Noticibilidade: Critérios é um fenômeno extremamente, construído de inúmeros fatos, uma quantidade de informações.
A noticibilidade é o conjunto de regras práticas que abrangem a transformação.
Notícia: É a expressão de um fato novo, que desperta interesse do público que lê, ouve ou assiste.
Categorias
1º Categorias substantivas – está ligada a acontecimentos personagens.
a) Importância
I. Grau e nível hierárquico dos indivíduos.
II. Impacto sobre a nação e o interesse nacional.
III. Quantidade de pessoas envolvidas no acontecimento.
IV. Relevância e significação do acontecimento quanto à sua potencial evolução e conseqüências.
b) Interesse
I. Capacidade de entretenimento
II. Interesse humano
III. Composição equilibra o noticiário.
2° Categoria relativa aos meios de informação – tem a ver com a quantidade de tempo usada para a veiculação da informação.
a) Bom material visual e texto verbal.
b) Freqüência.
c) Formato.
4º Categorias relativas ao público- referem-se à imagem que o profissional ou o veículo possuem de seus receptores.
a) Estrutura narrativa.
b) Projetividade.
5º Categorias relativas à concorrência dos meios de comunicação, enquanto empresas, concorrem entre si e buscam saber, antecipadamente, qual a pauta de seu concorrente, com a qual busca competir ou à qual tentam neutralizar.
a) Exclusividade ou furo.
b) Geração de expectativas recíprocas.
c) Desencorajamento sobre inovações.
d) Estabelecimento de padrões profissionais, ou de modelos referenciais.
Três diferentes fases
a) Esecolha ou captação de informações, que dependera de fontes variadas, agências noticiosas ou agendas de serviços;
b) Seleção de informações, dentre aquelas todas disponíveis;
c) Apresentação ou edição;
d) Distribuição, que implica na seleção daquilo que vai ser mais ou menos distribuídos atingindo a todos os veículos vinculados a uma determinada agência ou só a alguns deles.
Antigamente e Hoje
O profissional saía à caça da informação.
Com as tecnologias do telefone e da internet, jornalista é capaz de fazer a matéria.
A noticibilidade é o conjunto de regras práticas que abrangem a transformação.
Notícia: É a expressão de um fato novo, que desperta interesse do público que lê, ouve ou assiste.
Categorias
1º Categorias substantivas – está ligada a acontecimentos personagens.
a) Importância
I. Grau e nível hierárquico dos indivíduos.
II. Impacto sobre a nação e o interesse nacional.
III. Quantidade de pessoas envolvidas no acontecimento.
IV. Relevância e significação do acontecimento quanto à sua potencial evolução e conseqüências.
b) Interesse
I. Capacidade de entretenimento
II. Interesse humano
III. Composição equilibra o noticiário.
2° Categoria relativa aos meios de informação – tem a ver com a quantidade de tempo usada para a veiculação da informação.
a) Bom material visual e texto verbal.
b) Freqüência.
c) Formato.
4º Categorias relativas ao público- referem-se à imagem que o profissional ou o veículo possuem de seus receptores.
a) Estrutura narrativa.
b) Projetividade.
5º Categorias relativas à concorrência dos meios de comunicação, enquanto empresas, concorrem entre si e buscam saber, antecipadamente, qual a pauta de seu concorrente, com a qual busca competir ou à qual tentam neutralizar.
a) Exclusividade ou furo.
b) Geração de expectativas recíprocas.
c) Desencorajamento sobre inovações.
d) Estabelecimento de padrões profissionais, ou de modelos referenciais.
Três diferentes fases
a) Esecolha ou captação de informações, que dependera de fontes variadas, agências noticiosas ou agendas de serviços;
b) Seleção de informações, dentre aquelas todas disponíveis;
c) Apresentação ou edição;
d) Distribuição, que implica na seleção daquilo que vai ser mais ou menos distribuídos atingindo a todos os veículos vinculados a uma determinada agência ou só a alguns deles.
Antigamente e Hoje
O profissional saía à caça da informação.
Com as tecnologias do telefone e da internet, jornalista é capaz de fazer a matéria.
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