sábado, 3 de janeiro de 2009

Jornalismo de Revista e uma avaliação da qualidade gráfica da Revista HOJE


Este trabalho serve de base de estudo para profissionais e estudantes da área de Comunicação Social, pois visa apresentar pesquisas teóricas da qualidade gráfica do periódico (Revista HOJE), a primeira revista impressa no segmento político no Estado de Goiás.



Foi observando leitores da área política e jornalística de Goiânia que chegamos a conclusão que este tipo de impresso deveria ser estudado do ponto de vista gráfico. Observamos as reações destes leitores no momento em que adquiria o exemplar em mãos e chegamos a conclusão que seria de grande interesse estudar detalhadamente a sua história de projeto gráfico.



A avaliação da qualidade Gráfica da Revista HOJE, interessa não só aos estudantes e sim profissionais prescritos pela lei de IMPRENSA formada e em pleno exercício. A avaliação da qualidade do Projeto Gráfico da Revista HOJE, há exatos 5 meses era alvo de crítica negativa por parte de leitores políticos e acadêmicos. Pois o projeto era constantemente modificado, não tinha uma identidade de cores e de editorias.



A Revista HOJE, começou há quatro anos atrás na história da imprensa goiana apresenta como todo projeto e idéia, uma proposta de inovação. Levar notícia com seriedade para toda a sociedade. A Revista HOJE, nasceu numa época de entusiasmo pela Imprensa local.



Numa época em que acreditava que a mídia seria algo de fácil resolução para a sua prosperidade de mercado. Mas não foi isso que aconteceu. Diante das dificuldades de captar recursos financeiros junto as empresas privadas, ela ao contrário de ser uma revista de variedades acabou formando outra identidade.



Focalizada dentro da política não só de Goiás mas também do Tocantins e Distrito Federal. E graças as parcerias firmadas com as Prefeituras e Câmara Municipais, a revista entra no seu segundo ano. Composta por quatro jornalistas formados, um diagramador e designer gráfico, um fotógrafo e cinco estagiários na área de jornalismo em Goiânia.




São distribuídas mensalmente 20 mil exemplares em todo Estado de Goiás, Tocantins e Brasília. Seu público alvo, são formadores de opinião, jornalistas e políticos. Ela é composta por 10 editorias.


Entrevista - destaque para convidados da política de Goiás, Tocantins e Brasília.


Primeiro Plano - Destaca a opinião do Editor-Geral da Revista HOJE.


Tocantins - Prioridade para a política do Tocantins.


Resenha - Coluna diária com o jornalista Renato Dias.


Palmas - destaque para a cidade de Palmas do TO.


Internacional - coluna com a participação professores acadêmicos da Universidade Federal de Goiás para escreverem artigos mensalmente, um dos convidados quase que permanente é o professor Jean Marie Lambertt.


Goiânia - fala da política da capital.


Artigo - Com a participação do jornalista Sebastião Carlos Gomes de Carvalho.


Reportagem de Capa - trata-se da matéria miolo da revista.


Política - destaque para o governo estadual ou estadual.


Coluna Social - A revista HOJE tem o apoio do Programa Em Foco do canal Fonte TV e Canal 36 da Net Goiânia - essa seção é produzida pela apresentadora Quézia Ramos. Mesmo porque a revista HOJE não tem interesse em produzir uma Coluna Social independente.



O periódico não tem fonte de informações baseado em agências, a maior fonte tem sido os próprios entrevistados e a internet. Seu faturamento gira em torno de R$: 60.000,00 mensais e suas pretensões para o futuro é contar com o apoio das empresas privadas e poder ter uma coluna esportiva, pois nota-se que este é um negócio lucrativo e uma boa oportunidade de investimento e faturamento.



Os textos valoriza políticos em plena ascensão no cenário político e os estagiários são bem vindos a redação. A final, os jovens têm demonstrado grande atenção para tratarem de assuntos sérios. A Revista HOJE, pode ser considerada uma revista de Elite política e por grandes formadores de opinião dentre eles, jornalistas e estudantes de Comunicação Social.



No Projeto Gráfico, nota-se que as páginas são mais arejadas, apresenta um corpo de fácil leitura, pois procura valorizar a fonte Arial 10, livre de fios para separar as 3 colunas da revista. Os fios são aproveitados no contorno das fotografias.



Na capa da Revista HOJE, é destacada a editoria do miolo da revista, a matéria mais importante. Seu projeto é inovador, pois valoriza textos e fotos, porém não apresenta uma boa qualidade de fotografia e a qualquer momento uma pauta cai dando lugar a uma editoria paga é o que se percebe.



Na redação da revista HOJE, os repórteres escrevem e dão sugestões de pautas, fotografias e diagramação. A Revista é um meio inovador pois leva em consideração a opinião de novos profissionais que estão chegando ao mercado.



De acordo com Kevin G. Bamhurst no artigo Planejamento Gráfico - O Jornalismo Visual, (Antes da introdução do computador na sala de redação, o editor se encarregava da redação e supervisão do períodico e deixava as questões técnicas aos especialistas. Hoje já é possível ver fotógrafos enviando fotos por telefone e isso faz do estudante atual grande conhecedor do seu trabalho, afinal com toda tecnologia moderna não livrará o jornalista da ignorância neste campo.


Para Kevin o conhecimento visual é algo que se pode entender, analisar e ordenar e a habilidade visual divide-se portanto em três níveis: Apreciar, ou seja; o jornalista reconhece que existem mensagens visuais nos impressos, e coloca suficiente valor nelas.



No segundo nível, trata-se da alfabetização visual, ou seja o jornalista passa a ter o poder de reconhecer, identificar o que exatamente constituem a comunicação visual, assinando seus elementos e estruturas(interpretar).



No terceiro e último nível de habilidade visual, Bamhurst reconhece que o nível mais alto pertence a habilidade de comunicar, ou seja; os artistas e desenhistas gráficos podem dar forma a mensagens visuais, escolhendo conscientemente um estilo apropriado e isso só é possível depois de muitos anos de prática. Kevin debate muito a questão do jornalista que não demonstra interesse pela arte. Ele prejulga que a maior parte dos jornalistas de hoje não tem nenhum interesse na arte e nas matérias visuais.



Sua educação e sua ocupação diária lhes ensina a importância da palavra, de seu significado e da maneira de escrever e processar sua informação. Mas não é bem isso que está acontecendo dentro da redação da revista HOJE.



Os jovens jornalistas são grandes orientadores junto aos seu designer gráfico e diagramador Gustavo Nascimento, pessoa responsável por toda a identidade do periódico. Para Gustavo Nascimento, hoje os novos profissionais da comunicação são grandes interpretadores dos fatos, das artes e de toda a finalização de um trabalho jornalístico sério.



Porém ele discorda de Kevin G. Bamhurst, quando ele diz que os jornalistas não demonstram interesse pela arte. “Hoje percebo que os novos jornalista e estagiários tem uma grande noção que faz. E tem feito uma grande diferença no meu trabalho, pois eu acabo atualizando meus conhecimentos com eles”, afirma Gustavo.



Para o jornalista Valterli Guedes, a Diagramação e Projeto Gráfico da revista HOJE é sim até hoje modificado, mesmo porque suas matérias mudam e é preciso contar com a inovação. Não estamos preocupados em padrão e sim numa qualidade inovadora”. Os estudantes de comunicação da cidade de Goiânia tem sido nossos professores neste quesito.




Um fato que chama atenção em Kevin G. Bamhurst, é que ele cita que a informação visual é algo perigoso, no sentido que se algum leitor não é alfabetizado visualmente este pode ser manipulado pela informação que está recebendo em mãos. A revista HOJE, na opinião da estudante de jornalismo Eliamar Pereira da Silva, da Faculdade Sul-Americana/FASAM, explica que quando ela lê a revista sabe muito bem distinguir entre as matérias objetivas e as manipuladas e não cai facilmente neste tipo de produção noticiosa.



Podemos concluir, é que com a modernidade e alta tecnologia, os estudantes são pessoas que estão procurando realmente pela inovação e nem sempre por padrões. Eles acreditam que podem conquistar cada dia mais um número bem maior de leitores através de criações independentes dos manuais prescritos. Em nosso estudo conclui -se que a Revista HOJE segue um formato e tiragem simples como muitos periódicos que vem sendo apresentado no mercado, como por exemplo: seu formato é de 20,5 cm x 27 cm com acabamento (capa e contra capa):papel couchê fosco 90 g de miolo papel couchê fosco 90 g, a impressão é em policromia, com uma tiragem de 20 Mil Exemplares, com um fechamento comercial baseado em 15 dias que que antecede a publicação e a sua circulação é mensal.



Nota-se que hoje a revista HOJE desperta nos estudantes uma forte atração de produzir, de criar e principalmente de ousar na produção Gráfica. É exatamente isso que no livro Produção Gráfica de James Craig, expressa a vontade do autor em despertar o interesse nessa produção no próprio estudante universitário. A arte de criar, de planejar, editar e produzir é a definição exata para dar explicações sobre todas as áreas de Produção Gráfica.



Outro grande exemplo é citado no livro no livro Layout: o design da imprensa, onde são questionados as chaves para a criação de um bom design gráfico. O autor Allen Hunrlburt relata no livro que os estilos históricos de arte, arquitetura e design, gira em prol da combinação de vários elementos para a feitura de um layaout.



Isso é notável na Revista HOJE, quando deparamos com as 3 colunas padronizadas e com textos levemente escritos. Com isso deparamos com transformações positivas com relação ao público leitor do impresso e formando opiniões até mesmo de leigos no assunto como é o caso do senhor Lídio, residente no interior de Anápolis. Ele fala que a Revista HOJE facilita a leitura e atrai a sua atenção todas as vezes que tem em mão um exemplar.




Seguindo esse raciocínio Lorenzo Baer no livro Produção Gráfica, cita que a produção gráfica vem também padronizando fielmente os trabalhos de todos os tipos e segmentos periódicos e vem facilitando ainda mais o trabalho dos verdadeiros artistas, desenhistas e design até dentro de casa. Ele diz que o livro tem como objetivo atingir um público amplo.



OBS: Essa análise foi realizada no 2º semestre de 2006. Hoje (2009), a Revista HOJE já superou ainda mais a sua qualidade. Embreve estaremos falando sobre esse periódico de grande importância para a nossa Imprensa Goiana.


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