quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Presidente Lula convocará Conferência de Comunicação para 2009


Foi realizado entre os dias 27 de janeiro a 1º de fevereiro de 2009, o 9º Fórum Social Mundial, na cidade de Belém do Pará. O evento despertou a participação de um público record onde mais uma vez todos reuniram para registrar a importância que tem a luta pela democratização da comunicação no Brasil.


Naquela ocasião estava presente o atual Presidente da República do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, que deixou claro aos presentes que ainda em 2009, estará convocando a Conferência Nacional de Comunicação e a Comissão Nacional Pró-Conferência que realizou plenária diversos representantes das entidades e dos movimentos sociais, o qual pretende interver na organização do processo. Além do presidente participou também do Fórum Social Mundial, o ministro Luiz Dulci da Secretaria Geral da Presidência que vai dar total apóio a classe jornalística.


Na terça-feira, dia 3 de fevereiro, Lula reuniu no Palácio do Planalto, com representantes do seu Governo e da Comissão Pró-Conferência, para estabelecer que dia 02 de dezembro será a realização da Conferência Nacional de Comunicação, e junho para as etapas municipais e setembro para as etapas estaduais.


Ainda nos próximos dias de fevereiro Lula pretende assinar o Decreto onde convocará a Conferência. Nesta sexta-feira, dia 6 de fereiro a FENAJ participará da reunião da Comissão Pró-Conferência, no Plenário IV, do Anexo 2, da Câmara dos Deputados, para decidir quais as entidades que irão representar a Comissão no Grupo de Trabalho (GT).


Para fevereiro fica a esperança de que a constituição de um GT será composta por representantes do governo, do Congresso Nacional, dos empresários do setor e de entidades e movimentos sociais onde todos possam preparar detalhes organizativos, estruturais, a pauta e o processo de conferência.


Este evento visa mostrar os possíveis avanços no marco regulatório das comunicações no Brasil que dependerá da capacidade de se organizar, mobilizar as propostas de políticas públicas das entidades e organizações da sociedade civil. A realização dessa Coferência Nacional ficou estabelecida para os dias 3 a 9 de novembro de 2009, com Oçamento da União.



A connstrução da Conferência Nacional de Comunicação deve se dar a partir da edição de Decreto presidencial convocando-a e de Portaria do Ministério das Comunicações constituindo o Grupo de Trabalho.Na “Resolução do Encontro Pró-Conferência Nacional de Comunicação". A maior dúvida ainda atormenta a classe. Será que o governo as considerará?

Nenhum comentário:

Postar um comentário