A invenção da comunicação antes de mais nada foi o fruto da esperança de um futuro melhor para aproximar as pessoas e foi também parte de um iluminismo que propôs o comércio como gerador de valores, aplicando-a as estradas e canais para seu desenvolvimento, proporcionando uma liberdade de pensamento e de opinião, desafiando as fronteiras, revolucionando a linguagem, ou seja; uma única nação. Uma só idioma.
A comunicação por sinais quanto maior for a quantidade de sinais, menor será a quantidade para transmitir informações, seguindo com a criação do telegrágo com a missão de estabelecer procedimentos, normas e contatos.
As novas tecnologias de comunicação significam o fim das ideologias, a ascensão de ideias novas na mudança social que tornava definitivamente caduca a velha obsessão das revoluções políticas.
Nos anos 60, a comunicação fez passagem para uma audiência de massa, ou seja, os representantes da indústria do marketing e da publicidade não se deixaram prender pelas revoluções dessa comunicação que nos últimos 12 anos desenvolveu o desejo do consumo, responsabilidade social coletiva, revolta dos jovens, revolta feminina, da moda, enfim, a era do julgamento indiviadual. Uma nova sociedade.
O Rádio por exemplo em 1922, trouxe a informação para todos ultrapassando fronteiras. A Televisão em 1950, veio para substituir a linguagem pela imagem e a internet veio globalizar esta informação e nos colocar face a face com o tempo que quisérmos, porque a missão das socidades industriais exatamente isso, era estimular por toda a parte, esse desenvolvimento de instituições políticas e economicamente livre, à sua imagem e semelhança.
O processo de desenvolvimento da Globalização e da Mundialização são evidentes. Em nosso cotidiano podemos perceber este movimento através da internet. Esta é hoje de fácil acesso, real e um bem necessário em nossas vidas no dia - a - dia. Esta que nos proporcina em segundos a resposta que buscamos para a atualização dos nossos conhecimentos e até então esta mantém-se sem concorrência a nível mundial em comunicação, pois a construção de um novo mundo - transformado, heterogêneo, autônomo e constrituído consciente de sua realidade - é possível através desta. Mas lembre-se: Isso só depende de nós. Partindo de uma boa educação familiar sólida para chegarmos a um processo positivo do seu uso.
A TV hoje por exemplo, está presente na casa de todos, ou quase todos. É mais fácil você ter um televisor do que ter em casa um purificador de água, o qual terá grande valia para sua saúde, mais nem sempre as pessoas se preocupam com isso.
A televisão já se faz necessária, para o capítulo da novela, para o futebol, para os programas de casos de família e por último pela notícia. Esta nem sempre levada á sério. Seria aí, que cada um, na sua particularidade direcionasse esta transformação, pegando exemplo como a TV Cultura, com notícias, com entretenimentos educativos, com programas de bate-papo, culinária saudável, programas destinados à saúde, à criança, ao jovem, enfim; a todos. Seria fácil educar se todas tivessem esse mesmo objetivo do que entrar nas casas, levando a violência e agredindo a "família".
Afinal, família é base de tudo e educação vem daí e, consequentemente, constrói-se esse mundo que não é e nunca será um conto de fadas, e, sim um mundo em constantes transformações, evoluções e nem sempre em bom desenvolvimento.
É importante fazermos diariamante essas comparações do mundo e suas modificações, percebendo a atuação da comunicação de massa e seus meios em nossas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário