Os três Fatores de Produção Básicos da Economia, também chamados de Recursos são:
Terra - Esseermo usado em sentido amplo, designa nas terras cultivaveis e urbanas, mas também os recursos naturais que contém, como madeira e minerais.
Capital - Compreende as edificções, as fábricas, as máquinas, equipamentos, bem como os meios elaborados e demais meios utilizados no Processo Produtivo "ou as" tecnologias.
Trabalho/Mão-de-Obra - Refere-se às faculdades físicas e intelectuais dos seres humanos que interferem no processo produtivo.
O trabalho é o fator de Produção Básica e é a partir dele que advém ou origina todo o processo de transformação.
A economia repousa sobre atos humanos, e é por execelência uma ciência social, pois objetiva a satisfação das necessidades humanas.. Esta advieram da pesquisa histórica, facilitando a partir daí a sua compreensão no momento e para nossas previsões futuras, por exemplo, o ciclo do ouro, do açúcar no Brasil. A Revolução Industrial, a quebra da bolsa de Nova York em 1929, a crise do petróleo, (...) e para o profissional da comunicação esta é a sua grande importância. Esta é uma base para o seu exercício.
Por sua vez os bens de consumo destinam-se a produzir outros bens. E é por isso que a Economia na sua totalidade, está subdividida em três Setores Econômicos Produtivos. São eles:
Setor Primário - Está ligado a agropecária, a criação de rãs, gado, exportação de minérios, madeira e soja.
Setor Secundário - Está ligado ao setor da transformação, as indústrias, como por exemplo: de bebidas, automóveis, cerâmica, calçados, materiais de construção entre outros bens.
Setor Terciário - Está ligado a serviços em gerais, tais como a reunião de atividades direcionadas à necessidade de produção não-material. Exemplo: Serviço de comunicação, médico, financeiro, comércio...
Portanto, bens são úteis e são apropriáveis ou passíveis de troca, numa economia de mercado onde existe propriedade privada (particular) dos fatores de produção e há o livre funcionamento dos preços. São metas/objetivos da política macroeconômica: alto nível de emprego, com distribuição socialmente justa da renda e crescimento econômico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário