Dá-se o nome de Poluição Visual, o excesso de elementos ligados a comunicação visual como: cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, outdoor entre outras formas de fazer publicidade, dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais e de serviços.
Acredita-se que, além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que transitam por estes locais, este excesso enfeia as cidades modernas, desvaloriza -as e torna-as apenas um espaço de promoção do fetiche e das trocas comerciais capitalistas. Há quem diga que o problema, porém, não é a existência da propaganda, mas o seu descontrole.
A relação da poluição visual degrada os centros da cidade, haja vista que Goiânia por exemplo, é uma cidade bastante valorizada pela suas construções que datam de (1940-1950), classificada como Artdeor.
A profusão da propaganda na paisagem no caso de Goiânia pode ser considerada uma característica da cultura de massa pós - moderna.
Deve-se considerar poluição visual algumas atuaçoes humanas sem estar necessariamente ligada a publidade, tais como pichações, fios de eletrecidade e telefônicos, as edificações com falta de manutenção, o lixo exposto não orgânico, e outros resíduos urbanos.
E quando as lojas e outros geradores desse tipo de poluição mudam suas fachadas, influenciam na harmonia e esteticamente da cidade de forma positiva, pois diminuem também grandes acidentes.
Alguns psicólogos também afirmam que os prejuízos não se restringem à questão material, mas, atingem também a saúde mental dos usuários, na medida em que sobrecarregam o indivíduo de informações desnecessárias. Isso deve ser também levado em consideração.
Para acabar com a prática é necessário que cada município entre com uma Lei de Fiscalização para que não haja perda e sim orientação e lucratividade. Estabelecer campanhas educativas estabelecem um parâmetro conscientizador para comerciantes.
Sabendo que esta prática é um fator determinante para o consumismo, onde busca sustentar e garantir empregos por outro lado esse tipo de propaganda acaba dando margem a interpretações diversas, mas, sempre atingirá o público alvo. Mas lembre-se: Nem sempre todos tem a facilidade de entender o motivo de grandes campanhas destes expostos pela a cidade.
Portanto a poluição visual, faz o indivíduo perder, em um certo sentido, a sua cidadania, no sentido de que ele é um agente que participa ativamente da dinâmica da cidade, para se tornar apenas um espectador e consumidor.
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