Fotógrafo Caio Amy-Rio de Janeiro
Centro de interesse
As fotografias nem sempre precisam ter um centro de interesse dominante, pois às vezes o efeito global é o que interessa as melhores fotos costumam apresentar um único tema.
Via de regra, o centro de interesse deve situar-se fora do centro geométrico e para provocar dinamismo há muitos outros recursos para enfatizar a mensagem principal - ponto de vista, proporção, perspectiva, luz, movimento, textura ou padrão.
A câmara pode ser usada para simplificar o mundo, reduzindo os detalhes e acentuando o elemento básico dos objetos: sua forma.
A habilidades de lidar com a forma é importante na fotografia colorida, sobretudo quando áreas muito definidas de cor forte comprimem o volume e enfatizam o contorno. As formas mais destacadas são criadas pelas silhuetas.
Volume e Modelagem
Às vezes a cor é suficiente para evidenciar o volume, pois os matizes brilhantes parecem destacar-se dos escuros.
A iluminação lateral intensa produz contrastes acentuados de luz e sombra e mostra-se mais adequada a objetos geométricos com ângulos marcantes; as formas delicadas, porém, tendem a ficar chapadas com o excesso de luz, ou a se perder em sombras profundas.
Tom e Matiz
Um princípio fundamental consiste em que as cores, as linhas e as formas devem estar equilibradas. Equilíbrio não significa necessariamente simetria. O horizonte tem, quanto à sua posição, grande importância nas fotografias de paisagens. Alterando as proporções na imagem, inclinando a câmara em direção ao solo para ressaltá-lo, ou para cima, destacando o céu, consegue-se maior dinamismo na composição e os objetos posicionados nessas linhas e sobretudo nas interseções terão maior destaque. O recorte é um modo simples de melhorar o equilíbrio de uma foto.
As fotografias nem sempre precisam ter um centro de interesse dominante, pois às vezes o efeito global é o que interessa as melhores fotos costumam apresentar um único tema.
Via de regra, o centro de interesse deve situar-se fora do centro geométrico e para provocar dinamismo há muitos outros recursos para enfatizar a mensagem principal - ponto de vista, proporção, perspectiva, luz, movimento, textura ou padrão.
A câmara pode ser usada para simplificar o mundo, reduzindo os detalhes e acentuando o elemento básico dos objetos: sua forma.
A habilidades de lidar com a forma é importante na fotografia colorida, sobretudo quando áreas muito definidas de cor forte comprimem o volume e enfatizam o contorno. As formas mais destacadas são criadas pelas silhuetas.
Volume e Modelagem
Às vezes a cor é suficiente para evidenciar o volume, pois os matizes brilhantes parecem destacar-se dos escuros.
A iluminação lateral intensa produz contrastes acentuados de luz e sombra e mostra-se mais adequada a objetos geométricos com ângulos marcantes; as formas delicadas, porém, tendem a ficar chapadas com o excesso de luz, ou a se perder em sombras profundas.
O tom, em fotografia, é a gama de luzes e sombras. Essa gama pode estender-se do preto ao branco brilhante.
A fotografia colorida aumenta a gama porque as variações de brilho são produzidas tanto pelas mudanças de matiz como de intensidade de luz. Para fazer boas fotos, porém, é preciso que a sensibilidade esteja atenta tanto ao tom quanto aos matizes e, principalmente, à inter-relação de ambos.
Textura
A luz rasante realça a textura, mas cuidado com ela na fotografia colorida, pois a iluminação deve estar em harmonia com o tema. Realçar a textura pode indicar a profundidade, porém, sombras profundas fazem os matizes sutis desaparecer.
Padrões Geométricos
Os padrões geométricos nos rodeiam, refletindo não só nossa predisposição para a ordem, mas também as seqüências repetitivas da natureza.
As fotos baseadas apenas no padrão não costumam ter pretensão maior que a decorativa.
As fotografias com padrões em branco e preto tendem a ser abstratas.
Os padrões em cores provocam reação mais emocional.
Podemos conseguir padrões surpreendentes fotografando de longe ou de muito perto, ou escolhendo um ponto de vista inusitado.
Perspectiva
A perspectiva, na arte bidimensional da fotografia, recria a terceira dimensão do mundo: a profundidade. A ilusão de que numa foto um objeto está mais distante do que outro é criada por quatro tipos principais de perspectiva.
* Perspectiva Aérea = a sobreposição dos objetos, encobrindo-se parcialmente, na diminuição da escala, os objetos aparecem menores quanto mais distantes estiverem.
* Perspectiva Linear = todos os recursos de perspectiva podem ser usados para dar profundidade à foto. Outro indicador de profundidade, mais ambíguo, é o foco seletivo, baseado no fato de que, na visão, um objeto em foco e outro fora do foco devem estar em dois planos diferentes.
Molduras e Máscaras
O efeito mais evidente do uso de moldura, ou máscara, numa foto resulta de concentrar a atenção em uma área específica dentro do enquadramento. A intenção principal, contudo, consiste em suprimir detalhes dispersivos ou eliminar um primeiro plano monótono, problemas de composição encontrados com freqüência por iniciantes.
Molduras parciais são eficientes meios para estabelecer uma referência de proporção ou distância em fotos. Na fotografia colorida, a cor da moldura é muito importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário