sexta-feira, 1 de abril de 2011

O olho clínico do fotógrafo


Fotografia e texto de Rosa Rodrigues



A fotografia é individua. Cada fotógrafo tem o seu olho clínico. Este é o exemplo do fotógrafo Lázaro Neves, fotógrafo arquitetônico. Neves afirma que quando faz suas fotos, não interfere e sim dá prioridade para cada tipo de foto, desde que esta venha a ser a melhor. Por isso especializar-se na área de fotografia é essencial. E foi por esse motivo que ele especializou em fotografia digital.

Para a professora Ana Kelly, a pintura diz muito do estado de espírito do artista enquanto a foto para ela torna-se imparcial.

Na opinião do professor de fotografia da Faculdade Sul-Americana/FASAM, a foto em jornalismo mostra ou tenta mostrar a realidade e cita uma visão interessante! “Se você colocar uma máquina nas mãos de americano e de um iraquiano, eles vão fotografar de acordo com a sua intenção e manipulá-la de acordo também com a sua intenção.

A fotografia é a realidade do fotógrafo. Vai depender da forma em que foi feita a composição.


Na propaganda a imagem não real. Por exemplo: você transforma a realidade. Você adapta o brilho, a cor, compõe a sua imagem. Você altera, você constrói um real, trabalha na ordem que a agência precisa e não com a sua visão própria. Você induz, delimita o olhar do público alvo.

A fotografia por mais que tentamos falar a seu respeito, mais ela torna-se indefinida. A fotografia é sempre um objeto de estudo para aqueles que a tem como uma paixão,ou simplesmente como uma “ARTE”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário