01 – A Emergência do Ciberespaço:
R: As tecnologias digitais surgiram, então, como a infra – estrutura do ciberespaço, novo espaço de comunicação, de sociabilidade, de organização e de transação, mas também novo mercado da informação e do conhecimento.
02 – O Tratamento:
R: Do ponto de vista do equipamento, a informática reúne técnicas que permitem digitalizar a informação (entrada), armazená-la (memória), colocá-la disposição de um usuário final, humano ou mecânico (saída).
03 – Memória:
R: A informação digital pode ser armazenada em cartões perfurados, fitas magnéticas, discos magnéticos, discos óticos, circuitos eletrônicos, cartões com chips, suportes biológicos etc.
04 – A Transmissão:
R: Por discos, disquetes etc. on-line, estrada, trem, barco ou avião.
1º - progresso da função de transmissão bruta (por fibras óticas) estuda-se em laboratório a “fibra negra” tão fina quanto um fio de cabelo, sendo responsável por mil vezes a capacidade de transmissão.
2º - Compressão e de descompressão das mensagens.
- Compressão, analisam as imagens ou os sons para produzir simplificações ou descrições sintéticas aos mesmos, que chegam a ser milhares de vezes menos volumosas que a codificação digital integral.
- Descompressão, reconstrói a imagem ou o som a partir da descrição recebida, minimizando a perda de informação
3º - Comutação por pacote:
- Com mensagens recortadas em pequenas unidades do mesmo tamanho, os pacotes, cada um dos quais munido de seu endereço de partida. Se, em determinado ponto da transmissão, algumas informações desapareceram, os roteadores podem pedir que o remetente as envie novamente.
05 – Interfaces:
R: O termo “interfaces” é usado para todos os aparatos materiais que permitem a interação entre o universo da informação digital e o mundo ordinário, (teclados que permitem a entrada de textos e o fornecimento de instruções aos computadores, o mouse por meio do qual é possível manipular” com a mão” as informações na tela.
A maioria dos aparelhos de comunicação (telefone, televisão, fax, copiadoras, etc), trarão, de uma forma ou de outra, interfaces com o mundo digital e estarão interconectadas.
06 – Os Programas:
R: Os programas aplicativos permitem ao computador prestar serviços específicos a seus usuários. Os sistemas operacionais são programas que gerenciam os recursos dos computadores (memória, entrada e saída)
07 – A programação:
R: Os programas são escritos com o auxílio de linguagens de programação, códigos especializados para escrever instruções para processadores de computadores.
08 – Do Computador a Cibercultura:
R: Um computador conectado ao ciberespaço pode recorrer às capacidades de memória e de cálculo de outros computadores da rede (que, por sua vez, fazem o mesmo), e também a diversos aparelhos distantes de leitura e exibição de informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário