O texto radiofônico possui particularidades inerentes a sua definição como meio de comunicação sonoro. Como consequencia, o texto produzido apresenta características próprias. No entanto, convém lembrar sempre que jornalismo é jornalismo em jornal, rádio, web e televisão.
A notícia
Atualidade: ser o mais recente possível em relação ao momento de sua transmissão ao público.
Proeminência: envolove pessoas importantes do ponto de vista do quadro de valores dominante entre o público.
Universalidade: interessa o maior número de pessoas possíveis em relação ao quadro de valores, conhecimentos e necessidades do público.
Na luta contra o relógio: levando em conta os parâmetros editorias da empresa e o interesse do público.
Fluxo informativo: O rádio possui um fluxo particular de trabalho, da captação à transmissão das mensagens noticiosas.
As internas: são tipos de notícia que a própria emissora estrutura e mantém.
As externas: são as quais a empresa de radiodifusão está veiculada por sua função como meio de comunicação de massa.
As fontes são: equipe de reportagem, enviados especiais e correspondes.
As fontes externas são: agências de notícias que oferece uma ampla gama de informação.
Informantes ou ouvintes: como todo bom repórter possui suas fontes, guardados os limites éticos. O informantes exclusivos e o ouvinte, sempre correm às emissoras opinando, reivindicando ou informando.
Portanto, o rádio é o veículo interativo por excelência, cabendo em cada veículo, a forma básica do tratamento dos fatos com adaptação da linguagem específica e a um público determinado.
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