domingo, 12 de abril de 2009

Jornalismo Opinativo


A seleção da informação é o principál instrumento de uma imprensa jornalística e a linha editorial é o que vai identificar a visão dessa empresa. Ela é quem vai privilegiar certos assuntos e obscurecer outros.



Por isso pergunta-se: Até que ponto a seleção da informação reflete exatamente a opinião da empresa? De acordo com o ex-ministro da Comunicação Social, Said Farhat, na lei da responsabilidade para os jornalistas, ele alega que, "Os donos dos jornais e de emissoras de radiodifusão não têm condições técnicas para controlar tudo que publica".



Farhat acrescenta, "Eles estão impossibilitados de acompanhar as ações de seus empregados". Por isso esse texto é mais uma ótica da empresa e do próprio jornalista, partindo de uma negociação entre as partes.



As decisões fluem de cima para baixo, desde editor chefe, até a chefia de reportagem ou editorias especializadas. Ou seja, baseada na ordem e obediência.



Os proprietários exercem o controle diariamente do produto final e no final efetuam reformulações nos quadros redacionais e expurgam os que insistem em desafiar a orientação oficial.


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