segunda-feira, 13 de abril de 2009

Princípios religiosos


Os princípios ou mandamentos cristãos rwelacionados com o exercício da cidadania são abrangentes porque envolvem a vida humana no seu todo. Uma compreensão holística da vida derrubando a barreira entre o profano e o sagrado.




"O ser humano tem compromisso com DEUS Criador e seu próximo em quaisquer circunstâncias da vida. DEUS exige obediência de cada pessoa a todas as implicações da sua lei. Os seres humanos não foram criados autônomos, isto é, livres para seguir sua própria lei, mas foram criados teônomos, ou seja; para estar sujeitos à lei de DELE". (BEG, 1998, pág. 103).




As condições socieconômicas culturais ou religiosas não justificam, diante do DEUS Criador, o descumprimento de deveres nem a violação de direitos por parte dos seres humanos.




(A lei [...] obriga todos à plena conformidade do homem integral à retidão dela e à inteira obediência para sempre [...] a lei é espiritual e, assim, se estende tanto ao entendimento, à vontade, às afeições e a todas as outras potências da alma, quanto às palavras, às obras e ao procedimento (confissão de fé, de Westminster e Catecismo Maior , 19986, pág.99).




[...] O ser humano não deixa de ser religioso no exercício da sua profissão secular nem o religioso fica isento de seus deveres de uma cidadania responsável no seu contexto social. [...] O religioso e o profano devem ser colocados no altar, diante de DEUS, para promover "paz na terra entre os homens a quem ele quer ter", (BEG, 1998, pág.1184).




Nenhum comentário:

Postar um comentário