sábado, 3 de janeiro de 2009

Anorexia & Bulimia



Segredos perigosos que atingem todas as idades e requerem especialistas para os casos

Será que ser magro é sonho de muitos? A resposta na maioria dos casos é sim, pois jovens tem buscado todos os dias o padrão ideal de mercado da moda e junto com a magreza vem uma série de problemas. Os distúrbios alimentares tem se tornado freqüentes e mais cedo ou mais tarde vão ter uma atenção voltada com o auxílio de um clínico.

Anorexia

A anorexia é conhecida por distúrbios alimentares e vêm de longas datas, desde a Idade Média, época em que as pessoas faziam os jejuns religiosos muito prolongados. E o problema tem afetado na maioria dos casos o sexo feminino.


A mulher têm buscado dia após dia o seu padrão estético e com isso seu corpo têm sofrido distúrbios hormonais, genéticos, sociais e familiares. Mais para quem pensa que só mulheres estão propensas a este problema está enganado; homens também são vítimas, porém em número menor. O paciente não apresenta perda real de apetite, mas o intenso medo de ganhar peso e acabam intensificando em exercícios físicos para "manter a forma".


Quando uma paciente está com anorexia ela apresenta a diminuição da menstruação conhecida também como amenorréia. Para o tratamento o caso as vezes torna-se mais complicado do que emagrecer. O paciente passa por tratamento muitas vezes multidisciplinar, envolvendo endocrinologistas, psicólogos, psiquiatras e nutricionistas.


Dados de associações e organizações não-governamentais revelam que no Brasil um em cada 250 adolescentes sofre da doença.


Bulimia

A pessoa que sofre de bulimia apresenta outros tipos de compulsões. Come em excesso e tem uma aparência normal ou até sobrepeso e obesidade. As mulheres são as principais vítimas da bulimia.


A pessoa que tem bulimia acabam consumindo alimentos que nem apreciam. E depois de todo os exagero, vem o sentimento de culpa, e a reação é vomitar, fazer exercícios compulsivos, tomam laxantes, inibidores de apetite e fazer jejum.


Atualmente a novela das 20h00 da Rede Globo, Páginas da Vida, apresenta uma criança com este problema devido as pressões da mãe que quer ter em casa uma filha bailarina e proíbe ela de comer o que tem vontade, porém; essa criança passa à comer escondido e em excesso, e como resultando mais tarde acaba provocando vômitos e assim essa personagem levanta uma grande polêmica sobre o assunto.


A bulimia em muitos casos é desconhecida pela família. Para detectar uma pessoa com bulimia é simples; ela passa a ter aumento excessivo das glândulas parótidas (que produzem a saliva), lesão de pele no dorso da mão e desgaste dos dentes provocado pelo suco gástrico dos vômitos são as principais complicações orgânicas da bulimia.


Quanto mais cedo for detectado o paciente com anorexia ou bulimia, mais rápido será sua recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário