Quais são os cuidados para ter pés e unhas saudáveis? Afinal todos os dias nossos pés são massacrados pela ação do peso corporal, forças de atrito e também pelos calçados mal construídos. Para saber mais acompanhe a matéria.
O que é podologia?
R: Podologia é a ciência que estuda, previne e trata a saúde dos pés.
Quais as exigências para uma pessoa trabalhar na área de podologia?
R: O profissional podólogo deve ser diplomado em Curso Técnico de Podologia, com reconhecimento pelo MEC e a sua carga horária não deve ser menos de 1.450 horas.
Por que essas exigências?
R: Porque o podólogo vai trabalhar com instrumentos pérfuro-cortante, medicamentos de uso tópico, próteses e órteses. Ele terá acesso a materiais simplismente cortantes como lâminas e brocas. Por isso é necessário conhecimentos para tamanha responsabilidade.
Como é o mercado de podologia?
R: Não é competitivo. Por isso há grandes possibilidades de quem fizer o curso, se dá bem no mercado. O podólogo é um profissional de fundamental importância para a saúde dos pés.
Quais são as dicas para se abrir uma clínica de podologia?
R: É preciso ter capacidade e se identificar com a profissão. É necessário ter qualidade em materiais e equipamentos, higiene absoluta, segurança total dos serviços oferecidos, fazer propaganda com ética dos trabalhos oferecidos e garantir o bom atendimento e preço. No mais, é só ir sempre em busca de novos conhecimentos e tornar-se um profissional de sucesso.
O que devo fazer para relaxar os pés?
R: O primeiro procedimento para relaxar os pés é massageá-los. Porém, fazer massagem nos pés exige conhecimento técnico e instrumentos esterilizados ou descartáveis.
Qual a dica para aquela pessoa que cuida dos próprios pé?
R: Procure usar materiais descartáveis ou esterilizados.
Como manter as unhas saudáveis?
R: Não basta ter a preocupação somente com as últimas tendências de cores de esmaltes, é necessário cuidados básicos como: cortá-las e lixá-las.
Quais são as doenças causadas pela a falta de higiene com as unhas e pés?
R: Andar de descalço ou com sapatos sujos e molhados, a pessoa pode adquirir doenças através de vírus, fungos e bactérias. A Hepatite B, por exemplo; pode ser transmitida quando os instrumentos não ficam na estufa em uma exposição de 1700º C, ou seja; por duas horas.
Como se deve utilizar os cremes para os pés?
R: Todo tipo de creme utilizado nos cuidados dos pés, devem ser retirados com uma espátula, esterilizada ou de preferência descartáveis e ao retirar o creme deve retirar a quantidade certa para que não retorne com a mesma no pote do produto.
Por que os pés sofrem rachaduras?
R: Porque falta hidratação. Evite andar descalço para não contaminá-los. Passe creme indicado para o problema e evite lixar, pois neste caso recomenda-se a esfoliação com creme especial, que é de fácil acesso nas lojas especializadas ou faça uma mistura de hidratante com açúcar mascavo. A esfoliação retira as células mortas e devolve a vitalidade. A hidratação é de grande importância, além de umectante, regenera, cicatriza, protege e mostra que a pessoa realmente dá importância a esse detalhe tão cobiçado principalmente pelos homens.
Quais são as dicas de cremes ideais para os pés com rachaduras?
R: Produtos à base de óleo de sementes, silicone, argila, aloe-vera e uréia são luvas de conforto para os pezinhos cansados. Uma boa massagem com óleos perfumados e terapêuticos além de proporcionar alívio das tensões. São ótimos estimulantes entre parceiros. Uma dica; lavanda, arnica, alecrim e alfazema são perfeitos. Cuide-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário