domingo, 8 de fevereiro de 2009

Boas histórias de Pirenópolis




O seu melhor roteiro, a 120 quilômetros de Goiânia


Por Rosa Rodrigues


A cidade de Pirenópolis de Goiás, está situada hoje a 120 quilômetros de Goiânia, numa área de 2.227 quilômetros quadrados, com uma população de 21.240 habitantes, sob um clima semi-úmido e é considerada atualmente um dos melhores e mais aconchegantes pontos turísticos do Estado.


Pirenópolis é referência aos olhos dos visitantes e porque não, o mais lindo cartão postal de Goiás para se guardar na memória tamanha beleza natural aos pés da Serra dos Pirineus.


Esta bela cidade foi fundada em 1727, com o nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário Meia Ponte, em 1988, foi tomada como patrimônio histórico Nacional. Suas ruas foram construídas de pedras quartzíticas e lindas casas ainda preservadas com art-decô.


As atrações deste paraíso são infinitas, desde a pratica de rapell, mountbike, as mais encantadoras cachoeiras de águas limpas e bem preservadas pelo o homem. Por aqui também pode-se saborear o melhor da gastronomia, que inclui desde o Empadão Goiano de diversos sabores, o pastel com pequi, doces de frutas típicas do cerrado e a famosa pizza quadrada da Rua do Lazer.


Na companhia de amigos ou da pessoa amada, fica garantido o descanso e o prazer de conhecer está bulcólica cidade no coração do Brasil.


Cultura


Em setembro de 2000, foi criada a Mostra de Música de Pirenópolis, (Canto da Primavera), é hoje um dos eventos culturais que conta com a participações de artístas locais e convidados destaques da música popular brasileira como: Zé Ramalho, Elba Ramalho, Maria Rita entre outras vozes de ouro.


O evento mescla sua programação com palestras, oficinas, shows, workshops, voltados para a música goiana. O público varia de 35 a 40 mil pessoas por edição do festival realizado ano- a - ano, de acordo com os dados da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel).


Teatro


O teatro ao ar livre teve início em 1826, com o Padre Amâncio da Luz. Hojé é também uma das atrações que já passam de dois séculos; são apresentados a luta medieval entre cristãos e mouros. As Cavalhadas de Pirenópolis, é sem dúvida a mais expressiva representação do Brasil, porque é nela que é homenageado o Divino Espírito Santo, 50 dias depois da comemoração da Páscoa, no Domingo de Pentecostes.


O que chama a atenção nas cavalhadas são as vestimentas coloridas, onde os cristãos vestem de azul e os mouros, de vermelho, e saem as ruas escuras sob a luz das velas para iniciarem as incenações e no final os mouros são derrotados e acabam sendo convertidos ao cristianismo.


Centro Histórico


Uma cidade tradicional como é Pirenópolis, não poderia deixar de apresentar aos visitantes o seu centro histórico acolhedor, destaque em primeiro momento a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, construída em 1721, a Casa de Câmara e Cadeia que além de não ser do período colonial o lindo prédio foi construído em 1919, como uma réplica do antigo prédio que existia ao lado da Igreja da Matriz.


Até 1999, a Casa Câmara e Cadeia funcionava. Na sua parte superior funcionava a Câmara Legislativa Municipal e no interior a Cadeia Pública.


O Teatro de Pirenópolis é datado de 1899, por uma iniciativa particular foi reformado em 2000, e hoje está aberto para a realização de eventos tais como; recitais, peças, shows e outros. O Cine Pirineus estilo neo-clássico, foi edificado em 1919, e em 1936, foi reformado no estilo art-decô e funciona agora como cinema.


As Cachoeiras


- Cachoeira Meia-Lua: 4 Km da cidade de Goiânia, com duas lindas cachoeiras em propriedade particular.
- Cachoeira Usina Velha: 5 km da capital de Goiás, composta por duas cachoeiras situadas em propriedade particular.
- Cachoeira Abade: 14 km de Pirenópolis, com duas quedas d'água e situada em uma propriedade particular.
- Nossa Senhora do Rosário: 36 km da cidade, em propriedade particular.


Culinária de Pirenópolis


Em 2003, na cidade de Pirenópolis foi idealizado o 1º Festival Gastronômico e que sete anos depois tem se consolidado cada dia mais. O festiva reúne além dos grandes chefs do Estado de Goiás, como também nomes reconhecidos mundialmente pela gastronomia.


Na ocasião são preparados deliciosos pratos frios e quentes típicos do cerrado. Para os amantes de doces, recomenda-se a Sorveteria Colorê, a qual apresenta o mais refinado cárdapio de sabores exóticos, tais como: sorvete de pequi, cagaita, milho, baru e tapioca.


Os Parques


Pirenópolis é natureza, e é aqui que estão concentrados os quatros melhores parques naturais.
- Morro Cabeludo: imponente e manancial de especies rupestres tais como cactos, orquídeas...
- Parques Estadual da Serra dos Pirineus: foi idealizado no ano de 1987, com uma área aproximada de 2.833 hectares, a 20 km de Pirenópolis, numa região rupestre (sobre rochas) e nascentes.


- Pico dos Pirineus: À 1.400 metros de altitude, um dos maiores pontos do Esatdo. Na crista do pico foi assentada uma capela a Santíssima Trindade.


- Reserva Ecológica Vargem Grande: À 11 km da cidade, propriedade particular, com uma bela cachoeira e num lugar fantástico para descansar.


Mas entre esporte, cultura, tradições, centros históricos, cachoeiras, belezas naturais e culinária, nada disso teria tanto valor se não fosse a hospitalidade dessa gente simples, sertaneja e de um coração generossímo. Num abraço aconchegante e num sorriso verdadeiro os moradores de Pirenópolis recebem tão bem seus vizinhos quanto os visitantes que escolhem a cidade para um descanso ao lado da família ou ao lado dos amigos. Talvés seja esse o motivo de quem vem, vai e sempre volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário