segunda-feira, 6 de abril de 2009

A Semana Santa da era contemporânea




A palavra Páscoa significa em hebraico Pessach. Para os espanhóis ela é conhecida como a festa de Pascua, enquanto os italianos a denomina de Pasqua e os franceses de Pâques.



Mas o que chama a atenção é que todos os anos os religiosos comentam sobre a Semana Santa, relembrando que Jesus Cristo foi punido somente por praticar o bem. Citam que durante a jornada de Jesus na terra a população pediu para soltar Barrabás, um bandido muito violento, em detrimento do sacrifício do rei dos judeus.



Mas ninguém percebe que até hoje grandes Barrabás são inocentados. A sociedade atual sofre diante das injustiças, onde as pessoas só pensam em tirar proveito do alheio, roubando, corrompendo, furtando, traficando ou até mesmo exploração o seu próximo desde o empregador para com o empregado, do governo para com os funcionários, dos baixos salários, do assédio moral ou até sexual.



A verdade é que ontem, hoje e sempre, seremos questionados e até elogiados por fazer uso daquele “jeitinho brasileiro”, tudo isso faz a pessoas acreditarem que o certo é o errado e o errado o certo, gerando uma mentalidade animalesca.



Da mesma forma que Jesus Cristo foi julgado por pessoas vis e sem nenhuma humanidade, estamos repetindo o erro de muito tempo atrás, salvo as devidas proporções.





O bem está sendo ridicularizado pelo o mal, os direitos humanos inexistem, os ricos estão cada vez mais ricos, a classe média está perdendo cada vez mais o seu poder de compra, em um ridículo projeto de empobrecer o “seu” povo, enquanto os poderosos, os bandidos do colarinho branco, roubam descaradamente; diante dessas injustiças a violência campeia gerando inúmeros “Barrabás” que não têm nenhuma oportunidade e o mais oportuno é o ilícito.



Até a Semana Santa, “se modernizou”, o vinho serve para embriagar as pessoas, que por sua vez utilizam seus veículos como arma, causando acidentes e mortes nas estradas e ao invés de comemorarmos a páscoa com o renascimento de Cristo, sofremos com a perda de um ente querido, causada por um louco embriagado. E uma pergunta que não cala: Será que as pessoas sabem o que se celebra na Semana Santa?



Segundo José Maria de Oliveira Neto, estudante de Direito, 28, diz "Eu sei que historicamente a Igreja celebra os mistérios da reconciliação na Semana Santa, mas vejo como um dia normal, pois aproveito para descansar fazendo viagens ou fico em casa curtindo a minha família".


Assim como José Maria, a maioria das pessoas tem a mesma concepção do que é Semana Santa. É importante lembrarmos que nestes dias santificados, é preciso fazer uma reflexão sobre o que é o bem e o mal, até onde os erros do passado vão ser repetidos nos tempos contemporâneos?



Há quem diga que nessa época não se pode comer determinados tipos de carnes pois é pecado e entre outras alegações típicas surgem as proibições. Mas para o Auxiliar Administrativo Régis Elias, “Comer carne vermelha, na sexta-feira da Paixão, ou em qualquer outro dia da Semana Santa não é o problema e sim, a humanidade precisa rever outros conceitos com relação ao seu próximo” lembra.



“O maior pecado está escrito na bíblia em Matheus, 15.11 e 15.18, quando os fariseus reclamavam que os discípulos de Jesus não lavavam as mãos antes de comer, contudo, ele respondeu-lhes:“Não é aquilo que entra pela boca que mancha o homem, mas aquilo que sai dele. Eis o que mancha o homem... Aquilo que sai da boca , que provém do coração. É isso que mancha o homem”.


Portanto seguir a tradição é diferente de acreditar e vivenciar com os irmãos na terra. É preciso refletir. Pois a Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.



Para a aluna de Jornalismo Kharen Baptista Profeta, 19, seguidora de um núcleo religioso evangélico da capital, “A diferença entre as celebrações evangélicas são celebradas em Igrejas Evangélicas; enquanto que, na Igreja Católica, existem alguns ritos, tais como: cultos ao raiar do dia para lembrar aquela emoção da ressurreição de Cristo, onde apresentamos cânticos e dramatizações teatrais bíblicas que revivem toda a Paixão de Cristo”.



A Páscoa e a Semana Santa são períodos de reflexões sobre nossas atitudes em Cristo. Enfim, essa é a oportunidade que temos assim como os Judeus de celebrar e comemorar o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário