quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O quarto poder - A globalização da comunicação ou fenômeno da comunicação hoje

A realidade da comunicação significa para muitos a produção de informação ou meios para o senssacionalismo e manipulação na grande mídia.

Mas a comunicação é a relação básica para a concretização de trocas simbólicas. Tornando-se importante e central em nossas vidas, com os meios de transmissão, TV, Rádio, Web, Telégrafo, Telefone, Videocassete e DVD. vale lembra que foi no bojo da comunicação que as novas tecnologias foram geradas e desenvolvidas e responsável pelo o sistema capitalista de hoje. Num modo de produção capitalista ou estadista, o modo de desenvolvimento é responsável pela produtividade da formação social, legitimadas por estrutura política, jurídica e ideologica.

Quem detém a informação, detém o fator central de desenvolvimento. E a internet interfere nos relacionamentos, nas compras, no sexo... Por exemplo você compra, paga com cartão, a empresa trabalha com o regime just in time, com a montagem, o comprador recebe pela home page da companhia e 2 a horas ele estará em mãos. Seria possível sem a tecnologia de informação? São por essas e outras que vivemos uma cultura midiada e baseada entre 3 a 5% onde de consumidores americanos compram pela internet e de acordo com dados, esse número pode ultrapassa de 30 milhões para 75, daqui a 2 anos.

O interessante de tudo isso é que conseguiram ainda em um único bit colocar além do texto, a imagem e o som, informando a linguagem digital de espaço infinito. Antes só o livro e o jornal faziam parte de nossas instituições e organizações. O desenho e a imagem para copiar, fotografar, retratar paisagens, objetos, pessoas, eram gravadas com discos agora tudo em um espaço virtual, a realidade é potencial de livre acesso.

Pois já dizia em 1996, o jornalista Zucconi anunciando o colossal casamento do século entre Bill Gate e Ted Turner com o título "A TV rainha casa-se com o dos computadores", isto é procura total por satisfações. O que não foi possível pela a TV, agora é possível com a AOL América Online e o Grupo Time Warner, ou seja, Bill transferiu para a Steve Balmer o comando da Microsoft a mesma associada à AT&T Internet de alta velocidade. Em resumo nenhuma têm conteúdo para oferecer. AOL - time Warner empresas que especializou em continentes incorporandos a NetScape e CompuServe.

A Time Warner é resultado da Warner (cinema e música) que juntaram-se de a Time, Life que compraram a CNN, maior rede de TV noticiaria 24 horas, oferecendo conteúdo, por mais que exista rápidez eficiência em tempo real em vídeo ou áudio faltaram conteúdo ou seja, milhões de sapatos mas sem pés. AOL faz parceria com Time Warner em contra partida, surge a informática e a internet, telemática "Realidade Virtual".

Aí vem as perguntas: Quem define a realidade? Quem diz o que existe e o que deixa de existir? Quem coloca a agenda de discussão? Isto é: Quem decide o que falar?

É impossível pensar hoje no mundo contemporâneo sem levar em conta o papel da mídia. A realidade do final do século exige cada vez mais uma imensa gama de informações que invadem suas vidas diariamente, de forma desconhecida para nossas gerações precedentes. E nós temos o dever de dar significados, interpretar e compreender este imapcto moderno.

Apesar da censura à imprensa, na ditadura no séc. XX, entre grandes indústrias da comunicação e o poder econômico e político. Censurar a imprensa é controlar o Imaginário Social, informática e cibernética são meios por excelência de controle da informação, entre tempo e espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário