sábado, 18 de abril de 2009

Como a cibercultura pode ser usada?




Como a cibercultura pode ser usada de forma a promover a discussão de determinado tema ou não pode?




Sim. A cibercultura pode ser usada para discutir deteminados tema, por exemplo: "Educação", é um tema que apóia na ideia de desenvolver o tema , porém pensar não basta, é preciso influenciar outras pessoas partindo da comunidade local, política interessada não só de ajudar mais de se promovers futuramente e tudo isso demanda para os interesses econômicos de ambas as partes. O tema envolve pessoas, materiais e ideias da sociedade, técnica e cultura.



A educação na cibercultura tem os seus princípios desde a sua infraestrutura, ao tratamento desta, de forma que ao acessar um site o indivíduo possa entender, memorizar e consequentemente ocupar um espaço de interatividade entre os demais que acessam, promovendo um campo vasto de pesquisa e análises.



É dessa forma que Pierre Lévy trata a cibercultura, como a transformação da contemporaneidade, ou seja da autocriação da espécie humana, enquanto Baudriallard defende a tese de que vivemos o fim da era moderna e do projeto de uma comunicação social. baudriallard analaisa a comunicação virtual como um confronto entre o artificial e o real.
Em geral é um erro pensar as relações entre antigos e novos dispositivos de comunicação em termos de substituição.
Uma comunidade virtual não é irreal, imaginária ou ilusória. É um novo correio eletrônico, sempre se atualizando.
O programa da cibercultura, ou seja, a Inteligência Coletiva torna-se uma espécie de neurônio de um megacérebro planetário, cérebros nômades se associam para produzir e compartilhar sentidos.
Um movimento potente e cada vez mais vigoroso, mediático, interativo, comunitário, autonômo e aberto para alterações constantes.
Por tanto, o programa da cibercultura é universal sem totalidade e o ciberespaço surge como ferramenta de organização de comunidades de todos os tipos e de todos os tamanhos em coletivos inteligentes, mais com total autoridade de articulação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário