceira Cena .: CNBB – 1995 – Cria uma televisão alternativa (Rede Vida).

Quarta Cena.: Regulamentação da TV a Cabo

Cria-se a Associação de Entidades Usuários do Canal Comunitário.


Quinta Cena.: TV Digital

Sexta Cena.: T V Público



Legislação: Rádios Comunitárias


Decreto n. 2.615, de 3 de julho de 1998.
Artigo 3. Finalidade:

I – dar oportunidade à difusão de idéias, elementos de cultura, tradições e hábitos sociais da comunidade;

II – Oferecer mecanismos à formação e integração da comunidade, estimulando o lazer, a cultura e o (convívio social);

III – Prestar serviços de utilidade pública, integrando-se aos serviços de defesa civil, sempre que necessário;

IV – Contribuir para o aperfeiçoamento profissional nas áreas de atuação dos jornalistas e radialistas;

V – Permitir a capacitação dos cidadãos no exercício do direito de expressão.


Artigo 30 – Programação


I – Preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas, em benefício do desenvolvimento geral da comunidade;

II – Promoção das atividades artísticas e jornalistas na comunidade, e da integração dos membros da comunidade atendida;

III – respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família, favorecendo a integração dos membros da comunidade;

IV – Não discriminação de raça, religião, sexo, preferência sexuais, convicções políticas ideológicos, partidárias e condição social nas relações comunitárias.


Comunicação e Terceiro Setor


Definição de Comunicação

Primeiro Setor – Estado

Segundo Setor – Empresas privadas com fins lucrativos

Terceiro Setor – ¨Conjunto de organizações e iniciativas privadas que visam à produção de bens e serviços que não geram lucros e respondem a necessidades coletiva¨ Fernandes (1994, p.21).

Exemplo: Pró-Cerrado, Assistência Social, Defesa do Meio Ambiente).


¨Espera de atuação pública, não estatal, formada a partir de iniciativas voluntárias, sem fins lucrativos, no sentido comum¨ Gonçalvez (1999, p.2).


São as organizações não governamentais, fundações e institutos empresariais, associações comunitárias.


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