sábado, 3 de janeiro de 2009

Análise do filme Losing Faith, voltado aos conceitos e valores éticos/científico e humanos


Ficha técnica


Filme de ficção-científica: Losing Faith (Fé Perdedora)

Elenco: Jodie Foster como Drª Arroway

Matthew Mac Conaughey como Palmer Joss


Na antigüidade, a sociedade já demonstrava sérias preocupações sobre a ciência, pois até então não existiam métodos e observações dos acontecimentos. A filosofia enquanto isso procurava conhecer a natureza profunda das coisas e seus fins. Analisando a sociedade antiga e a filosofia, ambas atuavam de forma inacabada; sempre embasada em investigações interrogativas constantes, sobre um exercício sempre reflexivo realizado pela busca de um conhecer e não de sua posse. O que não é diferente nos dias de hoje. O conhecimento filosófico tem por origem a capacidade de reflexão do ser humano e por instrumento exclusivo, o raciocínio.
Portanto , é justo afirmarmos, que por meio desse conhecimento, chega-se ao conhecimento científico. A fé, por sua vez, baseia-se no conhecimento teológico ou seja; o ser humano crê em algo superior a sua existência terrena.
O oculto, o mistério de algo que procuramos interpretar como manisfestação da divindade é conhecido como crença. Partindo para o conhecimento em campo empírico, a aprendizagem é adquirida informalmente, ou pela experiência do cotidiano. Esse conhecimento não é fundamentado em procedimentos metodológicos, ele simplesmente desconhece o rigor dos métodos.
No que tange o conhecimento científico, ele procede do conhecimento empírico dos fatos observados e assim são levados ao conhecer da realidade, mesmo essa realidade sendo questionada como aparência superficial. O resultado que todos esperam dessa analise, é de uma pesquisa metodológica, de carater sistemática, sobre um contexto factual, onde procura analisar a descoberta e suas causas, concluindo assim os estudos com as leis gerais que os orientam. Na prática verifica-se por demosntrações ou por teste com clareza, precisão e domínio, com igualdade ou subordinação com outras descobertas, e estabelece leis gerais e universais aceitas para todos os casos. O conhecimento sobre todas essas coisas resume-se na amoldagem do sujeito com o objeto.


O sujeito como portador do objeto, do conhecimento. Por isso a ciência trata os conhecimentos de várias maneiras, procurando leis que abriguem certo número de fatos particulares. Ela é algo incompleto: mais de acúmulos de conhecimentos, e que constantemente passa por renovações. No filme Losig Faith, que conta com artistas de grandes níveis do cinema americano como Jodie Foster, vivendo a Drª Arroway e Matthew Mac Conaughey como Palmer. Losing Faith (Fé Perdedora) é um fime de ficção-científica, que além de apresentar um extraordinário roteiro, conta com uma bela trilha e fotografia inquestionável, onde tudo é baseado na fé.
A busca pela a vida fora de nosso sistema solar transforma-se em uma questão pessoal e espiritual para uma mulher americana, Ellie Arroway, investigadora desde criançã ela cresce com sua opção até um dia Arroway (Jodie Foster) tornar-se uma cientista que perde a fé no Deus após seus pais terem morrido, ainda quando ela era criança. Mas a drª Ellie aprendeu a desenvolver uma sorte diferente da fé no seemingly unknowable: onde ela passa a trabalhar com um grupo que monitores pelas ondas do rádio.
Assim Ellie espera que algum dia receba uma mensagem coerente de um outro mundo que prove que há um mundo além do nossos próprios. O trabalho sério de Ellie é recompensado quando sua equipe escolhe acima um sinal que não pareça ser da origem earthly, e é extamente aí que a cientista começa a descodifica a mensagem, que gira para fora para ser plantas para um ofício do espaço, e assim ela passa a fazer reunião com os estrangeiros. Juntamente com seus investigadores Ellie passa a contar com a interferência de um conselheiro científico da casa branca, David Drumlin (Tom Skerritt), que corta fora seu financiamento e o tenta fazer uso do crédito para suas realizações. Entretanto, Ellie recebe a sustentação moral de Palmer Joss (Matthew McConaughey), um professor espiritual que recomenda o presidente Clinton e o tenta a persuadir aceitar a existência de um poder mais elevado, e revestimento protetor financeiro de S.R. Hadden (John ferido), um multi-millionário que quer financiá-la na tentativa de descobrir a fonte da mensagem.
A partir do filme tomamos como ponto de discursão a Moral Primitiva, onde implicava numa regulamentação do comportamento de cada um, de acordo com os intereses da coletividade, onde o indivíduo via a si mesmo como parte da comunidade. O que é totalmente o contrário hoje da Moral Moderna, onde a sociedade vive uma guerra travada, onde todos lutam contra todos, o individualismo e egoísmo, exagero e interesse a exploração do capitalismo selvagem que caminham par à par, em prol do seu próprio bem-estar e prestígio.
A todo instante, percebe-se que embasados no erro tentam-se justificar recorrendo-se a moral, mesmo que seja por opressão, opondo-se a uma nova forma de civilização superior, o que está bem longe do que era na moral primitiva. No filme Losing Faith, a moral e a religião a todo instante é grafada como censura. O comportamento, as idéias e experências são traçados como algo utópico.
Os cientistas visam escolher uma determinada pessoa que possoa viver a experiência de ir conhecer um outro planeta desde que está pense igual aos demais ou seja que esta pessoa acredite na existência de DEUS, como um ser maior. A drª Arroway, vivida por Jodie Foster é questionada como ré confessa pela sua forma de ver suas experiências e por momento algum admitir que acredita ou não em DEUS, ela acredita nos seus experimentos porém os seus colegas cientistas descartam seus depoimentos assim todos lutam por suas verdades desde que cada um conheça-as a seu modo de vivê-las.
Ellie Arroway tem fé naquilo que ela vive por 18 horas cravadas dentro de uma Bússola, o que os seus colegas desconhecem; afinal para eles as horas vividas por ela não passaram de um problema com a nave e que o tempo todo ela esteve parada.
Admitir ou não é uma questão de pura fé de ambas as partes envolvidas, até mesmo para a sociedade, que acaba sendo despertada para aquela experiência. O que mais tarde provoca irritações por parte dos fanáticos religiosos.
O filme retrata a moral verso ciência, ou seja; a moral não é conhecimento ou teoria de algo real, ela é ideologia (confirmação de idéias, normas e juizos de valores que servem aos interesses de um grupo social. A ciência por sua vez não pode ficar indiferente á finalidade social da atividade. Ela deve assumir responsabilidade moral, desde as investigações e conseqüências vitais para a humanidade.
O filme Losing Faith (Fé Perdedora) fere a norma social e individual daquela cientísta, da nação e de todos aqueles que acreditam na existência de um DEUS, um universo a parte entre outras crenças para se chegar a conclusão ou não da existência de vida em outro planeta.
O filme na busca por suas verdades, pecam nos conceitos e valores éticos humano. Porque enquanto princípios ou mandamentos cristãos relacionados com o exercício da cidadania, estes são abrangentes porque acabam envolvendo a vida humana no seu todo, uma compreensão holística do que é a vida, derrubando a barreira entre o profano e o sagrado. O ser humano tem o compromisso com DEUS CRIADOR e seu próximo em quaisquer circunstâncias da vida. DEUS exige obediência de cada pessoa a todas as implicações da sua lei.
Afinal não fomos criados autônomos e sim teônomos; ou seja; estamos sujeitos à Lei de DEUS, enquanto no campo da ciência homem vive de suas descobertas. Por esse motivos é inevitável não citar os conceitos de morais que ao longo de nossas vidas vem sendo modificados pela sociedade como um todo dentro dos valores morais, éticos, políticos e religiosos.

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