segunda-feira, 6 de abril de 2009

O consumo dos produtos da mídia, "eletrônica"




























A ciência hoje nada mais é do que posição humanística-liberal, construção de espírito, de formação do sujeito humano, sujeito a um meio negociável (mercadoria) ao Capitalismo e do poder político. Quando se melhora o desempenho (aumenta o lucro mercantil) nesta conjuntura, o "Saber perde seu valor de uso".
O consumo dos produtos da mídia, "eletrônica" por exemplo representa a livre ocupação da população. O que segundo o renomado esccritor Pierre Bordieu afirma "Nós caminhamos cada vez mais rumo a universos em que o mundo social é descrito, prescrito pela televisão. Ela é o árbitro do acesso à existência social e política".


Analisando as referências de Bordieu, percebemos que no nosso dia-a-dia por exemplo; a Rede Globo de Televisão domina no quesito moda do povo brasileiro, mas, especificamente no gosto feminino. A cada novela que a rede lança, é proposta uma tendência onde a grande maioria procura segui-la enquanto os homens são mais resistentes ao modismo.


Houve uma época em que a moda cigana predominou as ruas de todo o Brasil, época em que a autora Glória Peres exibiu a novela das 20h30, "Explode Coração", líder de audiência. Logo depois foi a vez da novela "O Clone" também de Glória Perez, ditar a moda arábe e atualmente a dose se repete com a mesma autora, levando brasileiras a mergulharem nas tradições indianas com a novela "Caminho das Índias", destacando não somente as roupas, maquiagens e acessórios, como também pela a terceira vez a dança nas suas obras marca cada episódio.


E uma pergunta: Por que outros canais de TV no Brasil não dita essas tendências, como Rede Record e SBT? Talvés seja por causa de cada meio está ligado a um seguimento. A Rede Record e SBT se dividem em programas populares e de mais entretenimento. Enquanto a Rede Globo trabalha voltada para os noticiários que acabam deixando mais em evidências as suas novelas.


Mas ai fica uma pergunta para quem quiser responder: Qual é o papel dos veículos de Comunicação para você?


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