sexta-feira, 1 de abril de 2011

CABELO.: Caspa e queda



Beleza é coisa séria! Por isso na hora de escolher o shampoo, o condicionador e aquele creme para hidratar é importante que o atendente tenha conhecimento sobre os produtos e possa dar boas orientações ao consumidor.




Para a vendedora Viviane Freitas, "entender a estrutura e o desenvolvimento do organismo humano, vão além de preocuparmos com as nossas aparências, é fundamental entender bem aquilo que vendemos. Só assim vamos sentir a reação positiva dos nossos clientes" afirma.


Viviane acrescenta, "O problema que mais enfrentamos hoje é a constante procura por produtos que trate caspa e queda de cabelo. Tudo por que na era da modernidade, homens e mulheres vivem num corre-corre desenfreado e estão mais propensos ao stress".



O que é Caspa?

A pele do couro cabeludo é renovada constantemente através de uma pequena descamação, que ocorre durante a fricção ou lavagem, que não chega a ser visível.


A caspa é o aumento desta descamação, formando pequenas placas ou escamas que podem ser secas ou oleosas. Há quem diga que ela ocorre entre os 20 e 50 anos de idade. Mas nenhum estudo comprova isso.



A causa desta descamação exagerada está, muitas vezes, relacionada à presença de bactérias e do fungo Pityrosporum ovale, que acelerem este processo.


O couro cabeludo é o local propício para o crescimento destes microorganismos devido à temperatura corporal e a umidade, muitas vezes causada pelo excesso de oleosidade.



A caspa causa coceira leve ou intensa, o que leva à irritação e por vezes até a ferimentos no couro cabeludo. Além disto; a descamação causa um enorme incômodo estético-social.



Queda de Cabelo Fios no travesseiro, escova ou banho, este é o ponto vicioso da queda de cabelo. E quanto mais cai, mais desesperada fica a pessoa, o estresse é inevitável. Tudo porque o cabelo é considerado um anexo cutâneo formado no folículo piloso sebáceo que fica na derme, a parte profunda da pele.


Cada pessoa tem cerca de 150.000 fios no couro cabeludo. Por isso o crescimento do cabelo é de um centímetro por mês. A renovação é contínua, 90% dos cabelos estão na fase de crescimento enquanto 10% restante ficam em repouso, preparando-se para cair até o fim da vida.



A queda de cabelo deve ser observada quando uma pessoa está em fase de um regime violento, cirurgia, estresse excessivo, uso ou parada do anticoncepcional, parto e outros medicamentos. A queda ocorre três meses depois do evento.



A perda de cabelos na mulher ocorre a partir dos trinta a sessenta anos em muitas sem motivos. O problema deve ser observado também em caso de alto grau de anemia, por isso é necessário rever as dietas, checar os níveis de hemoglobina e ferro. Mas a queda de cabelo em outros casos está relacionada a alterações da tiróide, principalmente o hipotiróidismo.


O cabelo feminino tem a tendência de afinar, deixando uma indiscreta risca dificultando aquele penteado. Os homens sofrem do problema, porém; não ficam tão estressados quanto as mulheres. E por falar em mulher, são nítidos tais sofrimentos devido o alto índice de queda capilar, causados por distúrbios hormonais como ovário policístico, hiperplasia da glândula supra-renal e tumores de ovário e adrenal, aumento de acne e aumento de pêlos e obesidade.

Para quem está hoje com qualquer um desses problemas é necessário cuidados e medicação correta.



Para Orlando Rodrigues, o seu problema foi um pouquinho mais complicado. “Há três anos atrás eu tive caspa, devido o mal uso de produtos e foi aí que me recomendaram um tratamento anti-caspa à base natural de Carqueja, Bardana e extrato de Própolis, o resultado foi perfeito, pois segui as orientações da embalagem e hoje não tenho mais caspa e posso usar tranqüilamente minhas camisas pretas”.



Para os especialistas na área de cosmetodologia os produtos anti-queda são muito importantes, desde que sejam bem utilizados. O jaborandi é indicado para limpar profundamente o couro cabeludo, revitaliza e fortalece os fios danificados. Esses produtos são de fácil acesso em lojas de cosméticos e farmácias. Mais lembre-se, a queda e caspa devem ser diagnosticadas por dermatologista, quando nenhum produto oferece tratamento indicado. Todo cuidado é pouco nessa hora. E outro fator importante para a saúde do nosso corpo e automaticamente para os nossos cabelos, é estar sempre alerta com a nossa alimentação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário