quarta-feira, 10 de junho de 2009

Edição no Jornalismo Impresso - Gazeta Mercantil



O
jornal Gazeta Mercantil é publicado desde 1920 e pertence a família Levy.
Há alguns anos, foi considerado um dos cinco melhores de economia pela revista Fortune.


- Basicamente um jornal de economia, publicado de segunda à Sexta-feira.

- Com aproximadamente 106 mil exemplares dos quais 100 mil são assinaturas, a média é de 3,8 leitores por exemplar.


Público alvo


Empresários, executivos e políticos.


- Cadernos

São quatro cadernos (A,B,C e D) diários.

Caderno – A > divididos em assuntos de maior relevância (opinião, política, nacional, internacional e legislativo.

Caderno – B > Finanças & Negócios. Informações sobre (cotações, juros, câmbios, commodities, mercados de seguros, cartões de crédito, leasing, bolsa...).

Caderno – C > Empresas & Negócios. (artigos relativos a fusões e aquisições, administração e marketing, oportunidade de negócios em informática e telecomunicações, publicidade, processos industriais, desenvolvimentos tecnológicos, agribusiness).

Caderno – D > impresso separado de acordo com as oito regionais. (publicidade, anunciantes de diversos setores). Cada dia da semana são tratados assuntos diferentes: (na 2ª-feira -Talentos & Carreira – 3ª, Viagens – 4ª, Estilo – 5ª, Propriedades – 6ª, Motores).


Alguns semanais



Gazeta Mercantil Latino Americana (GMLA) – na forma de tablóide – aborda tendências do MercoSul e curiosidade de cada região.
GMLA – contém 10 seções; Empresa & Negocios, Legislação, Economia, Política, Cultura, Turismo & Esportes, Agenda do MercoSul, Mercados Financeiro, Capitais, Agribusiness e Opinião.
Nas sextas-feiras, - caderno - Leitura de Fim de Semana sobre atualidade mundial (ciência, tecnologia, genética, medicina, teatro, cinema, restaurantes, arte e lazer, moda, literatura e música).

Fonte de informações

- Agência Reuters.
- Revista Economist.
- Jornal Financial Times.
- Revista Busines Week
- Fechou acordo com Foreign Affairs-publicação do Counsil of Foreign Relatins (Instituto de estudos e pesquisas de grande influência dentro e fora dos EUA).


Faturamento

Em 1995, foi entre 85 e 89 milhões de dólares.
Espera-se chegar em torno de 140 a 150 milhões de dólares no final de 1997.


Pretensões para o futuro

Há mais espaço para a cobertura esportiva, pois nota-se que este é um negócio lucrativo e uma boa oportunidade de investimento e faturamento.


Projeto gráfico

Páginas mais arejadas
Aumentou o corpo do jornal,(antes era de difícil leitura)
O jornal possui 6 coluna, exceto a primeira página, que faz lembrar a qualidade tradicional de velhos tempos de publicação, mesmo assim ele inovou.


Mais fotos. Mas não apresenta um bom departamento fotográfico e boa qualidade de imagem.


Colunistas têm um lugar nobre no periódico.
Um Correspondente em Tóquio – Washington, dois em New York , que são pautados pelos chefes de cada seção.
As sucursais são independentes, têm liberdade de ação na cobertura do dia a dia.
Repórteres escrevem e dão sugestão de pautas.

Texto

Antes valorizava mais o jornalista de renome e o texto nem sempre recebia atenção.

Hoje um jornalista FOCA pode ter sua matéria como manchete.

O profissional

Na opinião do editor Antônio Pimenta, ele acredita na democracia, na liberdade política e na liberdade econômica. Por não ser um jornal de massa e sim de elite, Pimenta procura compor a redação por jornalista que trabalham incansavelmente para policiar a própria reação diante dos acontecimentos. Não se deve deixar ser influenciado pelo departamento comercial do jornal Gazeta Mercantil.


Objetivo

Continuar fazendo o melhor trabalho na área econômica, para ganhar prestígio na área política. E dá inspiração principalmente para investimento entre grandes empresários.


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