sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:


I - a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos;


II - a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações;


III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;


IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;


V - a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas;


VI - a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;


VII - o acesso aos órgãos judiciários e administrativos com vistas à prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteção Jurídica, administrativa e técnica aos necessitados;


VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências (...).

3 comentários:

  1. E obrigação de todo o jornalista, manter uma população bem informada, independente da situação econômica, financeira e cultural que lhe é oferecida. Todos os cidadãos tem seus deveres e obrigações, mas também seus direitos (estes na maioria das vezes deixados de lado) diante da sociedade em que se vive e a forma capitalista que as autoridades tratam o País. Vejo esta jovem jornalista com o perfil bem definido, transparente e solidária como devem ser os profissionais de comunicação. Muito ja ouví falar a frase "A TRADIÇÃO FAZ A CREDIBILIDADE". Em partes não concordo. Em tempos de Globalização, a frase correta seria 'A COMPETÊNCIA FAZ A CREDIBILIDADE", já que vivemos uma concorrência ferrenhas na busca de nossos objetivos. Parabéns colega, Rosa Rodrigues pela coragem e determinação. Jornalista Gerson Geovanni

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  2. E obrigação de todo o jornalista, manter uma população bem informada, independente da situação econômica, financeira e cultural que lhe é oferecida. Todos os cidadãos tem seus deveres e obrigações, mas também seus direitos (estes na maioria das vezes deixados de lado) diante da sociedade em que se vive e a forma capitalista que as autoridades tratam o País. Vejo esta jovem jornalista com o perfil bem definido, transparente e solidária como devem ser os profissionais de comunicação. Muito ja ouví falar a frase "A TRADIÇÃO FAZ A CREDIBILIDADE". Em partes não concordo. Em tempos de Globalização, a frase correta seria 'A COMPETÊNCIA FAZ A CREDIBILIDADE", já que vivemos uma concorrência ferrenhas na busca de nossos objetivos. Parabéns colega, Rosa Rodrigues pela coragem e determinação. Jornalista Gerson Geovanni

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  3. Olá colega, obrigado pelo seus comentários.

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