A comunicação é o quarto poder. Essa afirmação só seria falsa não pelo o fato da comunicação não ser um poder, mas o primeiro e o mais forte dos poderes do mundo.
A comunicação é uma realidade "misteriosa", misteriosa não no sentido de sobrenatural ou religioso, mas no sentido de desafio de algo na própria essência. Percebemos o quanto precisamos pesquisar e discutir essa realidade para compreender sua significação e sua importância. Assim, ela deixará de ser "misteriosa" que devora os incautos e os despreparados e poderá ser decifrada, libertada e colocada a serviço da população.
Comunicação e a construção da realidade
Uma coisa existe ou deixa de existir à medida em que é comunicada, veiculada. Na década de 70, com a administração de Médici que ocorreu o chamado "Milagre Econômico Brasileiro", período que o governo demonstrou preocupações para com o conteúdo e produção televisiva. A comunicação passou então a construir a "Imagem", de um povo, de Instituições, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Anos mais tarde após um dos piores acidentes da história da impresa, a TAM, consquistou o prêmio da Revista Exame, como a "Melhor Empresa do Ano".
Comunicação e Poder
Se é a comunicação que constrói a realidade, quem detém a construção desta realidade também detém o poder. Estudos verificaram que a opinião pública é preparada com informações sobre determinadas populações de tal modo que isso pode chegar a justificar até mesmo uma invasão de um país adversário. Portanto a importância da comunicação no campo das eleições também é um simples fato de ter um nome conhecido já é critério para que a pessoa se torne merecedora do voto.
Comunicação e Cultura
É comum que os meios de comunicação, hajam através da transformação e descaracterização cultural (estilo de vida, de nações desenvolvidads, sendo mostrados em filmes por exemplo) são, em grandes partes, responsáveis pela dependência econômica. O Brasil é um nítido exemplo.
A era da comunicação mecanizada e centralizada "homogeneização cultural", fez com que desaparecessem os valores particulares e individuais de várias culturas, nivelando a imprensa (Rádio, TV e Internet...)
Meios de comunicação e controle social
A comunicação e a informação passam a ser armas poderosas para expressar e universalizar a própria vontade e os próprios interesses dos que detém os meios de comunicação (geralmente partidários e classistas) e estes meios crescem claramente, tomando o espaço do controle exercido por outras instituições, tais como as escolas, igrejas, a família, etc.
A verdade e os valores éticos passam pela mediação a tarefa primordial da comunicação, universalizando os interesses das classes hegemônicas, de uma forma sutil, cativante, cotidiana através da sugestão, auto-sugestão, persuação, pressão moral, imitação ou percepção subliminar.
Aldeia global
Os meios de comunicação envolvem os seres humanos num novo espaço, onde passam a ser bombardeados, instantaneamente, por variadas e inúmeras informações, de todas as partes do mundo e assim retribalizando-os. Imagens via satélite, (internet, rádio, TV;) são meios de maior velocidade para transmissão, como todas as relações, essa comunicação pode ajudar na construção de um ser humano autônomo, equilibrado, democrático, de outra parte. Transforma este ser humano dependente, submisso, massificado e até robotizado.
Não devemos jamais descartar que a comunicação é uma relação persuasiva e abrangente, acessível a toda população formadora de opinião, formando uma comunicação de massa, de pequenos grupos, formando opiniões, consolidando uma comunicação pessoal cada vez mais e por outro lado a comunicação eletrônica vai reduzindo a leitura (livros, jornais, revistas) dessas pessoas.
As participações em programas culturais (teatro) principalmente entre os jovens, diminuem cada vez mais e aumenta o tempo deste diante da TV, vendo, escutando e falando menos. Por isso que os meios de comunicação se apresentam hoje, de maneira sofisticada e instantânea, levando explicações para todos os problemas, soluções rápidas e eficientes para todas as necessidades, respostas prontas para todos os questionamentos e deixando assim estes cada vez mais sem iniciativa.
A resultante dessa homogeneização cultural é que todos trabalham, reagem, respondem, pensam, consomem do mesmo modo e obtém os estímulos da propaganda, da publicidade conforme os donos da notícia e da comunicação.
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