sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Jornal Colaborativo


O jornalismo colaborativo surge como uma nova modalidade de jornalismo onde o público participa da coleta, processando e publicando suas notícias quase que diretamente com a redação. E a internet facilita ainda mais essa colaboração, a final acredita-se que assim poderá expor suas idéias e trabalhos. Mais o jornalismo colaborativo tem provocado debates, pois este é um tipo de jornalismo que foge as normas do jornalismo convencional, praticado somente por jornalista.

Este tipo de trabalho não deixa de ser interessante, pois possibilita a criatividade. Na Web podemos tirar como exemplo os blogs, com notícias, eventos e os comentários. Nas grandes cidades a prática tem crescido acirradamente e na periferia o perfil não foge as excessões.

Com isso a população que tem acesso a esses conteúdos e acabam se beneficiando. Nos Estados Unidos, por exemplo foi criado um projeto chamado New York Public Rádio (WNYC), eles fizeram um levantamento comparando preços de vários produtos como leite, alface e cerveja. As informações foram fornecidas por aproximadamente 350 consumidores e assim eles tiveram a idéia de publicar as informações pelo mash-up para os moradores de Manhattan. Através do mapa disponível a população tem obtido grandes resultados e feito muita economia.

Aqui na cidade de Goiânia isso tem ocorrido com os jornais impressos, onde o leitor escreve ou liga para as redações e solicita determinado assunto a ser tratado, denunciam problemas nos bairros o que mais cedo ou mais tarde geram grandes discussões na sociedade e na mídia. Isso poderia ser de maior repercussão se existisse espaço suficiente para esse leitor opinar e indicar pautas, eles poderiam ser uma espécie de agência de notícias gratuitamente e voluntários ao dispor dos meios de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário