terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Onde e como funcionam o lugar onde se produz a notícia?


Acontece nas redações de um veículo de comunicação;

Funciona de acordo com determinado veículo, cada veículo define sua rotina produtiva de acordo com sua realidade econômica;

É o lugar onde se organiza as informações para então virar notícia.

Redação

É um local onde se produz a notícia e não onde acontece a notícia;

Não é único lugar onde se decide o destino da notícia, pois ela sempre será influenciada na sua decisão final;

É um ambiente onde deve mostrar os aspectos da realidade;

Lugar parecido com escritórios de empresa privada como outra qualquer.


O jornalista e o cozinheiro



Lida com produtos instáveis;

O acontecimento nunca é o mesmo;

O jornalista deve pensar no que pode ser importante ou não para seu público.

Produtos estáveis;

Há uma mistura de ingredientes;

Essa mistura é importante para sair um alimento perfeito.


Interesse e importância


O que é interessante para uma imprensa local pode não ser para uma imprensa nacional.

O que é importante para um jornal pode não ser para uma emissora de TV ou vice-versa.


No caminho da redação


Existe um padrão hierárquico em todo veículo de comunicação:

Pauteiro (garçon);

Repórter (cozinheiro);

Editor (gerente);

A notícia nasce de uma pauta;

Passa pelo repórter;

E chega ao editor (é ele quem decide o que vai ser notícia ou não, de acordo com critérios técnicos para ficar no padrão do veículo).


Sobre as pautas

De milhares que chegam ao veículo apenas um décimo é transformada em matéria e desta, a metade será aproveitada para edição final;

O jornal deveria ser o espelho do mundo, mas hoje ele só consegue ser um pedaço de caco desse espelho;

O veículo só consegue mostrar uma visão geral dos acontecimentos.


O jornal impresso


Na década de 30 era o único meio de informação;

Com surgimento do rádio e da TV, diminuiu suas tiragens, por causa da modernização, do surgimento do jornalismo industrial;

Continua sendo o que sempre foi (espaço para divulgação de notícias, idéias, visões de mundo e principalmente por seus anúncios em classificados e campanhas publicitárias).


Exemplo de uma rotina em redação

Às 9h da manhã chegam os repórteres;

Em seguida eles se reúnem com o editor para a distribuição de tarefas;

Esse grupo é o da Editoria de Cidade que envolve 12 repórteres (mas só seis estão neste momento).

Mais tarde chegam mais quatro e depois os outros dois são setoristas (cobrem governo e o legislativo local);

O supervisor chega no final da manhã para participar de uma reunião com o editor e o pauteiro;

Depois é a vez do “copidesque” (redator) finaliza o material com uso de legendas em fotos, títulos e o texto em geral;

11h chega o editor, que faz uma reunião com o pauteiro e o subeditor para fazer o fechamento da Editoria de Cidades.


A explosão da rotina


Não é uma norma a rotina de um jornal;

Às vezes precisa improvisar outra rotina em função dos fatos;

E quando outros acontecimentos importantes obrigam o veículo a mudar sua rotina pra cobrir os fatos imprevistos (ex: 11 de setembro);

Essa explosão modifica as relações do jornal com suas fontes tradicionais.

Pauta externa

Quem recebe a sugestão de pauta externa é o próprio pauteiro;

Quando a pauta vale a pena ele sempre dá um jeitinho de encaixá-la no jornal;

Todos os dias chegam muitas pautas elaboradas por assessores de imprensa, relações públicas, divulgadores culturais e outras pessoas de diferentes áreas, mas nem sempre é possível encaixar uma pauta.



Decidindo o que é notícia


É quando o editor retorna a reunião geral com a Equipe da Editoria de Cidade para definir juntos os detalhes da edição para então mandar o material para gráfica.

Após o trabalho finalizado, o que aparecer fica para outro dia;

Ou seja, a redação só funciona em equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário