quarta-feira, 10 de junho de 2009

Fotografia - Composição - desobedecendo às regras

Fotógrafa Rosa Rodrigues JP.: 2283
O fotógrafo deve permitir que sobre a fotografia prevaleça seu próprio gosto, instinto artísticos, é preciso alguma prática para que se possa destingüir entre arranjo agradavelmente assimétrico e outro que apenas chega a confundir o olhar.


Sacrificar a composição em nome do efeito, por exemplo: o lado humorístico da fotografia, é preciso fazer uma divisão de imagem vertical, horizontal e diagonal.



Ponto de Vista e Perspectiva


As fotografias são bidimensionais: possuem largura e comprimento, e para se conseguir o efeito de profundidade é preciso que uma terceira dimensão seja introduzida – perspectiva.



Reconhecendo a perspectiva


Em essência, a perspectiva pode ser criada por três métodos. O mais importante é o da redução da escala, pelo qual, quanto mais afastados estiverem do espectador, menores parecem tornar-se objetos do mesmo tamanho. O segundo, e talvez o de efeito imediato mais óbvio, equivale à perspectiva linear - linhas retas e paralelas dando a impressão de convergir a distância.




A perspectiva superposta constitui o terceiro método, e nesse caso, pelo fato de um dos objetos encobrir parcialmente o outro, obtém-se uma sensação de profundidade. Uma Compreensão da perspectiva auxiliará o fotógrafo a compor melhor suas fotos.



Não obstante, existem muitas situações, em fotografia, nas quais a profundidade e a perspectiva são definitivamente indesejáveis - quando a profundidade é menos relevante que a escala dos objetos. Por outro lado, às vezes é possível melhorar muito uma foto através da introdução de objetos no primeiro plano e no plano intermediário - um recurso para se criar deliberadamente uma sensação de profundidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário