domingo, 4 de janeiro de 2009

Cachoeira de Goiás santuário aberto à contemplação


Esse é um dos municípios que oferece aos seus visitantes não só paz mais proporciona principalmente extrema exuberância ao olhar do homem



Em julho de 2007, foi inaugurado em Cachoeira de Goiás, o CATE (Centro de Atendimento ao Turísta. A convite da presidente do centro de apoio ao turista, Bia Barreira e do atual prefeito da cidade Marlúcio Pinheiro Duarte, e de sua filha Marcella, a equipe da Revista Ping Pong acompanhou essa turma numa trilha pra lá de descontraída, rumo as lindas e curiosas cachoeiras da região.


Cachoeiras de Goiás fica há 178 km de Goiânia, saída pela GO–060, destino a Trindade e Aurilândia. Esse é um dos municípios que oferece aos seus visitantes não só paz mais proporciona principalmente extrema exuberância ao olhar do homem.


Cachoeira de Goiás é sem sobra de dúvidas um lugar de excelentes condições para o homem praticar esportes, como caminhadas à beira dos córregos, trilhas pela a mata adentro e terminar o passeio escalando as mais lindas cachoeiras da região.


Nossa turma se reuniu na fazenda do senhor Orestino, que fez questão de nos acompanhar junto com o guia Juvenal, mais conhecido como senhor “Nena”.



Senhor Nena


Senhor Juvenal, popularmente conhecido como senhor Nena, no auge dos seus 73 anos, com 58 anos de total intimidade com essas terras e em plena Terceira Idade, ele engana muitos garotões por aí. Ele é o segredo da melhor idade, de uma disposição invejável.


Por ter levado uma vida saudável e simples durante toda a sua juventude na roça e regada com muita adrenalina ele foi uma das figuras importantes do nosso passeio.



É incrível !!! O senhor Nena o tempo todo só corre, sobe nas pedra e até nos dá a imaginação de está vendo lá no alto o monumento do bandeirantes lá da capital. Senhor Nena tem muita coisa boa para nos ensinar que chega a se tornar perante nossos olhos um patrimônio de sabedoria viva ás futuras gerações.



Ele é um verdadeiro exemplo de simplicidade e vitalidade e mais uma vez o senhor Juvenal ou melhor senhor Nena nos mostra que os nossos idosos estão cada vez mais ativos. Afinal aqui não é o fim da linha da vida; é apenas o começo de uma nova era e de muita saúde junto à natureza.



Mata à dentro pegamos a trilha e foi surpreendente a visão: matas e campos compostos por típicas árvores, flores e animais do cerrado, rios de águas lindas e límpidas, tudo aqui é muito bem preservado e serve de lição para muitos que agridem o meio ambiente.


Em Cachoeiras de Goiás o homem não dita regras de preservação. O homem cumpre a lei da natureza. E em plena discussão de aquecimento global, Cachoeiras de Goiás pode com certeza ser considerada uma reserva virgem dentro do coração do Brasil.


E foi pensando nisso que a Prefeitura em parceria com a Secretária do Meio Ambiente criação o CATE, justamente para dá total suporte e segurança para quem escolhe a região para a prática do eco-turismo.



Um dos lugares que não dá pra resistir é a Cachoeira do Córrego São Bento que impressiona seus visitantes. São aproximadamente 30 metros de altura, uma perfeita opção para a pratica do happel e porque não um lugar ideal para um banho gelado e relaxante. Não tem quem resiste a esse espetáculo da mãe natureza que todos os dias define com leves traços a sua vegetação e vidas que nela habitam.


O prefeito Marlúcio Duarte, demonstra ser muito preocupado com os habitantes de Cachoeiras de Goiás, ” é pensando na população da nossa cidade que eu busco o melhor para essa gente. Preservar a natureza é garantir ar puro, rios e cachoeiras com águas limpas para o banho natural e proteger os animais é uma forma de diminuir a extinção de espécies. Isso é qualidade de vida para
todos”, afirma.


E isso é tão importante que naquele mesmo dia estavam por lá a equipe do Programa Trilhas do Brasil, preparando mais uma edição do programa que vai ao ar todos os domingos pelo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).



E quem curtiu o passeio não perdeu nada. Aproveitou a oportunidade para tomar banho, tirar fotos, escalar as belas cachoeiras e discutir sobre a conscientização ambiental. Coisa que Bia Barreira entende muito bem!



O povo aqui é de origem simples porém; muito hospitaleiro. As crianças, jovens e adultos podem andar tranqüilamente pelas ruas e essa pessoas demonstram preocupados o tempo todo com a imagem da cidade, preservando as praças, ruas, calçadas e principalmente suas reservas florestais e isso nos enchem de orgulho ao saber que o trabalho realizado aqui tem dado resultados satisfatórios, cometa Bia.

Economia e educação



Mas Cachoeira de Goiás não é só reconhecida como grande concentradora de cachoeiras, mas também conhecida como uma das regiões do Estado de grande concentração econômica. A cidade gira em torno da agricultura, destaque para a produção de milho, arroz, mandioca e calcula-se que a região atualmente produza cerca de 17 mil dúzias de ovos por ano. Isso é mais um ponto positivo para a avicultura do município.



Na educação Cachoeira de Goiás forma hoje o maior número de alunos no ensino fundamental, grandes aos seus quatro estabelecimentos de ensino e com apoio da biblioteca municipal que está na praça principal da cidade com um enorme acervo de livros e com o mais seguro e aconchegante espaço para alimentação, encontros e bate-papo entre os amigos.



Tradições religiosas



Seguindo as tradições religiosas, Cachoeira de Goiás, também é devota do Divino Pai Eterno, é no dia 01 de julho que a cidade atrai milhares de religiosos. E como se não bastasse, a festa continua no dia 10 de novembro, onde a cidade pára para festejar o seu aniversário.



Água Santa



Diz a lenda que uma senhora que sofria de uma doença incurável no Estado de Minas Gerais, certa noite teve um sonho. Durante o sonho ela teve a visão de uma fonte e que nessa fonte existia a água milagrosa a qual ia lhe trazer a cura.



Anos de passaram a mulher continuava com o problema e o seu único filho também passara a desenvolver o mesmo mau. Foi quando ela veio a Goiás especificamente passando pela cidade de Cachoeira de Goiás ela teve mais uma visão que a fonte estava naquela região. Desesperada saiu a procura da água milagrosa e encontrou a fonte dos seus sonhos. Ao tomar a água ela e seu filho foram curados naquele exato momento. A história se espalhou por toda a cidade e hoje a fonte atrás pessoas de diversas partes do mundo que tomam conhecimento do milagre. E daí surgiu o nome de Água Santa.



Pode-se dizer que, Cachoeiras de Goiás, é um santuário aberto a contemplação e a futuras pesquisa ambientais e que se encontra com as portas abertas da cidade para receber visitantes de qualquer parte do Brasil e do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário